Filtrar com um canhão


Recommended Posts

Viva a todos.

Já fui um "aquariofilista" mas deixei o hobbie à coisa de 3 anos. Queria voltar em força, porém lembro-me que o pior era, obviamente, a manutenção do tanque. Para facilitar a vida a todos (minha e dos futuros peixes/plantas) estou a ponderar adquirir num filtro externo à volta dos 100 euros.

Primeira questão: será ridículo ou descabido filtrar um aquário 60x30x30 dm3 (54litros) com filtros com um caudal de 700, 900 ou até mesmo 1100 l/h?

Segunda questão: todos os produtos que tenho à 3 anos para retirar o cloro à água, para medir o pH, para ajustar o pH entre outros estão obsoletos, já devem ter passado da validade correcto? Muitos deles não indicam nada sobre essa questão.

Terceira questão: gosto imenso deste areão "Hagen Marina Decorative Gravel Black", será de evitar dado ser artificial? Cá em Portugal só há sacos com 450g, contudo já encontrei num site do Reino Unido com 10 Kg, mas para mandar vir eram 3x o preço do artigo. Alguém sabe se isso se vende por cá? Onde?

 

Agradeço desde já a vossa atenção, Cumprimentos

Editado por SenaOnFish
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para facilitar a vida a todos (minha e dos futuros peixes/plantas) estou a ponderar adquirir num filtro externo à volta dos 100 euros. A questão é: será ridículo ou descabido filtrar um aquário 60x30x30 dm3 (54litros) com filtros com um caudal de 700, 900 ou até mesmo 1100 l/h?

 

 

Eu uso um tetratec ex700 para um aquário de 54l e não axo nada ridículo.

Estou bem satisfeito.

 

Quanto aos produtos penso que já não devem estar bons mas não tenho a certeza.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Antes de mais obrigado pelas opiniões. Já deitei os produtos fora.

Quanto ao fitro, penso que esse volume é excessivo num aqua tão pequeno, um Eheim 2213 é mais que suficiente.

É possivel regular o caudal de qualquer filtro externo? É que planeio mais tarde comprar um aquario maior e prodecer à transferência do sistema. E assim comprava já um filtro adequado.

Editado por SenaOnFish
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Antes de mais obrigado pelas opiniões. Já deitei os produtos fora.

 

É possivel regular o caudal de qualquer filtro externo? É que planeio mais tarde comprar um aquario maior e prodecer à transferência do sistema. E assim comprava já um filtro adequado.

 

 

Olá. Eu tal como tu também estive para uns anos e agora voltei á aquariofilia. E estou num aquario de 60lt +- com um filtro de 700l/h. Não tem problema, normalmente os filtros externos trazem torneiras e podes fechar um pouco se vires que a agua está muito agitada.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

...os filtros externos trazem torneiras e podes fechar um pouco se vires que a agua está muito agitada...

 

 

pode-se fazer mas nao é nada aconselhado, pois vai estrangular o caudal de agua, ficando a esforçar a cabeça (veio) do motor, o que pode partir/danificar e ser necessario a substituicao. a nao ser que o tivesse regulacao a nivel de potencia ( + ou - potencia faz o motor girar + ou - sem esforço para o mesmo com o volume de agua)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tenho um de 700l p/h...

 

Carrego bem na lã filtrante e o caudal fica reduzido. Já leva mais de 1 ano a funcionar e não deu qualquer tipo de problema.

 

Na minha opinião não poderia ter optado por melhor filtro.

 

Já usei um de 300l p/h e detestei.

 

Com este de 700 a limpeza do filtro é feita de mes a mes sem problemas, tenho esponja filtrante, biopur, siporax, turfa e mais lã filtrante.

 

Em termos de filtragem para um aqua de 50l só posso dizer que estou bem, já tive o aqua mesmo extremamente superlotado sem problemas de amónia ou nitritos.

E mais não digo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em termos de filtragem para um aqua de 50l só posso dizer que estou bem, já tive o aqua mesmo extremamente superlotado sem problemas de amónia ou nitritos.

E mais não digo.

 

 

Os problemas com amonia e nitritos nao resultam directamente do caudal do filtro, mas sim da quantidade e qualidade das materias filtrantres, o caudal apenas serve para "levantar" os detritos que se vao acumulando.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os problemas com amonia e nitritos nao resultam directamente do caudal do filtro, mas sim da quantidade e qualidade das materias filtrantres, o caudal apenas serve para "levantar" os detritos que se vao acumulando.

 

E um filtro externo não tem mais espaço para matérias filtrantes????

 

Com este de 700 a limpeza do filtro é feita de mes a mes sem problemas, tenho esponja filtrante, biopur, siporax, turfa e mais lã filtrante.

 

Não consegues ter isto num interno.

 

Só se usares uma anilha de siporax uma de biopur 1cm de esponja 1cm de lã.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E um filtro externo não tem mais espaço para matérias filtrantes????

 

Com este de 700 a limpeza do filtro é feita de mes a mes sem problemas, tenho esponja filtrante, biopur, siporax, turfa e mais lã filtrante.

 

Não consegues ter isto num interno.

 

Só se usares uma anilha de siporax uma de biopur 1cm de esponja 1cm de lã.

 

 

Mas quem disse que um externo e pior que um interno? eu so disse que o caudal nao influencia directamente os problemas de amonia ou nitritos, podes num balde com 30 litros por uma bomba de 300 l/h e sera mais eficiente biologicamente do que um filtro que faça 2000 l/h mas que so tenha capacidade para 5 litros de materias filtrantes!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá e bem vindo.

 

Uma dica:

 

Como tens estado afastado, porque não em vez de comprares um filtro externo xpto de 160 €, porque não um investimento mais simpático, pois existem filtros mais baratos que podes perfeitamente colocar num aqua de 60 litros e que na generalidade dará para um aqua de 100 litros?

 

Agora se queres no futuro um aqua de 200 litros, porque não comprar o aquario já? Pois estás a comprar um filtro potente para um aqua de dimensões reduzidas.

 

Por regra recomenda-se o uso de um filtro que faça no minimo o dobro do volume da água do aqua.

 

Se estiveres a pensar em plantar não te interessa um filtro com um caudal poderoso pois as plantas não se dão bem com isso.

 

E se fores para um plantado já considerás-te os preços de uma calha em condições?

 

Tu escolhes e conselhos toma-os quem os quer.

 

Quanto aos produtos que tens, terão a validade indicada na embalagem, no entanto e se não for possivel verificar isso, deverás confirmar na marca qual é a validade do mesmo, pois ao preço que estão os testes, eu confirmaria sempre antes de comprar outros.

 

Boa sorte neste teu reinicio.

Editado por João Paulo Viegas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.