Oxigenio


Chebyshev

Recommended Posts

Boas, desde o dia que coloquei co2 pressurizado que tenho de ligar o oxigenio, pois os meus disquinhos passado umas horas começaram a vir todos respirar ao cimo da agua, tentei desligar mas umas horas e lá estão outra vez, não consigo perceber a razão, amonia +ou - 0 fosfatos nitritos e nitratos tambem. Ph 6.8 e temperatura 28/29 graus

É um aqua 120*60*50

Filtro externo eheim2217 e sunsun 303 com uv9w

Termostatos 200+250 jager

Iluminaçao 2*39 w

 

Faço tpa 20% por semana, agora estou a fazer 2*semana

Ps: Mandei hoje vir cloreto potassio sulfato magnesio e ferro, pois só costumo por 10ml hortilon(mistura) por semana

Agradecia ajuda sff

 

Obrigado

 

Marco Martins

Editado por Chebyshev
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Tive mais ou menos o mesmo problema! Se bem que inverso, mas vai dar ao mesmo! Para aumentares a oxigenação tens que aumentar o movimento da superfície, reposicionando o outflow. Ora aqui é que foi o meu problema; Quando instalei o 2213, (o meu tem 96L brutos) a agitação superficial era de tal ordem que o CO2 não se aguentava nem por nada. Tentei por a flauta do outflow de todas as maneiras possiveis de maneira a arranjar um equilíbrio entre co2/o2. Se colocasse a saida abaixo da superficie, tinha CO2 e os bacalhaus cá em cima para respirar. Se subisse a saída não tinham problemas de falta de ar mas o CO2 ia todo à vida. Com estes testes todos que levaram uns 15 dias fiquei com o CO2 instável o que me arranjou um problema de algas (ja está resolvido, mas fica para outro episódio).

Resumindo acabei por encontrar o equilibrio entre CO2 e O2 quando troquei os tubos de origem de inflow e outflow por lily pipes de vidro. Agora tenho o inflow e o outflow na lateral esquerda e o difusor de CO2 na direita . (o esquema clássico) controlo a agitação superficial subindo ou descendo o outflow e tenho o drop checker na esquerda por baixo do outflow. Assim consigo 1 agitação superficial que garante 1 boa oxigenação (eles não se queixam e nem forma aquela membrana gordurosa) e CO2 nos 25-30ppm.

 

Abraço

 

BB

Link to comment
Partilhar nas redes sociais