Corydora em apuros - Afinal era Ictio


PioM

Recommended Posts

Boas.

 

Tenho estado a ler umas coisas sobre medicamentos e doenças, mas a informação é muita e variada. Em alturas de emergência é mais complicado fazer uma pesquisa eficiente.

 

Assim optei por expor o problema, e pode ser que alguem tenha passado por algo semelhante e possa ajudar.

 

Tenho uma corydora bronze que até ha dois dias era o peixe mais activo do aquario.

Esta e uma albina foram os primeiros animais a serem introduzidos, há 15 dias, depois de 30 dias de ciclo.

 

Os valores do aqua estão normais, apenas a amónia está um pouco alta, "0.5" no teste da API, pelo que vou fazer uma TPA hoje e outra no sábado de 20% cada.

 

Ontem reparei que a cori bronze estava assente sobre uma pedra e quase nao mexia. Passados uns minutos de largar uma pastilha no aqua lá começou a nadar, mas sempre no fundo (o que nunca aconteceu). De vez em quando tinha um "espasmo" e contorcia-se, e notei um pequeno inchaço na barriga, quase por baixo da cabeça.

 

Tenho lido sobre mil e um medicamentos... e nao sei o que usar.

 

Parece que o Flagyl é muito utilizado, ja li tambem que o Azul de Metileno pode ser apropriado, e ainda o Fluvermal.

 

Opiniões?

Obrigada.

Editado por PioM

"Só se nos detivermos a pensar nas pequenas coisas chegaremos a compreender as grandes."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Muito provavelmente o ciclo ainda não está completo.

Para as corydoras, Amonia, nitritos e nitratos devem estar sempre a 0.

 

Faz TPA's diarias até os valores irem a 0. Evita ao maximo usar quimicos, principalmente quando não sabes o que o peixe tem, ou o que o quimico faz.

 

Cmprts,

Luis.Dias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito provavelmente o ciclo ainda não está completo.

 

Boas.

O aquário tem agora cerca de 45 dias, 12 peixes, 6 deles endlers com apenas alguns meses, todos estão bem de saúde, alimentam-se bem... Estou certo que o ciclo esteja completo.

 

Foi uma carga grande em 15 dias mas... deve mesmo ser da amonia.

Pra hoje há TPA ao jantar.

 

Obrigado Luis Dias.

Editado por PioM

"Só se nos detivermos a pensar nas pequenas coisas chegaremos a compreender as grandes."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Afinal o problema da minha coridora é o Ictio.

 

Optei por isola-la noutro aquário, sozinha, a 30 graus com 25 litros. (para o caso de decidir usar químicos, e porque não quero as plantas sem luz durante 15 dias)

 

Não tenho filtro para este aquário, mas tenho uma bomba de ar, para ajudar à movimentação e oxigenação da água, 16h/dia.

 

Estou a pensar em mudar 10 litros de água por dia, 5L de nova (a 30 graus) e 5L da água do aquário (a 30 graus). (O aqua principal está a 27graus)

 

Tenho lido por aqui que 17 a 20 dias a 30/32 graus será suficiente para eliminar o ictio.

 

 

(Já agora, o ictio apareceu, num so peixe, porque me esqueci do aquecedor desligado quase 24 horas/nabiçe - tendo a temperatura descido aos 21 graus)

 

 

Resumindo, a receita são 17 a 20 dias a 30/32 graus com tpa's diárias de 40%.

 

Estou a considerar Azul Metileno tambem.

 

Que acham?

 

Cumps.

"Só se nos detivermos a pensar nas pequenas coisas chegaremos a compreender as grandes."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Afinal o problema da minha coridora é o Ictio.

 

Optei por isola-la noutro aquário, sozinha, a 30 graus com 25 litros. (para o caso de decidir usar químicos, e porque não quero as plantas sem luz durante 15 dias)

 

Não tenho filtro para este aquário, mas tenho uma bomba de ar, para ajudar à movimentação e oxigenação da água, 16h/dia.

 

Estou a pensar em mudar 10 litros de água por dia, 5L de nova (a 30 graus) e 5L da água do aquário (a 30 graus). (O aqua principal está a 27graus)

 

Tenho lido por aqui que 17 a 20 dias a 30/32 graus será suficiente para eliminar o ictio.

 

 

(Já agora, o ictio apareceu, num so peixe, porque me esqueci do aquecedor desligado quase 24 horas/nabiçe - tendo a temperatura descido aos 21 graus)

 

 

Resumindo, a receita são 17 a 20 dias a 30/32 graus com tpa's diárias de 40%.

 

Estou a considerar Azul Metileno tambem.

 

Que acham?

 

Cumps.

 

 

Sendo ictio provavelmente os parasitas tambem devem andar a vaguear pelo aquario principal e será uma questao de tempo ate outros peixes ficarem infectados... Eu optava por fazer o "tratamento" (só a temperatura alta) no aquario principal, nao isolava a corydora

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sendo ictio provavelmente os parasitas tambem devem andar a vaguear pelo aquario principal e será uma questao de tempo ate outros peixes ficarem infectados... Eu optava por fazer o "tratamento" (só a temperatura alta) no aquario principal, nao isolava a corydora

 

Obrigado NunoCAST.

