Srgiofonseca Publicado Março 31, 2010 Publicado Março 31, 2010 Olá, Tenho 4 alevins mollys com 3 meses ainda na maternidade (plástica flutuante) no aquário comunitário (100L), onde tenho apenas mollies e um plecostomos. Eles já têm um tamanho considerável (cerca de 1,5 cm) e como tal tentei soltá-los. Mas a realidade é que arrependi-me de imediato pois as mollies adultas correram logo atrás dos pequenitos, acabando mesmo por matar um. Não vi qualquer ferida, fico na duvida se terá sido por alguma dentada... Por segurança, acabei por colocar de novo os alevins na maternidade. Agora, as minhas duvidas: é normal as mollies atacarem alevins já grandinhos com 3 meses? Ainda os comem? Mantendo-os na maternidade não estarei a condicionar o crescimento dos alevins? Parece-me que crescem pouco... O que me aconselham? Eu tenho um aquário mais pequeno (30 L) mas não gostaria de os colocar lá pois tenho bastante dificuldade em mantê-lo nos parâmetros correctos. Posso mantê-los onde tenho, será que conseguem crescer? Obrigado desde já pelas vossas respostas, Sérgio Fonseca
Jose Augusto Publicado: Abril 1, 2010 Publicado: Abril 1, 2010 (editado) Caro Sérgio Fonseca: Após 1 ou 2 dias do nascimento dos alevins, passo-os para um aquário maternidade (cerca de 55 L) onde ficarão até terem sensivelmente entre 1 a 1,5cm. Quando atingem estas dimensões passo-so definitivamente para o aquário comunitário (cerca de 130 L), mas tomando alguns cuidados: 1º - De acordo com o seu nº, procuro distribui-los por 2,3 ou 4 maternidades onde ficarão até haver escuridão completa; desta forma, haverá algum contacto visual entre os filhotes e os adultos (e de outras espécies). Apesar de não acreditar muito na troca de boas vindas entre eles, tenho este hábito há muitos anos e confesso que não me tenho dado mal. 2º - Não acendendo a luz do aquário (servindo-me somente da iluminação dos candeeiros da sala onde se encontra o aquário) liberto os pequenos enquanto dou um pouco de comida aos adultos. O momento da libertação (que é efectuado na escuridão da noite) dos filhotes é (quanto a mim) o momento mais perigoso para os mesmos, pois o medo e a forma nervosa com que nadam despertam a atenção dos adultos; como tal, enquanto acorrem atrás da comida que lhes dou, os filhotes têm tempo e oportunidade de encontrarem um refúgio (apesar de não conhecerem o "terreno que pisam". De manhã reparo que os pequenotes nadam em grupos afastados dos adultos e estes não os perseguem. Nesse primeiro dia ( e por vezes 2º e 3º) reparto a comida que lhes dou diariamente dando-lhe mais vezes por dia (e naturalmente em menor quantidade). Por norma, ao fim do 2º dia já andam todos "à molhada" sem baixas. Poderão existir outras técnicas mas esta é a que tenho seguido ao longo de cerca de 30 anos sempre com bons resultados. Boa sorte José Amado Editado Abril 1, 2010 por Jose Augusto
Jose Augusto Publicado: Abril 1, 2010 Publicado: Abril 1, 2010 Amigo Sérgio: Esqueci-me de referir um ponto muito importante e perigoso que é o da passagem de peixes de aquário para aquário: no mínimo dos mínimos devemos ter em atenção o PH de cada um dos aquários e manter os peixes num saco plastico (mergulhado no aquário para onde irão) durante cerca de 20 ou 30 minutos (dependendo da quantidade existente no referido saco) por forma a igualar a temperatura das águas; caso contrário sujeita-se a ter uma crise de ichtio que dificilmente se livra dela. José Amado
Recommended Posts