Projecto Aqua Comunitário


Discus10

Recommended Posts

Depois de manter Discus durante 2 anos e fazer uma pausa na aquariofilia decidi voltar cabecadura

Quero fazer um aquario maioritariamente a pensar em Cardinais/neons, mas tambem com botia palhaço, escalares e uma equipa de limpeza para ajudar no combate ás lagas, com poucas plantas e algum musgo.

Tenho o seguinte setup:

 

Aqua 100x50x50

Eheim 2217

Termoestato Jager 300W

Filtro UV Jebo 11W

3 fluorescentes 21W

 

Nos meus antigos aquarios tinha geralmente problemas com algas e desta vez quero evitar isso ao máximo :bad-words:

Para tal gostava de ter a vossa ajuda na escolha do substracto, plantas, fauna e fertilização.

 

Para manter musgo de java e algumas plantas menos exigentes a iluminação que tenho serve?

É necessário substracto fértil? e CO2?

 

Cumprimentos

Editado por Discus10
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto ao problema de algas, é preciso saber o porquê do seu aparecimento. Excesso de luz não é, porque na realidade até tens pouca (se quiseres um plantado, vais ter que meter mais umas duas lâmpadas dessas). Por isso ou está a apanhar luz solar directa, ou então tens excesso de nutrientes (tens substrato fértil, fazes fertilização líquida?) e combinado com poucas plantas, criam-se as almas.

 

Se não vais pôr plantas exigentes, substrato fértil e co2 não são necessários. Mas ajudam, claro...

 

Quanto ao filtro UV, acho que é algo controverso. Há quem diga que são indispensáveis (eliminam todas as partículas poluentes), há quem diga que limpa demasiado o aquário...Mas uma cosia é certa, não deve ficar o dia todo ligado...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto ao problema de algas, é preciso saber o porquê do seu aparecimento. Excesso de luz não é, porque na realidade até tens pouca (se quiseres um plantado, vais ter que meter mais umas duas lâmpadas dessas). Por isso ou está a apanhar luz solar directa, ou então tens excesso de nutrientes (tens substrato fértil, fazes fertilização líquida?) e combinado com poucas plantas, criam-se as almas.

 

Se não vais pôr plantas exigentes, substrato fértil e co2 não são necessários. Mas ajudam, claro...

 

Quanto ao filtro UV, acho que é algo controverso. Há quem diga que são indispensáveis (eliminam todas as partículas poluentes), há quem diga que limpa demasiado o aquário...Mas uma cosia é certa, não deve ficar o dia todo ligado...

 

Nesta nova montagem estou a pensar colocar musgo de java, anubias, fetos de java, esse genero de plantas de facil manutenção.

 

A minha ideia em investir num sistema de CO2 é porque li algumas opinioes de que tambem é bom para combater algas, ja que as plantas conseguem absorver mais nutrientes ficando assim menos para que as plantas aproveitem.

 

O filtro UV tenciono ligar de noite, entre 6 a 8 horas

Editado por Discus10
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

parametros da agua da torneira:

 

PH - 6.5/7

KH - ~20mg/l

GH - ~5mg/l

NO2 - 0mg/l

NO3 - 0mg/l

 

Que tipo de fertilização aconselham para plantas como fetos de java, anubias, musgo de java?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para essas plantas uma fertilização leve e liquida.

 

obrigado pela resposta :discuss_gathering:

aconselhas algum fertilizante liquido?

tenho a oportunidade de adquirir um sistema de CO2 a um preço reduzido, achas que compensa?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Essas plantas que indicaste não precisam de co2 extra mas se valer a pena o investimento pq não? Pode ficar já de prevenção para outro tipo de plantas que queiras vir a ter.

 

Podes utilizar um fertilizante liquido básico como o NUTRAFIN PLANT GRO NPK

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A ideia é essa, aproveitar o negócio e se um dia quiser plantas mais exigentes o aquario ja esta preparado, alem de ajudar a um crescimento mais rapido das plantas. O CO2 nao puderá facilitar tambem a vida ás algas?

 

Este difusor de CO2 é suficiente? aqui

 

Vale a pena investir num contador de bolhas deste género? aqui

 

Cumprimentos

Obrigado pelas Dicas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tudo depende, pode ser suficiente para um a1quário e não ser para outro.

 

Se perguntares dá para eu utilizar? A resposta é sim dá. (tanto um como o outro).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Comecei ontem a montagem do aquario, areao e pedras ja estão no lugar, entre hoje e amanha vou tratar de colocar as plantas e encher o aquário.

