[Ajuda] Furmol


Rui Guilherme

Recommended Posts

Boas

 

Já tive a confirmação dum casal nesta ultima postura, da qual nasceram cerca de 25 disquinhos. Porém, ontem, o 2º dia pós terem nascido, quando cheguei não havia nem sinal deles.

 

Paciência, foi a 1º postura com eclosão, melhores dias virão.

 

Já tenho aqui à mão, para o que der e vier, azul de metileno e formol. O formol que tenho diz na embalagem 36-40%, pelo que já li é este que é usado normalmente, no entanto e após algumas leituras, tenho ainda algumas duvidas que gostava de ver dissipadas antes de fazer algum disparate.

 

1 - Segundo diz o João Machado no tópico 1ª postura de discus "2 ml/100 LT 3 dias consecutivos Repetir aos dias 7, 8 e 9. ATENÇÃO- COLOCAR AR SUPLEMENTAR.". a minha duvida é: Após colocar uma destas doses tenho de fazer alguma TPA suplementar após algum tempo ou mantenho as TPA´s normais?

 

2 - A partir de que altura é que posso (se necessário) usar o formol? Há algum risco de uso logo após a eclosão ou só pode ser usado após alguns dias?

(faço esta pergunta, pk vi alguns parasitas brancos e redondos do diâmetro de +/- um cabelo que andam no fundo do cubo e por vezes tentavam aproximar-se dos alevins)

 

3 - O Formol que adquiri é posto directamente ou tenho de fazer alguma diluição em água?

 

4 - O formol e o azul de metileno têm algum impacto nas bactérias do filtro de esponja?

 

Se calhar algumas destas perguntas já tiveram resposta, mas como disse, não consegui ainda dissipar estas duvidas.

 

Certamente irão surgir outras, mas, até lá, gostava que dessem algumas luzes, para na próxima postura que deve ser para a semana não fazer nenhum disparate.

 

Obrigado

RPBG

4182_4187.png

 

FEEDBACK em RPBG obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1 - Segundo diz o João Machado no tópico 1ª postura de discus "2 ml/100 LT 3 dias consecutivos Repetir aos dias 7, 8 e 9. ATENÇÃO- COLOCAR AR SUPLEMENTAR.". a minha duvida é: Após colocar uma destas doses tenho de fazer alguma TPA suplementar após algum tempo ou mantenho as TPA´s normais?

 

2 - A partir de que altura é que posso (se necessário) usar o formol? Há algum risco de uso logo após a eclosão ou só pode ser usado após alguns dias?

(faço esta pergunta, pk vi alguns parasitas brancos e redondos do diâmetro de +/- um cabelo que andam no fundo do cubo e por vezes tentavam aproximar-se dos alevins)

 

3 - O Formol que adquiri é posto directamente ou tenho de fazer alguma diluição em água?

 

4 - O formol e o azul de metileno têm algum impacto nas bactérias do filtro de esponja?

 

Se calhar algumas destas perguntas já tiveram resposta, mas como disse, não consegui ainda dissipar estas duvidas.

 

Certamente irão surgir outras, mas, até lá, gostava que dessem algumas luzes, para na próxima postura que deve ser para a semana não fazer nenhum disparate.

 

Obrigado

RPBG

 

 

Ola...o formol deve ser de concentrações de 10% ou inferior...ja vem diluido...logo podes aplicar directamente no aquário

 

em relação ao impacto nas bacterias do filtro..pode haver mas não nessas quantidades dadas pelo João Machado..ou então caso tenho exesso de materia organica no aquário

 

Em relação ao Azul de metileno o impacto é nulo nas bacterias ...serve principlamente e afecta os fungos...elemina-os ou diminui a sua presença dependendo das quantidades aplicadas...

 

Atenção ao uso do formol pois estamos a falar de aquários que apresentam sistema de gota a gota...logo no teu caso as tpás terão que ser mantidas e até aumentadas se for o caso de serem poucas diárias...ou mudares para sistema gota gota...