Eu tenho duas neritinas e alguns endlers com 6 ou 7 meses... uma colisa, SAE e otos... 3 ou 4 dias a 32graus e outros 15 dias a 30 não será prejudicial para nenhum deles?

 

E em relação á iluminação do aquário, qual é a sua verdadeira importância na cura do Ictio?

Cumps

Editado por PioM

"Só se nos detivermos a pensar nas pequenas coisas chegaremos a compreender as grandes."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado NunoCAST.

Eu tenho duas neritinas e alguns endlers com 6 ou 7 meses... uma colisa, SAE e otos... 3 ou 4 dias a 32graus e outros 15 dias a 30 não será prejudicial para nenhum deles?

 

E em relação á iluminação do aquário, qual é a sua verdadeira importância na cura do Ictio?

Cumps

 

 

Penso que nao terá problemas com nenhum deles, mas podes esperar por mais opinioes!

 

Em relacao a iluminacao? nao conheco nenhuma relacao com o ictio! lool

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em relacao a iluminacao? nao conheco nenhuma relacao com o ictio! lool

 

Já li por aqui para se desligar a luz durante o tempo em que se aumenta a temperatura para acabar com o ictio.

 

Mas um gaju lê tanta coisa...

Lol.

 

Obgd.

"Só se nos detivermos a pensar nas pequenas coisas chegaremos a compreender as grandes."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

A cura do ictio nas corydoras, não deve passar por aumento das temperaturas (ao contrario dos botias).

As corydoras aeneus resistem mal a aumentos de temperatura, aumenta-lhes o stress e o metabolismo, que gera problemas digestivos e encurta-lhes substanciamente a esperança de vida.

 

Aconselho, separar os bichos afectados e tratar com eSHa exit, por exemplo. Mas evitar sempre, no caso das corydoras, o aumento de temperatura.

 

Cmprts,

Luis.Dias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

A cura do ictio nas corydoras, não deve passar por aumento das temperaturas (ao contrario dos botias).

As corydoras aeneus resistem mal a aumentos de temperatura, aumenta-lhes o stress e o metabolismo, que gera problemas digestivos e encurta-lhes substanciamente a esperança de vida.

 

Aconselho, separar os bichos afectados e tratar com eSHa exit, por exemplo. Mas evitar sempre, no caso das corydoras, o aumento de temperatura.

 

Cmprts,

Luis.Dias

 

Falou o mestre! :twisted: sempre a aprender! :thumbup3:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

No que respeita à luz existe uma relação, mas não é directamente com o ictio. Essa relação tem a ver sim com o tratamento do ictio através de produtos com compostos activos como é o exemplo de JBL Punktol que se baseia em azul metileno, com luz que emita raios UV o produto não tem tanta eficácia. (Informação retirada directamente do panfleto informativo que vem juntamente com o produto)

 

Cumprimentos João Ribeiro

Editado por jpfr
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

No que respeita à luz existe uma relação, mas não é directamente com o ictio. Essa relação tem a ver sim com o tratamento do ictio através de produtos com compostos activos como é o exemplo de JBL Punktol que se baseia em azul metileno, com luz que emita raios UV o produto não tem tanta eficácia. (Informação retirada directamente do panfleto informativo que vem juntamente com o produto)

 

Cumprimentos João Ribeiro

 

 

As comuns lampadas de aquarios emitem radiacao UV?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A cura do ictio nas corydoras, não deve passar por aumento das temperaturas (ao contrario dos botias).

 

Xiii.... veio tarde. :\

 

Ja fiz um tratamento de 6 dias a 31 graus.

Agora estou a diminuir para uns 12 dias a 29 graus.

 

No meu caso foi uma cori bronze. Ainda a meti sozinha num aqua H durante 3 dias, mas estava muito stressada e não comia, então resolvi aumentar a temperatura do aqua principal para 31graus, e juntá-la. Fez mais uns 4 dias a 31graus, agora está a diminuir.

 

Estão realmente um pouco ofegantes, mas aumentei a oxigenação via flauta do filtro.

 

Espero então que corra tudo bem em 12 dias a 29 graus....

 

Ela sozinha não se estava a dar muito bem, e no aqua principal queria evitar ao máximo químicos....

 

Obrigado.

"Só se nos detivermos a pensar nas pequenas coisas chegaremos a compreender as grandes."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

No que respeita à luz existe uma relação, mas não é directamente com o ictio. Essa relação tem a ver sim com o tratamento do ictio através de produtos com compostos activos como é o exemplo de JBL Punktol que se baseia em azul metileno, com luz que emita raios UV o produto não tem tanta eficácia. (Informação retirada directamente do panfleto informativo que vem juntamente com o produto)

 

Cumprimentos João Ribeiro

 

Humm..... assim faz sentido sim. Tentei uma cena natural... vamos la ver se resulta.

 

 

As comuns lampadas de aquarios emitem radiacao UV?

 

Penso que não...

"Só se nos detivermos a pensar nas pequenas coisas chegaremos a compreender as grandes."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais