Betas em copos


Recommended Posts

Nos tempos que correm cada vez menos haverá lugar para estacionamentos que não apresentem um nível elevado de qualidade,

 

Estabelecimentos? :)

 

Se pretende-se vender betas ou outro peixe pensaria primeiro em como adequar as minhas instalações aos peixes que pretendo vender. E ou tenho condições para os ter ou então simplesmente não os vendo.

 

Devia ser esta a pratica comum, e nao deitar os pobres coitados para dentro de um copo e rezar para que durem o tempo suficiente para ser vendidos, sao estas as lojas que se destacam para o consumidor experiente, e é este que compra produtos de expressao numa loja (filtros caros, iluminacao adequada...) nao me parece que seja o "menino carlinhos" que vai comprar um goldfish por semana para por num globo sem luz filtro e afins, que mantem uma loja em funcionamento...Parece me (e nao tenho qualquer conhecimento de causa acerca disto) que as lojas que realmente se querem fazer notar, devem apostar no cliente experiente e em como fazer chegar ao mesmo produtos a precos competitivos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Malubas realmente que raio de forma de generalizar as coisas, escreves que não queres atacar ninguém mas ao colocares toda a gente no mesmo pacote poderás estar a fazê-lo.

O que quis dizer foi que não queria atacar membro A ou B, só porque estão a postar neste tópico.

 

Agora a compra e venda nada tem a ver com o assunto aqui debatido, a questão baseava-se no facto de ser ou não legal manter os bettas naquelas condições.

Parece-me simples, as irregularidades não justificam qualquer necessidade. Existem sempre opções, podem é não valer a pena ai concordo mas então se não valem a pena não se metam nelas, deixem de vender os bettas.

Legal não é, mas será que os bettas ficariam melhores seguindo a legalidade?? È que ser legal não significa que seja o melhor, tal como já expliquei num post anterior. E se formos pelo conceito de deixar de vender por não ter as melhores condições deixavam de existir lojas de animais ou então cada loja passava a ter 2 bettas + 3 gupies + 2 discus e aí já era legal mas não evoluia a aquariofilia e duvido que se abrisse um tópico a dizer que portugal era excelente porque cada loja só tnha 4 espécies de peixes mas tudo legal e muito bem tratados

 

Agora um alerta, aqui ninguém faltou ao respeito por isso cuidado com as palavras Sr. Lojista Malubas.

Não percebi esta frase. Eu tb não vi ninguém a faltar ao respeito, por isso não sei porque se mencionou isso sequer. Não o tenciono fazer porque me considero uma pessoa bem educada. Tenho sempre muito cuidado com as minhas palavras.

E pareceu-me uma provocação "Sr. Lojista Malubas". Mas provocações podemos tratar por MP se quiseres. Não vale a pena sujar o tópico.

 

Para mim a solução seria, quem quisesse abrir uma loja de animais ou algo que tivesse a ver directamente com "vida animal" deveria ser sujeito a uma avaliação por parte da DGV "Direcção Geral de Veterinária" e aí sim as coisas começavam a mudar...Porque em vez de se fechar lojas e destruir a vida das pessoas que nelas trabalham, evitava-se que elas abrissem.

E aí sim havia lojistas certificados e pessoas em quem podiamos confiar.

 

Eu tenho uma vantagem que me permite perceber melhor as coisas.

Já fui e sou um consumidor, já fiz negócios na net, já comprei e vendi coisas em 2ª mão, já mandei vir de fora quando achei necessidade de o fazer. Agora também sou lojista e vejo que como consumidor estou errado em relação a muita coisa e tento alertar outras pessoas para isso.

 

Não apoio nem é do meu agrado as lojas venderem globos ou bettas em copos, ou muita coisa mais.

Mas tentem imaginar o que é passar 1 hora a explicar que não vendem globos porque os globos "matam" e coitado do peixe e por favor dê uma vida melhor ao seu peixe ou mais vale nem ter peixe, e a pessoa sair porta fora, aparecer passado uns minutos com um globo comprado nos chineses e vir comprar um peixe que vocês não podem recusar a vender,e no dia seguinte vir reclamar que o peixe morreu e quer outro e que a loja é uma porcaria.

Epá então pensam, secalhar mais vale eu vender o globo porque tudo o resto vai ser igual.

 

Ou então entrar um cliente e perguntar - Tem Bettas. E vocês respondem - Não tenho porque não tenho condições para os manter etc. etc. e ouvirem - Granda bosta de loja nem sequer tem bettas, vou dizer a toda a gente que nem vale a pena lá ir.

