quais os valores adequados de ph n03 n02 kh e gh???


Recommended Posts

ola boas tardes a tds os leitores banana rock) preciso da vossa preciosa ajuda no esclarecimento de quais serão os valores adequados para o meu aqua... no que se refere ao ph n03 n02 kh e gh ....quais seriam os valores adequados?????

aproveito desde ja para agradecer todas as vossas repostas

beijos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola boas tardes a tds os leitores banana rock) preciso da vossa preciosa ajuda no esclarecimento de quais serão os valores adequados para o meu aqua... no que se refere ao ph n03 n02 kh e gh ....quais seriam os valores adequados?????

aproveito desde ja para agradecer todas as vossas repostas

beijos

 

o ph varia dos peixes que queiras por la, podes ter a 6.2 como a 8.5

o n03 e n02 deve estar a 0( tenho o n03 a 0 e o n02 a 25:( )

o kh entre os 3 e os 10

gh entre os 4 e 14

::link para site com fins comerciais removido. HRS::

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto ao pH, gH e kH, não há verdadeiros valores indicados. Depende dos peixes que meteres, mas para a maioria dos peixes mais comuns:

 

GH: 4-14ºd

KH: 5-10ºd

pH: 6,5-7,5

 

Quanto aos NO2, tem que ser zero obrigatoriamente e quanto aos NO3, deve ser zero, ou perto disso, nunca passando as 50 mg/L.

Editado por crush
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o ph varia dos peixes que queiras por la, podes ter a 6.2 como a 8.5

o n03 e n02 deve estar a 0( tenho o n03 a 0 e o n02 a 25:( )

o kh entre os 3 e os 10

gh entre os 4 e 14

 

uiiii estou um pouco confusa com a leitura dos meus valores :)

sera k o meu teste n tem a mesma medida de leitura??!!??

os meus resultados foram:

ph entre o 6.0/6.5 numa escala de 6.0 a 9.0

no3 80 numa escala de 0 a 200 sendo qe cada cor corresponde a 20 ora teria 6 resultados possiveis e o meu foi de 80 muiittttooooo longe dos O ideais ;((( n sei como os peixes ainda estão vivos enta??!!

no2 entre os 3 e os 5 numa escala tanto ou quanto irregular parece-me ora tenho 6 resultados possiveis correspondentes a 6 cores que escurecem gradualmente

1ª cor =0

2ª cor =0.5

3ª cor = 1

4ª cor = 3

5ª cor = 5

6ª cor = 10

kh 120 numa escala de 0 a 240 evoluindo de etapa em etapa com os valores

0 - 40 - 80 - 120 - 180 - 240

gh 120 o unico que tem apenas 5 resultados possiveis evoluindo numa escala de

0 - 30 - 60 - 120 - 180

confesso que me foi dificil igualar as cores das fitas ao das cores da tabela pois as mesmas n me pareceram mt precisas....mas tentei me aproximar o mais possivel das cores que me pareciam correctas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A precisão não é o mais importante. Saber se os NO2 estão a 3 ou 5, é indiferente. A conclusão que se tira é que estão altos demais. Os testes devem servir para termos uma ideia...

 

A diferença na escala (no caso dos nitritos), é que 0 é o único valor aceitável, 0,5 ainda vá que não vá, qualquer valor acima nem deveria ter mais um valor concreto. Devia ser >1 e pronto.

 

Faz uma TPA de 25% à água que estás com níveis perigosos de nitritos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o no3 nao precisa de ser 0 nem idealmente é 0, e também seria quase impossivel... é tb usado pelas plantas, o NO3 idealmente deve ser entre 5-10 ppm o limite saudavel para os peixes é 25 ppm, se ultrapassares, ja eu ultrapassei varias vezes, nao é por isso que te vao morrer os peixes, mas nao é muito saudavel.

 

O NO2 é que tem que estar muito proximo de zero. Algo que um aquario maturado consegue com toda a facilidade. A mae natureza joga a teu favor neste caso.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois....ja estive a ler atentamente as intruções do produto e inclusive la ensina as conversões das medidas :)

as minhas escalas sao medidas em ppm ( mg/l)

ok então... entendi que terei que fazer uma mudança parcial da água e também compreendi o facto de os peixes estarem vivos ;) estar até estão mas não serão de todo peixes felizes...né???

o mais grave em tudo, penso eu, será o meu proximo reparo ;))) os testes que fiz foi apos uma mudança parcial de agua substitui 10lt de agua por uma que deixei previamente em repouso....

desculpem todos a minha ignorancia acho que não estou de todo a seguir os parametros ideias de um aquariofólico ;))

