xuixo Publicado Março 30, 2010 Publicado Março 30, 2010 Bom dia pessoal. Comprei há umas semanas um aquário maior e estou indeciso entre utilizar filtros externos ou sump. heis as minhas duvidas: 1 - Já ouvi dizer que a sump e o CO2 são +/- incompativeis, isto é, a sump anula o efeito do CO2. Alguém confirma? 2 - O aquário que eu tenho agora está a funcionar com sump mas a àgua a cair do aquário para a sump faz algum barullho (barulho de ralo). Há forma de ter sump sem barulho? 3 - Ter um filtro externo com 10L de matéria filtrante e 1000L/H é o mesmo que ter uma sump com 10L de matéria filtrante e uma bomba de 1000L/H em termos de capacidade de filtração? 4 - Pode-se ter uma sump fechada com tampas por causa da evaporação? 5 - Caso opte por sump, é melhor ter coluna seca com o aquário furado no fundo ou ter o aquário furado na parede traseira e com um tubo ligado directo à sump? (Não sei se perceberam o que estou a dizer...) Por enquanto é "só" isto. Desculpem lá se houver aí alguma pergunta sem grande lógica mas sinceramente estou mm indeciso. O aquário é de 200x50x60 (600L brutos) e a indecisão será entre dois filtros externos DIY com cerca de 15L de matéria filtrante cada um e 2500L/h e uma sump com exactamente o mesmo e 5000L/h. A fauna serão discus, corydoras, botias palhaço e pouco mais e a flora echinodorus e musgo de java. Se precisarem de mais alguma informação é só pedirem que eu meto logo. Cumprimentos, Rui Rodrigues Citar
João Paulo Viegas Publicado: Março 31, 2010 Publicado: Março 31, 2010 Olá Rui Não percebo nada de sumps, mas deixa-me deixar-te alguns pensamentos. 1 - O facto de colocares CO2 na água, que virá por um difusor colocado dentro do aqua e que se dissolve na água o mesmo perder-se-á quando a água é recolhida pela sump. No entanto penso que não será significativa essa perda se o CO2 estiver a ser bombado no lado oposto da sump. Mas existem algumas recomendações quanto aos plantados onde não deve de haver muita agitação da água...deixa ver mais opiniões do pessoal. 2 - Não conheço sumps sem esse barulho associado, pois a água cai pelo efeito da gravidade. Poderás é em vez de utilizar a gravidade, usar uma bomba que puxe a água e aí já não seria uma sump mas uma espécie de filtro externo. 3 - A sump pode ser fechada desde que isso não interfira com a recolha da água bem como a recolocação da mesma dentro do aqua. Aquario de 600 litros brutos...isso é um projecto enorme...Boa sorte. Citar Ajuda em Aquariofilia Mas que raio é o Ciclo do Azoto? ex-membro FinwePalintir
Recommended Posts