Rui Guilherme Publicado Março 12, 2010 Publicado Março 12, 2010 (editado) Boas À algum tempo, formou-se um suposto casal no meu comunitário, onde tive cerca de 4 posturas sem que tivessse havido qualquer nascimento, pois comiam sempre os ovos. Então decidi separa o suposto casal dos outros discos, e coloquei-os num cubo de 50. Aí, tive até ontem, 3 posturas. Nas duas primeiras aos fim de dois dias os ovos tinham desaparecido (talvez comidos), porém, nesta ultima (terça à noite), decidi colocar uma rede a separar os ovos, rede essa que coloquei no dia seguinte à postura. Hoje, quando cheguei a casa, apesar da rede lá colocada, os ovos tinham desaparecido quase todos, só lá estavam 2 ou 3, que foram comidos logo após ter tirado a rede. A minha dúvida é se serão mesmo um casal e para isso precisava da opinião de alguém com experiência para tentar identificar o disco da imagem que é ele quem passa por cima dos ovos a fertiliza-los (penso eu) logo após à postura. Será um macho? O Azul Cobalto é a fêmea de certeza, pois é ela que põe os ovos. Se alguém puder ajudar, fico desde já agradecido. RPBG Editado Março 12, 2010 por rpbg FEEDBACK em RPBG obrigado
rikardo Publicado: Março 12, 2010 Publicado: Março 12, 2010 boa..penso que seja mesmo um casal o que pode aconteçer é que o macho é pequeno pode ser ainda novo deixa andar mais uns tempos e ja ves a evoluçao
MarquesDiscus Publicado: Março 12, 2010 Publicado: Março 12, 2010 Parece um macho mas só quando houver nascimento e que ficas com a certeza absoluta, da proxima vez poem a rede de forma a que eles não os consigam comer . Cump Marques
Rui Guilherme Publicado: Março 12, 2010 Autor Publicado: Março 12, 2010 Boas Obrigado pelos comentários. Da forma como a rede estava colocada era impossível eles chegarem aos ovos. Já agora agradecia mais comentários. Obrigado RPBG FEEDBACK em RPBG obrigado
Rui Guilherme Publicado: Março 13, 2010 Autor Publicado: Março 13, 2010 Boas Vá lá pessoal, mais ninguém dá uma opinião? RPBG FEEDBACK em RPBG obrigado
Rui Guilherme Publicado: Março 18, 2010 Autor Publicado: Março 18, 2010 Boas Mais uma desova, hoje ao fim do dia, e a quantidade de ovos e quase o dobro de todas as outras, a ver no que dá. Nem sei se ponha a rede ou não. RPBG FEEDBACK em RPBG obrigado
Carlos Couceiro Publicado: Março 18, 2010 Publicado: Março 18, 2010 tambem aposto que seja casal pelo sim pelo nao mete a rede, nem que seja para aumentares as hipoteses do nascimento para confirmares se sao casal ou nao
Rui Guilherme Publicado: Março 21, 2010 Autor Publicado: Março 21, 2010 Boas Estão desfeitas as dúvidas, já há vida para alem do casal. Pus a rede no segundo dia (ontem) e tirei-a agora pk alguns dos ovos já eclodiram e outros estão a eclodir. Não pus azul de metileno (não consigo arranjar) mas ainda assim não estão muitos fungados (20/25 +/-) RPBG FEEDBACK em RPBG obrigado
MarquesDiscus Publicado: Março 22, 2010 Publicado: Março 22, 2010 Boas Então parabens e boa sorte com esta primeira ninhada. Cump Marques
Rui Guilherme Publicado: Março 22, 2010 Autor Publicado: Março 22, 2010 (editado) Boas Morreram...hoje de manhã estavam cerca de 25 presos no cone a mexer e agora à noite quando cheguei não havia sinal de nenhum. Tb foi a 1ª vez. Agora que já tenho a certeza do casal, vamos lá ver a próxima que deve ser para a semana. Já cá tenho azul de metileno em pó e formol, não vai ser por falta de meios. Uma pergunta: O azul de metileno e o formol têm alguma influencia no filtro biológico? Obrigado RPBG Editado Março 22, 2010 por rpbg FEEDBACK em RPBG obrigado
Recommended Posts