Ajuda para iniciada


ritaazevedo

Recommended Posts

Boas vou montar o meu primeiro plantado.O aquario e de 260l , ja comprei algumas plantas, simples,tenho um tronco de molho a 10 dias.

A minha duvida e a seguinte- sei que tenho de ter uma boa iluminacao, acho que tenho de ter uma bomba de ar, mas em relacao ao CO2 vi uns kits a venda nas lojas..... qual e o melhor no vosso ponto de vista?Qual a marca?

 

O aquario tem um filtro daqueles agarrados ao vidro, nao sei o nome, inclui o termoestato de 300W...ponho mais algum na outra ponta do aqua ?

 

A iluminacao que traz e de 2 lampadas de Solar Tropic JBL 30W.

 

 

 

Obrigada,Rita

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ritaazevedo escreveu:

minha duvida e a seguinte- sei que tenho de ter uma boa iluminacao, acho que tenho de ter uma bomba de ar, mas em relacao ao CO2 vi uns kits a venda nas lojas..... qual e o melhor no vosso ponto de vista?Qual a marca?
Sobre a marca do kit de C02 não vou opinar, mas para um aquário dessas dimensões ou podes comprar um kit de Co2 que inclua garrafa, manómetro e reactor, ou podes optar por um método DIY de injecção de CO2. Podes fazer pesquisa aqui no fórum sobre esse tema que vais encontrar muita e boa informação sobre o assunto.

Não precisas de bomba de ar e a iluminação é insuficiente a menos que optes por um setup com plantas menos exigentes, como é o caso das anúbias, cryptocorynes e a maioria dos echinodorus.

O aquario tem um filtro daqueles agarrados ao vidro, nao sei o nome, inclui o termoestato de 300W...ponho mais algum na outra ponta do aqua ?

Provalmente trata-se de um filtro interno que é na maioria das vezes insuficiente para filtrar em boas condições um aquário como o teu. A melhor opção seria sem dúvida um bom filtro externo. Tens que garantir uma boa circulação de água, que é fundamental num aquário plantado, mas com pouca agitação superficial.

Boa-sorte e não deixes de colocar as tuas dúvidas aqui no fórum.

 

Rui Alves

tropica-logo.jpgleft_menu_btn_76.jpgmarcas_home.gif
LOJA ONLINE AQUAEDEN
http://www.aquaeden-shop.net

LOJA FÍSICA AQUAEDEN
Morada: Rua Eng. Rui Nogueira Simões, Lt.4, Loja B
Malveira (em frente das Trouxas da Malveira)
Telemóvel:963551737/925152246/937094319
Telefone fixo: 212407737
http://www.facebook.com/aquaedenshop

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi Rita.

O filtro que tens chama-se filtro de decantação (a água é decantada), na minha opinião um dos melhores filtros para aquario não metendo de parte o externo que estão equivalentes, o q te interessa é teres uma boa bomba nesse filtro, aconselho para um plantado uma filtragem de 3 ou 4vezes´, isto significa 260L x 3=780L/h, podes meter uma de 1000L/h.

O que realmente tens de vasculhar são as camadas filtrantes a inserires.

De cima para baixo - Algodão, cerâmica, esponja, Eifisubstrato.

Quanto á iluminação, sim é fraquissima, faz as contas com cerca de 0.5W/l se o aquario não tiver mais de 50cm de altura.

O resto aconselho a seres tu a pesquisar aqui mesmo.

Boa sorte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Claro que é um filtro de decantação! Não reparei no pormenor "agarrado ao vidro.

E como diz o Miguel esse tipo de filtros é muito bom embora de série normalmente venham equipados com uma bomba fraquinha. Na minha opinião estéticamente ficam mal num aquário plantado além de roubarem algum espaço precioso.

tropica-logo.jpgleft_menu_btn_76.jpgmarcas_home.gif
LOJA ONLINE AQUAEDEN
http://www.aquaeden-shop.net

LOJA FÍSICA AQUAEDEN
Morada: Rua Eng. Rui Nogueira Simões, Lt.4, Loja B
Malveira (em frente das Trouxas da Malveira)
Telemóvel:963551737/925152246/937094319
Telefone fixo: 212407737
http://www.facebook.com/aquaedenshop

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

De facto as plantas agradecem a presença de CO2 durante o dia e elas produzem O2 pelo que não precisas de bomba de ar . A oxigenação da água é feita na camada superior do aquário pelo que basta regular a agitação da mesma o qie num plantado deveria ser muito baixa.

 

Quando ao injector de CO2, se queres uma sugestão aqui fica : Usa um sistema caseiro ( garrafão de 5 litros ) e compra um difusor especial ou da Nutrafin ( Hagen em zigzag ) ou o da JBL - em espiral.

Outra hipotese é usares uma cabeça motorizada de baixo volume com tomada de ar - que colocas na parte traseira junto ao fundo do aquário, ligada ao produtor de Co2. Este método permite ligar a cabeça ás luzes e assim desligar durante a noite.

São apenas sugestões.

Boa sorte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigada pelas respostas, finalmente descobri o nome do meu filtro. A bomba que vinha junto do kit -Project green - que no min da 300lh e no max 950lh, neste momento esta no nivel medio.Vinha tambem o termoestato de 300w. Igualmente vinha as lampadas , ja percebi que terei de mudar - recomendam alguma marca?

As plantas que tenho sao- Limnophila sessiliflora,Hygrophila polysperma big leaf,Crytocoryne wenditi green, e Cladophora aegasgropila.... julgo que sao plantas facies de manter.

A nivel de peixes vou comecar pelos guppies, platis , neos, um peixe gato e as corydoras.

 

Obrigada,rita

Link to comment
Partilhar nas redes sociais