 

Desculpem os testamentos mas ando á muitos anos a ler e ouvir muita coisa e só hoje calhou vir cá escrever.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Alguém me sabe dizer qual é o decreto de lei (ou algo parecido) que proíbe a exposição para venda, de Betas em copos?

 

Preciso disso porque na loja de animais do Arena Shopping, em Torres Vedras, têem lá uma carrada de betas nessas condições.

 

Já os chamei a atenção por 3 vezes, mas fizeram ouvidos moucos... e para pedir o livro de reclamações, quero ter esta informação, para lhes poder esfregar na cara.

 

E já agora, pessoal da zona de Torres, após a divulgação desta informação, pedia-vos encarecidamente que fizessem o mesmo, caso isso ainda se verifique.

 

 

Desde já o meu muito obrigado pela possível ajuda,

Ricardo

 

Boas, acho isso mal.

Mas já ouvi dizer que se forem postos em recipientes individuais morrem menos(pele lógica se um estiver doente não infectará os outros

Os copos são escolhidos como recipientes devido provavelmente ao seu preço visto que uma loja não consegue suportar os custos de um aquário para cada peixe.

E não te deves esquecer que todos os gastos das lojas são pagos pelos clientes ainda que não venham na factura.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O engraçado disto tudo é:

Forum de aquariofilia - Todos acham que os lojistas são uns chulos e más pessoas etc. etc. E lá fora é que é bom e barato.

Forum de carros telecomandados - Todos acham que os lojistas são uns chulos e más pessoas etc. etc. E lá fora é que é bom e barato.

Forum de roupa - Todos acham que os lojistas são uns chulos e más pessoas etc. etc. E lá fora é que é bom e barato.

Forum de máquinas fotográficas - Todos acham que os lojistas são uns chulos e más pessoas etc. etc. E lá fora é que é bom e barato.

Qualquer forum a que se vá - Todos acham que os lojistas são uns chulos e más pessoas etc. etc. E lá fora é que é bom e barato.

 

Então porque não se vão embora daqui pra fora?? Porque sabem que quando chegarem lá fora, irão perceber que não passam de uns fraquinhos e que mais valia era tarem quietos e falar só daquilo que realmente percebem.

 

 

A minha questão de ofensas era sobre esta parte....

 

Claro que concordo que o legal pode não ser o melhor, mas não era isso que estava a ser debatido mas sim se havia algo legal para se queixar de um acto, manter bettas em copos.

 

Não sou lojista mas já passei muito tempo em lojas e sei o comportamento de alguns clientes, inclusive com os globos, cada um tem a sua opinião e faz o que achar melhor, eu jamais vendia globos mas sei que o argumento utilizado é "se eu não vender o cliente compra na loja ao lado".... O que tem que se mudar é mentalidades e isso claro que leva tempo e nunca será a 100%.

 

Mas o importante é cada um ter a sua consciência tranquila de que tudo fez para o bem estar dos animais e da evolução do nosso hobby, seja Sr. Lojista, seja Sr. Cliente.

 

 

Agora não posso aceitar de forma nenhum a desculpa de que se não cumprirem a lei tem que fechar e vão todos para o desemprego, isto é negócio todos os negócios são assim, uns fecham outros abrem, uns apostam na qualidade outros não, uns podemos afirmar que tem uma BOA loja outros não....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Claro que concordo que o legal pode não ser o melhor, mas não era isso que estava a ser debatido mas sim se havia algo legal para se queixar de um acto, manter bettas em copos.

Haver há, aliás há sempre algo legal para nos queixarmos de quase tudo, o que pretendi aqui alertar é que temos que ter cuidado quando o fazemos, porque podemos estar a prejudicar mais do que ajudar.

 

Não sou lojista mas já passei muito tempo em lojas e sei o comportamento de alguns clientes, inclusive com os globos, cada um tem a sua opinião e faz o que achar melhor, eu jamais vendia globos mas sei que o argumento utilizado é "se eu não vender o cliente compra na loja ao lado".... O que tem que se mudar é mentalidades e isso claro que leva tempo e nunca será a 100%.

Nunca digas nunca, eu também já o fiz e infelizmente tive que me render. Durante anos perdi dinheiro, perdi clientes, fui apelidado de mau vendedor e mal educado pelo simples facto de me recusar a vender globos e comecei a pensar que secalhar "O burro sou eu".