 

penso que respondi a tudo..qualquer coisa apita

Editado por João Ferreira

Cumprimentos,

João Ferreira

Nunca mais tenho juizo....Tb não sei o que ele come....!!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Obrigado pelas respostas, fiquei esclarecido.

 

Não uso o sistema gota-a-gota mas faço TPA´s diários de 30 Lts, achas que aumente na altura de usar o formol?

 

Obrigado pela respos

 

RPBG

4182_4187.png

 

FEEDBACK em RPBG obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Cheguei à pouco a casa e tinha mais uma desova.

 

Agora estou na duvida sobre o que fazer. Ponho ou não o azul de metileno? Ponho ou não a rede?

 

Não tenho cá água destilada para diluir o azul de metileno, acham que amanhã à noite já vai tarde?

 

Podem dar uma opinião?

 

RPBG

Editado por rpbg

4182_4187.png

 

FEEDBACK em RPBG obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola...o formol deve ser de concentrações de 10% ou inferior...ja vem diluido...logo podes aplicar directamente no aquário

 

em relação ao impacto nas bacterias do filtro..pode haver mas não nessas quantidades dadas pelo João Machado..ou então caso tenho exesso de materia organica no aquário

 

Em relação ao Azul de metileno o impacto é nulo nas bacterias ...serve principlamente e afecta os fungos...elemina-os ou diminui a sua presença dependendo das quantidades aplicadas...

 

Atenção ao uso do formol pois estamos a falar de aquários que apresentam sistema de gota a gota...logo no teu caso as tpás terão que ser mantidas e até aumentadas se for o caso de serem poucas diárias...ou mudares para sistema gota gota...

 

penso que respondi a tudo..qualquer coisa apita

 

 

boas

 

 

formol 10% ???

 

o formol que se costuma usar é diluído entre os 37 e os 40%

penso que a 10% é a mesma coisa que não usar nada

 

 

http://www.inca.gov.br/conteudo_view.asp?ID=795

Editado por ze carlos
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

 

formol 10% ???

 

o formol que se costuma usar é diluído entre os 37 e os 40%

penso que a 10% é a mesma coisa que não usar nada

 

 

 

Ze Carlos

 

Pois quando dizes que não deve fazer nada baseias-te em que?

 

 

quando digo 10% equivale a ....

 

 

4% de Formadehyde

 

4% de Aldeide Formica

 

4% de Aldehyde Formique

 

4% de Formaldehyd

 

4 % de Formaldehido

 

 

Todas as diluições de formol tem obrigatoriamente outros componentes...

 

Quando dizes 37% refereste a que componentes?

 

Não Existe formol a 37% mas sim concentrações de varios componentes que podem dar essa concentração de FormalDehyde....

 

O Formol usado para fins hospitalares é o que te apresento na sua inteira composição!

 

 

Sendo que não devemos estar a falar nas mesmas concentrações...gostava que esclarecesses melhor o teu ponto de vista.

 

atentamente

 

João Ferreira

Cumprimentos,

João Ferreira

Nunca mais tenho juizo....Tb não sei o que ele come....!!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

 

eu baseio-me no que diz a embalagem

 

diz 37% e por vezes já tenho comprado a dizer 40%

 

 

Propriedades químicas e físicas

O formaldeído é um gás. É normalmente utilizado em solução aquosa a cerca de 37% em massa contendo metanol como preservativo contra a polimerização.

 

Quando se prepara uma mistura de mais de 40% de formol em água, se polimeriza um pó branco, insolúvel, que é chamado de metaformaldeído, de fórmula (H2C2O)3. Por este motivo o formol é comercializado em concentração de cerca de 37% de aldeído e 7 % de metanol, que atuará como um inibidor de polimerização.[1]

Editado por ze carlos
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ze Carlos

 

Pois quando dizes que não deve fazer nada baseias-te em que?

 

 

quando digo 10% equivale a ....

