genome_boy

Membro
  • #Conteúdo

    32
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Portugal

genome_boy's Achievements

Newbie

Newbie (1/14)

0

Reputação

  1. Boas, Tenho aqui aquário já com um par de anos que gostava de recuperar. No entanto como não foi usado tem os vidros bastantes sujos, com calcário e afins. O que me recomendam para limpar tudo, tendo em conta que não convém ser um produto que ataque o silicone de junção dos vidros. Cumps.
  2. Tenho 8 barbos (4 tigre, 3 verdes e 1 albino). Como referi anteriormente os barbos convivem pacificamente com os neons (que são 7). Nunca houve problemas e inclusive nadam uns no meio dos outros. Agora com esta espécie nova é que estão a existir os problemas.
  3. O aquário tem ~180L. Então o melhor mesmo será comprar mais uns quantos exemplares correcto?
  4. Olá, Comprei ontem 4 Tetras Glowlight (penso que também se chamam neons rosa) para juntar ao meu aquário composto por neons e barbos (fora os peixes de limpeza). Como nunca existiu problema entre os neons e os barbos pensei que não houvesse problema. No entanto verifico que os 3 novos (porque um deles está desaparecido) estão sempre escondidos na vegetação, sendo que 2 deles até têm as barbatanas um pouco ratadas. Agora a dúvida: devo esperar e ver no que dá a situação ou tentar acrescentar mais uns 3 ou 4 exemplares, para que se forme cardume, e assim os barbos possivelmente fiquem mais calmos? Cumprimentos.
  5. Boas! Ultimamente tenho reparado que o meu aquário fica com a água esverdeada logo passado uns 3/4 dias de fazer TPA. Creio que esta situação começou a notar-se quando deixei as plantas crescerem mais. Poderá estar relacionado? O aqua tem 150 litros. TPA de 2 em 2 semanas (caso não haja nenhum problema entretanto) de 50 litros. Não apanha luz solar directamente e tem iluminação de 8 horas por dia (14h - 22h). A nível de parâmetros de água (NH4, NO2 e NO3) está tudo normal. Se alguém conseguir ajudar agradeço. Cumprimentos.
  6. Sim, pensava colocar ainda mais uns quantos. Como disse estou com 4 agora. A ver se compro 2 esta semana (quem sabe amanhã) e uns 2 mais tarde. Obrigado pelos (elucidativos) comentários!
  7. Obrigado pela resposta . Entretanto e depois de alguma observação notei que dos 4 barbos, apenas um deles é o que "causa" mais confusão. Esse peixe em questão é o que faz a maior parte das perseguições, ficando os outros 3 geralmente encostados aos cantos. Se a situação se mantiver (a tpa ainda só foi feita na sexta) será melhor remove-lo do aquário? Lembrei-me também que à coisa de uns 4/5 dias diminui o tempo de luz (de umas 11 horas para por causa do aparecimento de algas. Será esse também um factor causador desta situação? (provavelmente tudo junto) Cumprimentos.
  8. Deverei, então, fazer alguma coisa ou a situação poderá estabilizar?
  9. Sim são perseguições. Mas dantes faziam o mesmo sem notar, depois, nada de estranho. Sim, agora que falas poderá ser stress. Foi a 1ª TPA a que estes barbos foram submetidos. Alguma coisa que possa fazer? Já agora setup: Aqua 180L. Limpadas FLORA-GLO 30W T8 2800K LIFE-GLO 30W T8 6700K Temperatura a 25~26graus. Filtro turbojet 3368.
  10. Boas, Desde que ontem fiz uma TPA (de uns 25~30%) que os meus (4) barbos (3 tigres e um verde) têm andado com um comportamento estranho. Se estiverem uns a brincar com os outros tudo bem, porém qualquer um que se isole têm logo tendência para se encostar a um canto do aquário. Em aspecto não noto nenhuma anomalia e também comem bem. Testei a água e os valores estão óptimos (amónia, no2 e no3 praticamente nulos e o pH a 7). A água usada para a troca foi tratada e aquecida para a temperatura do aquário. O resto dos peixes (4 neons, 2 pitbulls e 1 bótia palhaço têm o comportamento normal). De referir que aquando da TPA também fiz uma poda e limpei as substâncias filtrantes (com água da tpa, é claro). Dá-me a sensação que os peixes se encostam para evitar a corrente de água gerada pelo filtro mas esta é a mesma (ou até ligeiramente menor) que anteriormente. Devo-me preocupar? Cumprimentos.
  11. Quando comprei o meu aquário não tive problemas em encher o mesmo (e não tinha experiência nenhuma na altura). Meti o substrato, depois o areão - tapando totalmente o substrato - e de seguida foi só encher. Para encher coloquei um pequeno prato no fundo do aquário e apontei a mangueira para aí (com pouca pressão é claro). Só se não estamos a falar do mesmo substrato.
  12. Quando comprei as minhas primeiras plantas ainda não tinha o aquário montado. Perguntei na loja se era possível tê-las sem substrato e assim fiz. Deixei-as totalmente submersas em água (ainda naqueles vasos de plástico com algodão) durante uns dias e aguentaram-se sem problema (coloquei-as junto a uma janela para apanharem alguma luz). Espero ter ajudado
  13. Não é necessário tem areão por cima do substrato?
  14. Obrigado. Acabei por reduzir o período de iluminação para 8 horas só para ver no que dá (de realçar que o aquário não apanha, directamente, luz do sol). Vou fazer uma TPA na próxima sexta (uns 25% de troca talvez) e queria perguntar uma coisa: - Umas duas pedras já apresentam os tais green spots. Devo, aquando da tpa, tirar as pedras e esfregar as mesmas? - Relativamente à poda das plantas há alguma maneira especial de fazer o corte? Costumo cortar imediatamente acima de um nó, mas as folhas desse nó tendem sempre a apodrecer :S Cumps.
  15. Ok, vou experimentar reduzir para 10 (só para não fazer a passagem brusca das 12 para as 10). As lâmpadas estarão bem colocadas (FloraGlo atrás e LifeGlo à frente)? Além da diminuição não será preciso fazer mais nada?