André Jorge Silva Publicado Março 18, 2010 Publicado Março 18, 2010 Olá pessoal, Tenho o meu aquário montado há quase um ano e estou descontente com o desenvolvimento das plantas. eu sei que não coloquei substrato fértil e apenas coloquei o Seachem Flourite. Mas de qualquer forma tenho lido algumas criticas negativas e esse substrato. Estava a pensar refazer o aquário com elos Terra ou Subtrato fértil da Tropica e por cima colocar Akadama especial, ou mesmo investir mais um pouco em ADA Aquasoil. A minha principal dúvida é porque tenho dois Botia Palhaço de 12cm cada e tenho medo que com a Akadama remexam o fundo e tenha um aquário transformado num pântano A Akadama levanta muito pó quando tocada pelo peixes? Se colocar Substrato fértil e o Seachem Flourite que já tenho fico bem servido? Tenho lido algumas criticas sobre a plantação no Seachem ser complicada. Investir um pouco mais e colocar Aquasoil porque as vantagens são inumeras e não levanta pó? Obrigado e dêem-me umas dicas. Citar André Jorge silva
Zélito Publicado: Março 18, 2010 Publicado: Março 18, 2010 bem alterar o areao do aqua e complicado. terias que esvasiar a agua toda do aqua e refazer o aqua completamente! porque se pusesses substrato fertil com agua no aqua, os nutrientes iriam espalhar se pela coluna de agua e, para alem de estragar bem o substrato fertil, terias um grande desiquilibrio por excesso de nutrientes. ora com peixes a habitar o aqua isso nao e viavel, ate porque ao refazeres o aqua terias que refazer o ciclo de azoto. nunca usei akadama, mas sei que e ideal para plantados e nao deve deitar po, pelo menos nada de significativo, ate porque todos os substratos poe agua 1 pouco turva no inicio. se esses teus peixes remexem o areao e poe a coluna de agua em contacto com o substrato fertil, vai ser 1 problema, pela razoes que ja falei. acho que deves de poupar o dinheiro e, se queres fazer um aqua com mais plantas, comprares depois outro aqua com substrato fertil mais akadama, ou entao vendes esses teu peixes e refazes todo aqua de inicio. espero ter ajudado cumps Citar
André Jorge Silva Publicado: Março 18, 2010 Autor Publicado: Março 18, 2010 bem alterar o areao do aqua e complicado.terias que esvasiar a agua toda do aqua e refazer o aqua completamente! porque se pusesses substrato fertil com agua no aqua, os nutrientes iriam espalhar se pela coluna de agua e, para alem de estragar bem o substrato fertil, terias um grande desiquilibrio por excesso de nutrientes. ora com peixes a habitar o aqua isso nao e viavel, ate porque ao refazeres o aqua terias que refazer o ciclo de azoto. nunca usei akadama, mas sei que e ideal para plantados e nao deve deitar po, pelo menos nada de significativo, ate porque todos os substratos poe agua 1 pouco turva no inicio. se esses teus peixes remexem o areao e poe a coluna de agua em contacto com o substrato fertil, vai ser 1 problema, pela razoes que ja falei. acho que deves de poupar o dinheiro e, se queres fazer um aqua com mais plantas, comprares depois outro aqua com substrato fertil mais akadama, ou entao vendes esses teu peixes e refazes todo aqua de inicio. espero ter ajudado cumps Obrigado pelos conselhos Zélito. Eu quero mesmo alterar o Aquário por completo, retirando tudo e alterando o layout. Para isso tenho outro aqua grande para colocar os animais durante a mudança com a mesma água e depois pretendo utilizar a mesma água já ciclada de novo no aquário alterado. Quanto aos peixes remexerem o fértil, acho que não chega a tanto. Os bótias são apenas animais esfomeados e um pouco nervosos e podem dar algumas marradas no chão para apanhar comida, mas vou colocar 5cm de substrato inerte por isso acho que nunca vão chegar ao fértil. Assim como os discus que também dão algumas "bicadas" no chão. A opção de vender os peixes mais mexidos não se põe, porque estes botias duran-me há quase 10 anos e não me quero desfazer deles. Mas compreendo os riscos que corro. Obrigado mais uma vez e vão dando opiniões. (se quiserem ver o aquário em questão cliquem nos links da assinatura) Citar André Jorge silva
Zélito Publicado: Março 18, 2010 Publicado: Março 18, 2010 se tens outro aqua onde os por, entao nao ha problema nenhum desde que tenhas cuidado com as mudanças dos peixes. boa sorte;) Citar
Recommended Posts