 

 

4% de Formadehyde

 

4% de Aldeide Formica

 

4% de Aldehyde Formique

 

4% de Formaldehyd

 

4 % de Formaldehido

 

 

Todas as diluições de formol tem obrigatoriamente outros componentes...

 

Quando dizes 37% refereste a que componentes?

 

Não Existe formol a 37% mas sim concentrações de varios componentes que podem dar essa concentração de FormalDehyde....

 

O Formol usado para fins hospitalares é o que te apresento na sua inteira composição!

 

 

Sendo que não devemos estar a falar nas mesmas concentrações...gostava que esclarecesses melhor o teu ponto de vista.

 

atentamente

 

João Ferreira

 

 

 

ola joao ferreira

em relaçao ao formol 37% como diz o zé carlos realmente é verdade

segundo o meu uso pk derivo tb do formol 37% é a base de uma soluçao de formaldeido (formol 37% {m/m}estabilizado

em termos quimicos tem:

 

CARACTER QUIMICO UNIDADE ESPECIFICAÇAO

 

concentraçao %(m/m) 36.5-37.5

acidez %(m/m) <0.04

metanol %(m/m) 10.0-12.0

ponto de eboluiçao c >55

massa volumica (a 25 C) g/cm3 1.079-1.087

 

bem esta é a formula de formol de 37% em que a formula molecular é :CH2O

de resto acho que nao me esqueci de nada espero ter esclarecido algo joao

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Não Existe formol a 37% mas sim concentrações de varios componentes que podem dar essa concentração de FormalDehyde....

 

Vamos lá...

 

Claro que existe formol a 37%, o seu nome é Formalina, e é a 37% porque é o maximo de formol que se consegue diluir em água, acima disto (37%) forma um polimero e cristaliza-se!

 

Formaldeido em Português é o nome que se dá ao gas que se forma...CH2O, nada mais.

É só uma questão de Português, nada mais.

Portanto quando dizemos Formalina ou formaldeido só estamos a falar de concentrações, nada mais.

 

Zé quando tem 40%, provavelmente tem metanol que o cataliza de forma a não cristalizar.

 

Em relação à melhor concentração...

Não tem logica usar inferiores a 37%, porque se perde rentabilidade, simplesmente porque vai para a água formando nova solução aquosa...

2ml de formalina por 100 litros de água é o que se usa.

 

Fazendo contas...sinceramente não sei se é linear mas calculo que até á saturação seja.

 

 

Se houver algum quimico por aí, corrija-me por favor.

 

Cumps

Editado por Hugo Santos

frame.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois é...era ai que queria que chegassem...

 

sendo esse o formol usado para embalsamar cadáveres e situações extremas....ja o usei por mais de 5 vezes nessa situação ...numa experiência profissional que tive...com mascaras luvas....etc...

 

 

Acho completamente contra-indicado para discus ou qualquer tipo de animal vivo..assim como é completamente contra-indicado para pessoas...

 

Formol nas concentrações por vocês indicadas destrói mesmo em pequenas quantidades completamente os filtros biológicos...fora os problemas físicos que provoca directamente nos peixes que se apresentam debilitados...e não só...

 

Quantos de nós ja perderam discu por uso do formol ..o dito formol por vocês indicado?

 

Muitos pelos menos pessoas que conheço directamente eu próprio já me aconteceu...e as quantidades são sempre as por voces indicadas...ou as indicadas nos fóruns.

 

Depois de me informar junto a um laboratório que produz os dois tipos de formol que estão a venda no mercado...consegui constatar que o formol de 10% actua da mesma maneira e provoca muitos menos danos nos peixes...Sendo que em situações extremas é so aumentar a dose...

 

Acho que deviam rever o uso desse formol a 37% considerado laboratorialmente de industrial...

 

 

Cada um usa o que quer ....agora a minha posição é esta...e desde que passei a usar este formol tenho melhores resultados e nunca mais tive problemas com filtros danificados biologicamente...e os meus peixes agradeceram!!!

Cumprimentos,

João Ferreira

Nunca mais tenho juizo....Tb não sei o que ele come....!!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas...

