SLF Publicado Março 15, 2010 Publicado Março 15, 2010 (editado) Boa noite, Estou a projectar um aqua de cerca de 100L (80x36x40). Ver o setup aqui As plantas que estou a pensar colocar são: Vallisneria spiralis Egeria Microsorum pteropus higrofilas Rosanervig anubia nana Anubias barteri 'coffeefolia' Cabomba caroliniana Tenho bastantes duvidas no que concerne à iluminação: 1 - Qual a iluminação que devo colocar? 2 - O que é um T5 ou T8? 3 - As calhas deverão ter o comprimento exacto do aquário, ou têm um comprimento mínimo? 4 - O aquário deverá ter travessas para a colocação das calhas? Agradecia que me ajudassem nestas questões. Obrigado Editado Março 15, 2010 por SLF Citar
João Paulo Viegas Publicado: Março 15, 2010 Publicado: Março 15, 2010 (editado) Olá e bem vindo ao forum. Penso que o QUO te respondeu basicamente à questão da iluminação, pois as plantas que escolhes-te são suficientes os watts que ele te indicou. No entanto importa reflectires no seguinte: Com a experiência e o gosto talvez suceda que comeces a querer mais plantas ou com um grau de exigência maior pelo que o upgrade à calha (seja ela qual for) será sempre necessário. Pensa mais à frente. Vê o teu orçamento. Vê se consegues construir, mandar fazer ou comprar já feita. Quanto às tuas questões: 1 - Qual a iluminação que devo colocar? A suficiente para as plantas que estás a prever colocar (o QUO já te deu uma ajuda). Há quem aplique a regra de 1 watt de luz por 1 litro de água. É só fazer as contas. Tenho um aqua de 112 litros e estou a pensar a ter 78 Watts, mas talvez aina baixe pois não quero plantas "exigentes", no entanto estou a considerar a possibilidade de que a calha possa ser alterada. 2 - O que é um T5 ou T8? Lê por aqui: http://www.aquaeden-shop.net/conceitos_1.html ou numa pesquisa por aqui ou no google. 3 - As calhas deverão ter o comprimento exacto do aquário, ou têm um comprimento mínimo? Quanto mais aproximado tiveres melhor, pois consegues uma melhor distribuição/iluminação do aqua. 4 - O aquário deverá ter travessas para a colocação das calhas? Existem calhas que já trazem apoios para colocar nas laterais do aqua outras podes suspender. Boas escolhas. EDIT: erros ortográficos. Editado Março 15, 2010 por João Paulo Viegas Citar Ajuda em Aquariofilia Mas que raio é o Ciclo do Azoto? ex-membro FinwePalintir
SLF Publicado: Março 15, 2010 Autor Publicado: Março 15, 2010 Olá e bem vindo ao forum. Penso que o QUO te respondeu basicamente à questão da iluminação, pois as plantas que escolhes-te são suficientes os watts que ele te indicou. No entanto importa reflectires no seguinte: Com a experiência e o gosto talvez suceda que comeces a querer mais plantas ou com um grau de exigência maior pelo que o upgrade à calha (seja ela qual for) será sempre necessário. Pensa mais à frente. Vê o teu orçamento. Vê se consegues construir, mandar fazer ou comprar já feita. Quanto às tuas questões: 1 - Qual a iluminação que devo colocar? A suficiente para as plantas que estás a prever colocar (o QUO já te deu uma ajuda). Há quem aplique a regra de 1 watt de luz por 1 litro de água. É só fazer as contas. Tenho um aqua de 112 litros e estou a pensar a ter 78 Watts, mas talvez aina baixe pois não quero plantas "exigentes", no entanto estou a considerar a possibilidade de que a calha possa ser alterada. 2 - O que é um T5 ou T8? Lê por aqui: http://www.aquaeden-shop.net/conceitos_1.html ou numa pesquisa por aqui ou no google. 3 - As calhas deverão ter o comprimento exacto do aquário, ou têm um comprimento mínimo? Quanto mais aproximado tiveres melhor, pois consegues uma melhor distribuição/iluminação do aqua. 4 - O aquário deverá ter travessas para a colocação das calhas? Existem calhas que já trazem apoios para colocar nas laterais do aqua outras podes suspender. Boas escolhas. EDIT: erros ortográficos. João Paulo, obrigado pela resposta. já coloquei uma questão na Aquaden para me sugerirem uma solução de iluminação para o meu caso. Citar
Recommended Posts