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

acabei de tirar as medidas ao meu aqua e então tenho de comprimento 92cm de altura 28 cm e de largura 40cm vou tentar perceber como calcular a capacidade...(total se bem que tenho a agua longe de chegar ao topo).... para posteriormente fazer as trocas de agua parcial de uma forma mais correcta não tirando nem agua a mais nem a menos :)))

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tem 100 Litros

Multiplicas tudo e divides por 1000

 

a minha ideia era essa que seriam os 100lt obrigada pla informação tive medo de estar a dizer uma grande asneira ... penso que tenho então no aqua uns 70 lt de agua por ai se não fosse a preguiça de me levantar do sofá iria medir o aqua pelo nivel da agua e fazer o calculo dos lt ao certo mas assim que me levante o farei :D))

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

os resultados são obtidos apos segundos efectuado os testes e digo-vos na altura quase não identifiquei as cores da fita na tabela mas agora ao fim de umas 6 horas parece-me bastantes identicas e faceis de identificar mas obvio que a tira ja n esta em condições né????mas agora as cores são muito nitidas :D))

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

28 cm de altura? Só? Não há aí engano? Para uma quário tão grande, isso parece-me pouco de altura, é muito rasteirinho. Não será antes 28 de largura e 40 de altura? Já faria mais sentido...

 

Dependendo dos testes, mas a maioria devem ser lidos um minuto após o teste. Passadas horas, já não têm qualquer validade...

 

Não deixes o aquário meio vazio, é um desperdício...Enche-o até ao máximo que puderes (atenção que se não tiveres tampa, deixares uns 5 cm sem água de forma a que os peixes não saltem para fora do aquário).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

28 cm de altura? Só? Não há aí engano? Para uma quário tão grande, isso parece-me pouco de altura, é muito rasteirinho. Não será antes 28 de largura e 40 de altura? Já faria mais sentido...

 

Dependendo dos testes, mas a maioria devem ser lidos um minuto após o teste. Passadas horas, já não têm qualquer validade...

 

Não deixes o aquário meio vazio, é um desperdício...Enche-o até ao máximo que puderes (atenção que se não tiveres tampa, deixares uns 5 cm sem água de forma a que os peixes não saltem para fora do aquário).

 

 

Boa tarde sim de facto são os 28cm...e realmente é baixo deveria ser mais alto mas já mo deram assim :medieval_mace:))e vou enchelo masi um pouco então... não corro o risco de saltos imprevistos porque tenho as tampas...

em relação aos testes vou esperar a proxima experiencia na companhia de alguem para discutirmos os resultados loolll e se vir que não me esclarecem tento comprar um kit de testes mais eficaz

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olha se queres uma ideia para fazer as trocas parciais, faz como eu por exemplo.

 

fui comprar um balde novo, e antes de encher o aquario enchi o balde até uma certa medida (à escolha), mas enchi-o com um regador marcado, ou seja, sabia exactamente quantos litros de agua estava a por no balde, depois com uma caneta marquei o valor e fiz um risco na linha de agua onde é suposto estar. depois enchi o aquario . ao mesmo tempo que fiz essas coisas, fiquei a saber a capacidade do meu aquario com as decorações lá postas. porque uma coisa é a medida do aquario e a capacidade em litros dele. outra coisa é o aquario, mais o areao, mais o filtro, mais os troncos, mais as pedras, etc .. parecendo que não vai-te retirando litros ao aquario.

 

com este metodo, quando faço trocas parciais de agua, sei exactamente quanta agua tenho de tirar (ou quantos baldes tenho de encher) para remover 10 ou 20% de agua :)

 

espero ter ajudado

[b][size=3][url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=158431"]Shiva - 1º Plantado, ajuda precisa-se![/url][/size][/b]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boa tarde obrigada pela dica de facto tens razão ;) o espaço oucupado por plantas e pedras e afins realmente "tira" espaço á água..... pelo cálculo da capacidade do áqua seria de 100lt pelo cãlculo exacto da medida da água daria-me 73,4 lt .... ainda assim julgo ter perto dos 70lt ou possivelmente menos.... vou seguir a tua dica e tentar perceber na realidade quantos litros são ;)))

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite :)

medi ha pouco os parametros do meu aqua e de uma duas ou a minha leitura desta vez foi feita de uma forma mais sábia ou realmente os parametros da água equilibraram :shocked028:))

obti os seguintes valores :