 

Penso que fui claro, seja A ou seja B, ambos entram na água formando nova solução aquosa...e portanto não tem a ver com a concentração da mistura mas a concentração que se faz da mistura na água...

Ou seja se quiseres e (se achas) usar formalina a 37% só tens que diminuir a quantidade 3,7 vezes para fazer exactamente o mesmo que a outra que "gostas" mais de usar.

Há que ler João. :sunbathing:

 

Abraço

frame.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola hugo realmente não vi a tua resposta pois respondi quase ao mesmo tempo....

 

sim tens razão...mas penso que para quem não tem conhecimento disso..e sinceramente nunca vi esta discussão aqui ou em qualquer outro lugar...penso que até é bem necessária para esclarecer que muitas vezes as quantidades indicadas tem um certo objectivo que pode não ser o necessitado pela pessoa que vai usar...

 

de qualquer maneira o que posso afirmar é que o uso que faço do formol é esporádico pois so o uso em situações especificas prefiro muitas vezes anti-parasitários generalistas que existem no mercado pois dão me melhores garantias...

 

esta e a minha opinião pois já usei os dois tipos de formol...

 

Devia-se discutir mais estes assuntos...e penso que toda a discussão é benéfica para o Hobby...

 

abraço

Cumprimentos,

João Ferreira

Nunca mais tenho juizo....Tb não sei o que ele come....!!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

 

o que falo é disto que é o que sempre se usou

 

 

dsc03183s.jpg

dsc03184i.jpg

 

 

 

 

 

boas zé carlos

por vezes as pessoas do ramo de farmacia complicam se a si proprias e crim ainda complicaçoes a quem n tem formaçao na materia

dai sai o resultado desta conversa animada

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas zé carlos

por vezes as pessoas do ramo de farmacia complicam se a si proprias e crim ainda complicaçoes a quem n tem formaçao na materia

dai sai o resultado desta conversa animada

abraço

 

 

Caro amigo ...a conversa animada como lhe chama parece-me mais uma discussão saudável ...de qualquer maneira obrigado pelo atestado de estupidez que me parece totalmente desajustado a conversa...mas para mim a sua opinião conta o que conta...e não me pareceu que acrescenta-se nada a conversa...é por comentários na minha opinião infelizes como o seu que cada vez menos tenho vontade de discutir seja o que for nos fóruns......

 

Mais uma vez digo e repito ja usei o formol de 37% como o de 10%

 

e Não comprei nada em farmácias!

 

Caro amigo já que está dentro da matéria gostava que apresenta-se o estudo de impacto do formol nos peixes...?

 

Já que nas pessoas todos sabemos os resultados...cancerígenos !!!!

 

 

 

Agora um aparte

 

Em relação à melhor concentração...

Não tem logica usar inferiores a 37%, porque se perde rentabilidade, simplesmente porque vai para a água formando nova solução aquosa...

 

 

Hugo de tudo o que disseste só não consegui perceber esta tua afirmação....Se dizes que não tem lógica estás-te a basear em que? depois dizes e muito bem...que se usar doses superiores em concentrações menores de formol o efeito é o mesmo...

Penso que so perde rentabilidade se o formol de 10% não actuasse perante os mesmo parasitas que o de 37% em menores quantidades o que não me parece o caso mais uma vez falando por experiência própria...pois constato que consigo resolver os mesmos problemas com uma concentração menor e logo quantidade menor...correndo menos riscos de afectar o filtro biológico e os próprios peixes...

Sabes que respeito a tua opinião mas desta vez tenho que discordar não por perceber seja o que for de química mas sim pelos resultados que tive na prática...que foram bastante mais satisfatórios com o de 10% ou inferior do que de 37%...e penso sinceramente que para o comum aquariofilista este devia ser o contra-indicado para uso diário!

 

E obvio que a minha opinião vale o que vale ...e tambem sei que muita gente acha que já ta tudo ensinado e que nisto dos peixes não tem mais nada a aprender( atenção que sei que não é o teu caso hugo) de qualquer maneira é bom deixar a ideia...