 

Mas o importante é cada um ter a sua consciência tranquila de que tudo fez para o bem estar dos animais e da evolução do nosso hobby, seja Sr. Lojista, seja Sr. Cliente.

Sim é muito importante, mas quando começa a faltar o €€ no fim do mês que vai para o zé da esquina que tem 100 bettas em copos e globos de todos os feitios, essa percepção da consciencia tranquila já muda um pouco, pelo menos a minha mudou.

 

 

Agora não posso aceitar de forma nenhum a desculpa de que se não cumprirem a lei tem que fechar e vão todos para o desemprego, isto é negócio todos os negócios são assim, uns fecham outros abrem, uns apostam na qualidade outros não, uns podemos afirmar que tem uma BOA loja outros não....

Não vão todos para o desemprego, mas sobrariam só os que têm €€ para legalizar tudo o que é necessário e por vezes o que é legal não faz sentido e prejudica mais do que ajuda, e isto passa-se em todos os ramos de comércio.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estamos a discutir o que a mim não parece ser discutível, a aplicação da lei deve ser sempre feita, pode não se concordar mas tem que se reger por ela.

 

Cada um pode falar por si, como referi antes conheço casos de lojistas que cederam para não perderem os clientes, é a velha questão de vender um discu para colocar num aquário de plástico com 10L, por mais que se diga que isso não deve ser feito o cliente insiste e o que vai o lojista fazer? Vender...

 

Mas isso não é quebra de LEI e a questão aqui discutida é uma clara violação da lei, doa a quem doer.

 

 

Eu falo por mim, havendo conhecimento não coloco o lucro acima do cumprimento da lei.

 

Eu evito e recuso-me a comprar seja o que for numa loja que tenha bettas expostos em copos plásticos, faço a minha parte, tento educadamente e com bom senso questionar o pq mas comigo não contam.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos.

 

Achei interessante alguns aspectos levantados pelo user Malubas que de forma alguma me pareceu ofensivo.

 

Tentarei não fugir do tema do post.

 

Existe um Decreto Lei que define as normas que devem ser cumpridas no acondicionamento dos animais de companhia

 

Aplica-se a cães, gatos, hamsters, repteis, peixes etc. etc.

 

No caso dos Bettas:

 

Artigo 31.º

Condições particulares para a manutenção de peixes

A manutenção de peixes deve obedecer às seguintes condições:

1) Em cada aquário devem ser indicados os seguintes dados:

a) O nome científico dos peixes, sempre que possível;

b) O grau de salinidade ou a densidade da água quando se trata de água do mar;

c) O Ph quando se trata de água doce;

d) A dureza (gH e kH) ou a conductividade quando se trata de água doce;

2) As condições para a manutenção de peixes de água doce são as seguintes:

a) Os aquários devem dispor uma capacidade de, pelo menos, 45 l, correspondente a 2 l ou a 3 l de água por 10 cm de peixe, ou seja, no máximo, 90 peixes de 2,5 cm em 45 l de água;

b) Não é admitida a manutenção de peixes vermelhos em aquários de forma esférica;

c) A água de cada aquário deve ser filtrada por um sistema de filtração, individual ou centralizado, sendo indispensável e obrigatória a filtração permanente nos casos de forte taxa de ocupação com peixes de espécies frágeis;

d) Os peixes devem apresentar uma respiração normal e calma, devendo o teor em nitrito (NO(índice 2) -) ser sempre inferior a 0,3 mg por litro e o teor em oxigénio ser sempre superior a 5 mg por litro;

e) Os aquários devem ser aquecidos de tal forma que a temperatura seja adequada aos peixes que alojam devendo a intensidade de iluminação e a qualidade da luz ser tais que o crescimento de plantas seja possível;

 

Lendo este trecho do Decreto Lei, sabemos perfeitamente quais são as lojas cumprem ou não o exposto aqui e podemos perceber que esta será uma das razões porque é que não existem estes peixes em outras lojas.

 

Cabe ao consumidor/cliente que deve evitar comprar e contribuir no esclarecimento e alerta sobre o acondicionamento destes animais e cabe ao proprietário para além do cumprimento da Lei, melhorando as suas condições de acondicionamento destes animais ou optar conscientemente por não vender a espécie.

 

Acredito que o "nome" de uma loja se faz pela qualidade dos seus produtos, sejam eles caros ou não (e isso são outras águas), mas sim os conhecimentos/confiança que o lojista transmite na altura de escolher o peixe ou o material.

