Recommended Posts

Publicado (editado)

Boa noite,

Estou a projectar um aqua de cerca de 100L (80x36x40). Ver o setup aqui

As plantas que estou a pensar colocar são:

Vallisneria spiralis

Egeria

Microsorum pteropus

higrofilas Rosanervig

anubia nana

Anubias barteri 'coffeefolia'

Cabomba caroliniana

Tenho bastantes duvidas no que concerne à iluminação:

1 - Qual a iluminação que devo colocar?

2 - O que é um T5 ou T8?

3 - As calhas deverão ter o comprimento exacto do aquário, ou têm um comprimento mínimo?

4 - O aquário deverá ter travessas para a colocação das calhas?

Agradecia que me ajudassem nestas questões.

Obrigado

Editado por SLF
Publicado: (editado)

Olá e bem vindo ao forum.

Penso que o QUO te respondeu basicamente à questão da iluminação, pois as plantas que escolhes-te são suficientes os watts que ele te indicou.

No entanto importa reflectires no seguinte:

Com a experiência e o gosto talvez suceda que comeces a querer mais plantas ou com um grau de exigência maior pelo que o upgrade à calha (seja ela qual for) será sempre necessário. Pensa mais à frente. Vê o teu orçamento. Vê se consegues construir, mandar fazer ou comprar já feita.

Quanto às tuas questões:

A suficiente para as plantas que estás a prever colocar (o QUO já te deu uma ajuda). Há quem aplique a regra de 1 watt de luz por 1 litro de água. É só fazer as contas.

Tenho um aqua de 112 litros e estou a pensar a ter 78 Watts, mas talvez aina baixe pois não quero plantas "exigentes", no entanto estou a considerar a possibilidade de que a calha possa ser alterada.

2 - O que é um T5 ou T8?

Lê por aqui: http://www.aquaeden-shop.net/conceitos_1.html ou numa pesquisa por aqui ou no google.

3 - As calhas deverão ter o comprimento exacto do aquário, ou têm um comprimento mínimo?

Quanto mais aproximado tiveres melhor, pois consegues uma melhor distribuição/iluminação do aqua.

Existem calhas que já trazem apoios para colocar nas laterais do aqua outras podes suspender.

Boas escolhas.

EDIT: erros ortográficos.

Editado por João Paulo Viegas
Publicado:
Olá e bem vindo ao forum.

Penso que o QUO te respondeu basicamente à questão da iluminação, pois as plantas que escolhes-te são suficientes os watts que ele te indicou.

No entanto importa reflectires no seguinte:

Com a experiência e o gosto talvez suceda que comeces a querer mais plantas ou com um grau de exigência maior pelo que o upgrade à calha (seja ela qual for) será sempre necessário. Pensa mais à frente. Vê o teu orçamento. Vê se consegues construir, mandar fazer ou comprar já feita.

Quanto às tuas questões:

A suficiente para as plantas que estás a prever colocar (o QUO já te deu uma ajuda). Há quem aplique a regra de 1 watt de luz por 1 litro de água. É só fazer as contas.

Tenho um aqua de 112 litros e estou a pensar a ter 78 Watts, mas talvez aina baixe pois não quero plantas "exigentes", no entanto estou a considerar a possibilidade de que a calha possa ser alterada.

2 - O que é um T5 ou T8?

Lê por aqui: http://www.aquaeden-shop.net/conceitos_1.html ou numa pesquisa por aqui ou no google.

Quanto mais aproximado tiveres melhor, pois consegues uma melhor distribuição/iluminação do aqua.

Existem calhas que já trazem apoios para colocar nas laterais do aqua outras podes suspender.

Boas escolhas.

EDIT: erros ortográficos.

João Paulo,

obrigado pela resposta.

já coloquei uma questão na Aquaden para me sugerirem uma solução de iluminação para o meu caso.

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!