 

 

atentamente

 

João Ferreira

Editado por João Ferreira

Cumprimentos,

João Ferreira

Nunca mais tenho juizo....Tb não sei o que ele come....!!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caro amigo ...a conversa animada como lhe chama parece-me mais uma discussão saudável ...de qualquer maneira obrigado pelo atestado de estupidez que me parece totalmente desajustado a conversa...mas para mim a sua opinião conta o que conta...e não me pareceu que acrescenta-se nada a conversa...é por comentários na minha opinião infelizes como o seu que cada vez menos tenho vontade de discutir seja o que for nos fóruns......

 

Mais uma vez digo e repito ja usei o formol de 37% como o de 10%

 

e Não comprei nada em farmácias!

 

Caro amigo já que está dentro da matéria gostava que apresenta-se o estudo de impacto do formol nos peixes...?

 

Já que nas pessoas todos sabemos os resultados...cancerígenos !!!!

 

 

 

Agora um aparte

 

 

 

 

Hugo de tudo o que disseste só não consegui perceber esta tua afirmação....Se dizes que não tem lógica estás-te a basear em que? depois dizes e muito bem...que se usar doses superiores em concentrações menores de formol o efeito é o mesmo...

Penso que so perde rentabilidade se o formol de 10% não actuasse perante os mesmo parasitas que o de 37% em menores quantidades o que não me parece o caso mais uma vez falando por experiência própria...pois constato que consigo resolver os mesmos problemas com uma concentração menor e logo quantidade menor...correndo menos riscos de afectar o filtro biológico e os próprios peixes...

Sabes que respeito a tua opinião mas desta vez tenho que discordar não por perceber seja o que for de química mas sim pelos resultados que tive na prática...que foram bastante mais satisfatórios com o de 10% ou inferior do que de 37%...e penso sinceramente que para o comum aquariofilista este devia ser o contra-indicado para uso diário!

 

E obvio que a minha opinião vale o que vale ...e tambem sei que muita gente acha que já ta tudo ensinado e que nisto dos peixes não tem mais nada a aprender( atenção que sei que não é o teu caso hugo) de qualquer maneira é bom deixar a ideia...

 

 

atentamente

 

João Ferreira

 

 

 

 

 

amigo joao ferreira

caso me pareça ninguem aqui foi mal educado consigo pelo contrario

se as pessoas por si nao sao capazes de entender as razoes dos outros o unico problema é seu

agora de estupidez é toda sua aqui debateceu as razoes pelas quais tinha duvida se mesmo assim nao quis perceber e nao respeitar as questoes dos outros simplesmente lhe digo que na verdade siga o seu pensamento que é nao debater assuntos nos foruns

aprendi muito aqui neste forum

tirei duvidas aceitem muitas ideias dos membros e tinha de tirar por mim as melhores alternativas que me davam umas melhores outras piores

mas respeitei sempre cada decisao

este é o segredo e a autoestima de quem participa neste forum

mas n criar espectativas de desagrado com outros

de resto siga o seu pensamento pk tem toda a liberdade de expressao

cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

o que provavelmente queres referir é isto

 

http://www.dermatopatologia.com.br/fixacao.htm

 

http://www.labvet.com.br/html/conteudo_inf...oes_fixacao.htm

 

 

o que assim sendo eu tenho as minhas certas duvidas que surta algum efeito,porque se a diluição já está a 10% se o colocares dentro da agua do aquario desaparece por completo não fazendo efeito nenhum,o que não é o objectivo

 

 

o formol a 10% para uso hospitalar é para aplicar através de injecção intra muscular?

 

se assim for tem um efeito directo e localizado e então sim nesse caso deverá sortir efeito nessa percentagem

Editado por ze carlos
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Fazendo contas...sinceramente não sei se é linear mas calculo que até á saturação seja.