N03 = 0

N04 = 0

ph = 7.5 a fugir para 8 teno k baixar um pouco

kh = 10º

gh = 10º

 

ainda assim tive ontem uma perda... comprei 4 neons, 1 casal de mollys negras. todos tiveram uma boa adaptação menos a femea molly que teve 1 omportamento estranho logo após a inserção no aqua deitou-se no fundo a espera do ultimo suspiro...retire-a e coloquei novamente na água do saco da compra mas n consegui resultados positivos ;(( acabou por morrer

n sei como vcs se relacionam com a morte ... mas para mim é desesperante e n pelo facto de perder o €€ da compra do peixe mas sim pela sua perda em si...fico smp mt triste e n consigo de forma alguma contornar esse sentimento...enfim vou comprar 2 femeas molly para o bicho n ficar sozinho e tenho k comprar mais uns barbos visto so ter 2 e tb mais neons 4 parece-me pouco mas quero faze-lo de uma forma gradual e organizada....coloquei musgo de java e uma planta de vaso que n consigo precisar o nome...tenho que tirar uma foto e colocar num post para que me possam ajudar a identifica-la, ela é alta folhas largas verdes n mt escuras e teem riscas brancas nas folhas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O problema foi teres metido 6 peixes de uma só vez...Nesta altura inicial do aquário, não deves colocar tantos peixes de uma só vez...Um, dois no máximo...

 

Como colocaste os peixes no aquário? Fizeste a ambientação correcta? (15 minutos dentro do saco para se ambientar à temperatura, mais 15 minutos com um pouco de água do aquário dentro do saco e só depois tira-los do saco para meter no aquário, sem colocar a água que vinha no saco?)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O problema foi teres metido 6 peixes de uma só vez...Nesta altura inicial do aquário, não deves colocar tantos peixes de uma só vez...Um, dois no máximo...

 

Como colocaste os peixes no aquário? Fizeste a ambientação correcta? (15 minutos dentro do saco para se ambientar à temperatura, mais 15 minutos com um pouco de água do aquário dentro do saco e só depois tira-los do saco para meter no aquário, sem colocar a água que vinha no saco?)

 

sim de facto procedi á ambientação dos peixes á agua coloquei o saco dentro do aqua 30m e depois retirei metade da agua do saco para 1 recipiente e completei com agua do aqua e deixei durante 30m depois coloquei os peixes no aqua sem a aguda do saco....mas a molly n se adaptou retirei-a e coloqueia na agua do saco sem mistura da minha agua d aqua mas ainda assim ela morreu.... coloquei no aqua um pouco de sal como me recomendou o sr da loja enfim...algo correu mal ;(((

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

e os teus neons estão bem com o ph entre 7.5 e 8.0??? é que tbm tenho o meu aquário ph 7.5 ja tive algumas baixas de noens de 8 so ficaram 3.

 

 

sim estão são apenas 4 e tiveram uma boa adaptação andam sempre juntos atras dos barbos spammer))

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois....ja estive a ler atentamente as intruções do produto e inclusive la ensina as conversões das medidas :thumbup3:

as minhas escalas sao medidas em ppm ( mg/l)

ok então... entendi que terei que fazer uma mudança parcial da água e também compreendi o facto de os peixes estarem vivos :thumbup3: estar até estão mas não serão de todo peixes felizes...né???

o mais grave em tudo, penso eu, será o meu proximo reparo :roflroll2:)) os testes que fiz foi apos uma mudança parcial de agua substitui 10lt de agua por uma que deixei previamente em repouso....

desculpem todos a minha ignorancia acho que não estou de todo a seguir os parametros ideias de um aquariofólico ;))

Bom Dia,

 

Visto ninguem ter referido vou aproveitar para indicar e peço que me corrijam se estiver enganado, visto também ser novato ainda nesta área, mas 10lt, num aquario de 100lt são 10%, ou seja com os valores tão altos de NO3 seria conveniente talvez fazeres um TPA talvez de 30% (cerca de 30lt) caso não tenhas o aquario cheio faz de 25lt, e nos TPA futuros valores de TPA a rondar os 25% seria o ideal. Deixa repousar a água dentro de um recipiente durante uns dias ou se não tiveres como colocar a mesma a repousar usa aquatan nos valores indicados e podes adicionar a água poucos minutos após a introdução do aquatan, nem que tejas de fazer a inserção da água em 2 ou 3 vezes, tem atenção á temperatura, pois ao fazeres TPAs de 25-30% a mesma tem tendencia a descer um pouco junta a água devagar e vai controlando a temperatura, preferencialmente aquece um pouco a água e tenta colocala o mais perto do termostato possivel.

 

Espero ter sido util,

Pikos

rmsrs@hotmail.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.