 

As plantas serão anúbias, echinodorus, musgo de java e talvez valisnérias. Quantos Watts de iluminação preciso +/- (aqua 100x50x50)? de quantos Kelvin deverão ser as lampadas?

 

A fertilização liquida convem começar a fazer desde o 1º dia? (tenho substracto fertil)

 

Obrigado pelas dicas

A ver se depois ponho aqui umas fotos :evil::evil:

Editado por Discus10
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aqui ficam as fotos prometidas :thumbup3:

Nao estao com grande qualidade, mas já da para ter uma ideia de como ficou. A água e o vidro ainda estão cheios de bolhas de oxigenio.

 

img0775n.jpg

 

Uploaded with ImageShack.us

 

img0774w.jpg

 

Uploaded with ImageShack.us

 

img0773d.jpg

 

Uploaded with ImageShack.us

 

Amanha vou tratar da iluminação já que agora esta provisória. 100W de luz serão suficientes?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Até agora esta tudo a correr bem na montagem, entre hoje e amanha espero por a iluminação definitiva que é a única coisa que falta.

 

Mas as plantas parece que estão com falta de algum nutriente...

As plantas em questão sao estas:

 

feto de java

img0817zb.jpg

 

Uploaded with ImageShack.us

anúbia

img0818g.jpg

 

Uploaded with ImageShack.us

anúbia

img0819up.jpg

 

Uploaded with ImageShack.us

 

neste momento tenho 3x21W T5 e não estou a fazer nenhuma fertilização.

 

Será falta de fertilização ou iluminação os problemas nas plantas?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Precisava mesmo de ajuda/opiniões pessoal :P é o que dá tratar de Discus, não se tem plantas depois quando se volta aos semi-plantados é uma desgraça :dance:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Assim... muito resumidamente.

 

O filtro UV... não se usa em aquário com plantas... salvo algumas excepções... como por ex... combater alguma alga em suspensão ou eliminar algum "parasita". Portanto... não vejo nenhuma razão para o estares a usar.

 

As plantas.... conforme o Hugo te dissee... usa um fertilizante completo... que seja composto de micros e acima de tudo, de macros... que são o verdadeiro e indespensável alimento das plantas.

Olhando para as tuas plantas... é isso que falta... macros... é visivél carências de nitrogénio(nitratos) e potassio.

Depois, estabelece uma rotina de tpas... eu sou adepto de uma tpa semanal de 50%, sempre com agua da torneira.

 

Se não queres complicar muito com as fertilizações, compra um fertilizante que contenha macros. Por ex, o Tropica Plant Nutrition + (o liquido é verde).

 

Depois... segues as instruções da embalagem.... ou podes dividir a dose por dias.

 

A luz... chega perfeitamente para as plantas que tens. Aponta para 8 horas diárias.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

O filtro UV não esta a funcionar, como quase toda a gente me aconselhou a não utilizar nem o cheguei a montar.

 

Sobre a fertilização, tenho ouvido falar desse fertilizante que recomendas e o preço é aceitável...dura quanto tempo +/- ?

A minha ideia para fertilização é algo que garanta um bom crescimento das plantas mas que não seja demasiado complicado e despendioso, daí o ter escolhido este tipo de plantas.

 

TPA's tambem penso fazer uma por semana de 30/40%, ainda não fiz nenhuma já que a montagem só faz uma semana amanhã

 

Obrigado pelas dicas e se houver mais alguma sugestão ou critica, força :P

 

Edit: devo tirar as folhas das anubias que apresentam falta de nutrientes? (a que tem uma mancha escura e a que parece gasta na ponta)

Editado por Discus10
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

estou agora a dedicar-me á escolha da fauna, principlamente a equipa de limpeza.

 

Alem de ottos e corydoras o que aconselham mais?

 

Querio uma selecção de peixes capazes de comer algas dos vidros e das plantas e pedras.

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens os Ancistrus cf. cirrhosus do membro DiogoT eu comprei 5 na última 6ª feira (7 de Maio de 2010) no tópico e já me deram uma bela limpeza à "casa".

 

fica bem

 

Trabalham melhor que os ottos, e não também crescem muito (cerca de 10/12 cm), além de que é relativamente fácil de conseguires posturas... o que é sempre um benefício adicional.

Editado por nlribeiro
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.