Se 2ml está para 37%

x está para 10%

 

x=7,4ml/L

 

Basicamente gasta-se 3,7x mais solução para o mesmo efeito.

 

Se houver algum quimico por aí, corrija-me por favor.

 

Como quem não sabe...pergunta, o que escrevi está errado... :(

 

O formol a 10% é a diluição da formalina... 1 parte de formalina, para 9 de água...

Ou seja é 10 x mais fraco.

 

Agora a tua questão.

 

A formalina é mais um poderoso oxidante, tipo o permanganato ou a água oxigenada ( em termos de aplicação claro), para que a formalina seja efectiva na oxidação de proteinas que compõem citoplasmas ou citoesqueletos de forma a destrui-las, são necessárias em média 15 a 25mg/L de formalina, sendo que acima de 21º (o nosso caso) deve ser reduzida para metade.

Isto é o que vários livros e estudos afirmam, não sou eu.

 

Como tal, e para voltar a explicar, este tipo de concentração (15 a 25mg/l) obtem-se com 1ml de solução para +- 3,7L de água (aquario!).

Esta é a solução mais baixa que como sabes bem pode ser aumentada e usada sob forma de banhos mais curtos, mas mais efectivos.

Outra nota importante por cada 5mg/L de formalina o O2 desce 1mg/L..daí as muitas mortes.

 

Bem se usarmos uma solução de formol a 10%, para 3,7L de água do aquário necessitas 10ml, para chegares áconcentração mínima efectiva, certo?

 

Ou seja 1L de formalina dá-me para tratar 3700L de água dos aquários.

1L de formol a 10%, trata 370L

 

Desta forma digo que se perde rentabilidade a menos que consiga o formol a 10%, 10x menos o preço por litro da formalina! :)

Alem do espaço que ocupa ser 10 mais, para o mesmo. :)

 

Esta é a minha ideia.

 

Por fim deixa que te diga que se estás a usar concentrações muito mais baixas, naturalmente que perdes eficácia, mas claro que se achas que é melhor, quem sou eu para te dizer o contrário.

 

Por ultimo escrevo, que a formalina não é o meu desinfectante favorito, porque o gas que liberta é tóxico, e para quem conhece o meu espaço...

Como está escrito, é cancerigeno e o seu manuseamento requere os cuidados necessários...

 

Over and out

frame.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ze obrigado pelos artigos...realmente esclareceu-me algumas duvidas....até mesmo em relação a preservação de animais ou mesmo corpos...sendo que na formação que tive foi me explicado de outra maneira tenho que ir rever alguns livros do curso para ver ...

 

 

Hugo...não estou a dizer que a minha ideia é completamente certa não é isso..e por isso estamos sempre a apreender...a questão é que sou uma pessoa que gosta de questionar tudo...até na minha vida pessoal sou assim gosto de saber o porque...se existe outra solução...ou se mesmo a que faço está certo e como posso melhorar...mas penso que isso faz parte do ser humano..Penso que só assim este hobby evoluiu e vais evoluir no futuro...

Tenho que ser sincero...a tua explicação vai ser lida com muita atenção e vou tentar perceber e apoiar-me em estudos para perceber melhor porque essa não é mesmo a minha área apesar de já ter tido formação na mesma sou limitado em alguns aspectos......fica a promessa...

Já agora obrigado pela preocupação de procurares a explicação correcta penso que eu como muita gente só tem a ganhar...

 

Já agora como ja estive a procura de estudos directamente relacionados com este assunto e não encontrei..especificamente de formol e discus...conhecem algum que me possam indicar...estudos laboratoriais...?

A uns valentes anos atrás havia um senhor alemão que fez um estudo sobre toda a medicação usada em discus, lembro-te de ter visto isso num artigo em PDF mas não guardei e agora não encontro na net...se alguem sabe do que falo se puder colocar aqui esse artigo penso que era muito benéfico...

