Barbos com comportamento estranho


genome_boy

Recommended Posts

Boas,

 

Desde que ontem fiz uma TPA (de uns 25~30%) que os meus (4) barbos (3 tigres e um verde) têm andado com um comportamento estranho. Se estiverem uns a brincar com os outros tudo bem, porém qualquer um que se isole têm logo tendência para se encostar a um canto do aquário. Em aspecto não noto nenhuma anomalia e também comem bem.

 

Testei a água e os valores estão óptimos (amónia, no2 e no3 praticamente nulos e o pH a 7). A água usada para a troca foi tratada e aquecida para a temperatura do aquário.

 

O resto dos peixes (4 neons, 2 pitbulls e 1 bótia palhaço têm o comportamento normal). De referir que aquando da TPA também fiz uma poda e limpei as substâncias filtrantes (com água da tpa, é claro).

 

Dá-me a sensação que os peixes se encostam para evitar a corrente de água gerada pelo filtro mas esta é a mesma (ou até ligeiramente menor) que anteriormente.

 

Devo-me preocupar?

 

Cumprimentos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Será que a brincadeira de que falas, não são perseguições? E os peixes não estarão em stress? Depois isolam-se para tentarem acalmar. Os barbos costumam ser peixes meio agresssivos, por isso lembrei-me dessa hipótese...

 

DIz o setup completo do aqua.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Será que a brincadeira de que falas, não são perseguições? E os peixes não estarão em stress? Depois isolam-se para tentarem acalmar. Os barbos costumam ser peixes meio agresssivos, por isso lembrei-me dessa hipótese...

 

DIz o setup completo do aqua.

 

Sim são perseguições. Mas dantes faziam o mesmo sem notar, depois, nada de estranho.

Sim, agora que falas poderá ser stress. Foi a 1ª TPA a que estes barbos foram submetidos. Alguma coisa que possa fazer?

 

 

Já agora setup:

Aqua 180L.

Limpadas

FLORA-GLO 30W T8 2800K

LIFE-GLO 30W T8 6700K

Temperatura a 25~26graus.

Filtro turbojet 3368.

Editado por genome_boy
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim são perseguições. Mas dantes faziam o mesmo sem notar, depois, nada de estranho.

Sim, agora que falas poderá ser stress. Foi a 1ª TPA a que estes barbos foram submetidos. Alguma coisa que possa fazer?

 

 

Já agora setup:

Aqua 180L.

Limpadas

FLORA-GLO 30W T8 2800K

LIFE-GLO 30W T8 6700K

Temperatura a 25~26graus.

Filtro turbojet 3368.

 

Deverei, então, fazer alguma coisa ou a situação poderá estabilizar?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sabes que peixes nao habituados a TPAs não é bom fazeres uma TPA repentina, tem que se começar por fazer uma pequenissima TPA para os habituar novamente. 30% é muito nesse caso, deverias ter começado com 5%. No entanto, penso que um peixe isolar-se do grupo é normal, depois voltam ao grupo... de vez em quando, dado o stress que o grupo causa, com as danças/lutas deles e também o stress da reprodução especialmente para as fêmeas.

 

Os Barbos (tigre) verde, são barbos tigre, só que seleccionados.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sabes que peixes nao habituados a TPAs não é bom fazeres uma TPA repentina, tem que se começar por fazer uma pequenissima TPA para os habituar novamente. 30% é muito nesse caso, deverias ter começado com 5%. No entanto, penso que um peixe isolar-se do grupo é normal, depois voltam ao grupo... de vez em quando, dado o stress que o grupo causa, com as danças/lutas deles e também o stress da reprodução especialmente para as fêmeas.

 

Os Barbos (tigre) verde, são barbos tigre, só que seleccionados.

 

Obrigado pela resposta :P.

 

Entretanto e depois de alguma observação notei que dos 4 barbos, apenas um deles é o que "causa" mais confusão. Esse peixe em questão é o que faz a maior parte das perseguições, ficando os outros 3 geralmente encostados aos cantos. Se a situação se mantiver (a tpa ainda só foi feita na sexta) será melhor remove-lo do aquário?

 

Lembrei-me também que à coisa de uns 4/5 dias diminui o tempo de luz (de umas 11 horas para :P por causa do aparecimento de algas. Será esse também um factor causador desta situação? (provavelmente tudo junto)

 

Cumprimentos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu penso que não, penso que deves meter mais dois barbos para espalhar mais a agressividade. nota que o minimo recomendado é 5...

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu penso que não, penso que deves meter mais dois barbos para espalhar mais a agressividade. nota que o minimo recomendado é 5...

 

Sim, pensava colocar ainda mais uns quantos. Como disse estou com 4 agora. A ver se compro 2 esta semana (quem sabe amanhã) e uns 2 mais tarde.

 

Obrigado pelos (elucidativos) comentários!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.