 

Fiquem bem...

 

EDIT: erros ortográficos

Editado por João Paulo Viegas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

No caso especifico dos bettas, que eu saiba nenhuma loja tem condições para os manter dentro da lei.

A não ser que os misture com os outros peixes, e aí volto aos meus posts iniciais...Se a ideia é lutar pela sobrevivencia dos bettas o melhor é que as lojas os mantenham em copos, porque se os misturarem com os outros peixes a taxa de mortalidade será cerca de 80%...enquanto nos copos desce para 20%.

 

E se a ideia for. "Quem não tiver condições, então não os venda" teria que se acabar com os bettas em portugal. Ou teria que se mudar a mentalidade de 80% dos clientes.

 

Devia ser esta a pratica comum, e nao deitar os pobres coitados para dentro de um copo e rezar para que durem o tempo suficiente para ser vendidos, sao estas as lojas que se destacam para o consumidor experiente, e é este que compra produtos de expressao numa loja (filtros caros, iluminacao adequada...) nao me parece que seja o "menino carlinhos" que vai comprar um goldfish por semana para por num globo sem luz filtro e afins, que mantem uma loja em funcionamento...Parece me (e nao tenho qualquer conhecimento de causa acerca disto) que as lojas que realmente se querem fazer notar, devem apostar no cliente experiente e em como fazer chegar ao mesmo produtos a precos competitivos

Boas Nuno...atenção a um pormenor "o menino carlinhos" já foste tu e eu, e todos os que estão neste forum.

E se pensares bem os clientes experientes são os que frequentam os foruns e mandam vir de fora os artigos etc, logo não fazem assim tanta diferença.

Se tivermos a falar de uma aquaplante ou Naturline ou outras de topo sim tens razão, é o cliente experiente que faz a diferença...mas não me parece que nenhuma dessas lojas tenha bettas em aquarios de 45lts e no entanto os clientes experientes compram lá e não é por isso que deixam de ser excelentes lojas.

 

Na minha altura de viciado a andar de loja em loja todos os dias...eu pensava da seguinte forma.

- Perguntava o porquê de terem bettas em copos.

Se a resposta fosse. - Porque sim, ou porque podemos ter mais. Epá má loja, não merece.

Agora se a resposta fosse. - Porque os bettas no seu habitat natural vivem em poças com pouca quantidade de água e porque já tentei várias vezes colocá-los com outros peixes e morrem sempre, e porque tenho muita circulação de água nos aquários,logo os bettas não se dão bem com isso. - Epá boa loja, merece.

 

Mas cada um tem a sua maneira de ver as coisas e ainda bem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só uma achega.

 

Devido à minha actividade profissional lido diáriamente com a aplicação de variada Legislação e imposições legais, algumas delas adapatações de normas europeias.

 

Em algumas delas é extremamente dificil o cumprimento de imposições, ou porque as implicações fisicas/monetárias impedem a aplicação das mesmas ou ainda os obstáculos são tantos que as pessoas/empresas se vêm confrontados com a opção de transgressão (consciente ou por desconhecimento) ou ainda provocando a desistência do objectivo a que se distinam as regulamentações.

 

Ora para quem gosta de aquariofilia e deseja montar/manter uma loja de aquariofilia depara-se logo com várias dificuldades e nos tempos de hoje, manter uma loja aberta implica uma série de condicionalismos que apenas por carolice se mantêm abertas. E tal nota-se quando lêmos o que alguns comerciais por aqui desabafam.

 

Acho que nesta questão dos bettas deve de haver não só uma atenção do comerciante bem como do aquariofilista que deve identificar quando ocorrem mesmo atentados à saúde destes animais.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Isto é assim, se havia pessoas oou lojistas que dizem que gostariam de ter melhores condiçoes para os peixes, ou nao vendcer globos ou peixes de agua fria para globos há uma soluçao muito simples. Quem nao tem meios seja economicos seja do que for para abrir uma loja com todas as condiçoes nessesarias para manter um SER VIVO que sente como qualquer outro nao a abre. E acabava-se assim, em vez de ter uma loja de animais abre um café. Para mim uma pesssoa para abrir uma loja de animais deve gostar deles e para mim uma pessoa que mantem bettas em copos ou um milhar de guppys em aquarios de 50 litros nao gosta de animais.

cons.jpg*
Link to comment
Partilhar nas redes sociais