 

 

Ps- George Silva , a sua afirmação disse tudo aqui fica mais uma vez para o caso de não se lembrar do que escreveu

(por vezes as pessoas do ramo de farmacia complicam se a si proprias e crim ainda complicaçoes a quem n tem formaçao na materia )

Já agora como eu disse no outro post se tem formação na matéria pelo menos não o demonstrou...!

Cumprimentos,

João Ferreira

Nunca mais tenho juizo....Tb não sei o que ele come....!!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ze obrigado pelos artigos...realmente esclareceu-me algumas duvidas....até mesmo em relação a preservação de animais ou mesmo corpos...sendo que na formação que tive foi me explicado de outra maneira tenho que ir rever alguns livros do curso para ver ...

 

 

Hugo...não estou a dizer que a minha ideia é completamente certa não é isso..e por isso estamos sempre a apreender...a questão é que sou uma pessoa que gosta de questionar tudo...até na minha vida pessoal sou assim gosto de saber o porque...se existe outra solução...ou se mesmo a que faço está certo e como posso melhorar...mas penso que isso faz parte do ser humano..Penso que só assim este hobby evoluiu e vais evoluir no futuro...

Tenho que ser sincero...a tua explicação vai ser lida com muita atenção e vou tentar perceber e apoiar-me em estudos para perceber melhor porque essa não é mesmo a minha área apesar de já ter tido formação na mesma sou limitado em alguns aspectos......fica a promessa...

Já agora obrigado pela preocupação de procurares a explicação correcta penso que eu como muita gente só tem a ganhar...

 

Já agora como ja estive a procura de estudos directamente relacionados com este assunto e não encontrei..especificamente de formol e discus...conhecem algum que me possam indicar...estudos laboratoriais...?

A uns valentes anos atrás havia um senhor alemão que fez um estudo sobre toda a medicação usada em discus, lembro-te de ter visto isso num artigo em PDF mas não guardei e agora não encontro na net...se alguem sabe do que falo se puder colocar aqui esse artigo penso que era muito benéfico...

 

 

Ps- George Silva , a sua afirmação disse tudo aqui fica mais uma vez para o caso de não se lembrar do que escreveu

Já agora como eu disse no outro post se tem formação na matéria pelo menos não o demonstrou...!

 

 

 

 

 

amigo joao ferreira

continuaçoes ja tem a materia toda em dia foi um prazer conhece lo

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Deixem-se de discussões, afinal de contas, não cheguei a por o azul de metileno nem a rede. Resultado, hoje à tarde resolveram comer os ovos e até estava esperançado, pois, sem ter adicionado qualquer químico, apenas só com as TPA´s não tinha nenhum ovo fungado e era uma desova valente.

 

Enfim melhores dias virão. mas para a próxima vai levar com a rede.

 

Já agora pedia a vossa ajuda no seguinte, é que sou um bocado fraco em contas: Tenho 5grs de azul metileno em pó, se as diluir num litro de água destilada, quanto deve pôr, se necessário, numa próxima desova?

 

Obrigado a tds

 

RPBG

4182_4187.png

 

FEEDBACK em RPBG obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Deixem-se de discussões, afinal de contas, não cheguei a por o azul de metileno nem a rede. Resultado, hoje à tarde resolveram comer os ovos e até estava esperançado, pois, sem ter adicionado qualquer químico, apenas só com as TPA´s não tinha nenhum ovo fungado e era uma desova valente.

 

Enfim melhores dias virão. mas para a próxima vai levar com a rede.

 

Já agora pedia a vossa ajuda no seguinte, é que sou um bocado fraco em contas: Tenho 5grs de azul metileno em pó, se as diluir num litro de água destilada, quanto deve pôr, se necessário, numa próxima desova?

 

Obrigado a tds

 

RPBG

 

 

 

 

 

ola boas rpbg

eu costumo usar na percentagem de 1%

ou seja para 1 l de agua destilada 10gr de azul de metileno

depois uso cerca de 25 gotas para 100l de agua do aquario

se tens só 5 gramas faz com meio litro de agua destilada espero que tenhas mais sorte para a proxima

depois diz me as novidades ok

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais