Sistema Jaubert x Mangue


Jaubert x Mangue  

3 votos

  1. 1. Qual o melhor?

    • Mangue
      1
    • Sistema Jaubert
      2


Recommended Posts

Pessoal pensei em colocar o Sistema Jaubert no Aqua, mas vi muita gente montar Mangues em seus aquas em um local a parte,

 

Vantagens e desvantagens:

O Sistema Jaubert só retira o Nitrato, enquanto o Mangue retira o Nitrato e o Fosfato,

Contudo o Sistema Jaubert só dispende trabalho no inico da montagem, enquanto o de mangue necessita de uma maior atenção com as Raizes, com o substrato, com as podas, com as trocas de iluminação, dentre alguns outros.

 

Custos: o preço do custo do mague é relativo as suas manutenções (troca de iluminação, substrato), a um aquario a parte e um sitema de retirada e retorno da água seja do sump ou direto para o aquario o que faria com que tivesse de ser adiquirida palo menos 1 bomba seja para retorno (Mangue mais baixo do que o aquario de retorno) ou para a entrada da água, acho mais viável (caso o Mangue esteja mais elevado).,

enquanto para que o Sistema Jaubert tenha o mesmo efeito que o anterior seria necessária a utilização de uma resina removedora de Fosfato, o que muitos tentam evitar (resinas) ao utilizar o Sistema anterior.

 

Utilização simultânea: percebi que é totalmente inviável, pois o primeiro Sistema mantem os níveis de Nitrato muito baixos e por isso não se teria tal substância em concentrações suficientes para se manter um Mangue.

 

Então fica a pergunta Qual o Melhor?

 

P.S.: Se falei alguma asneira por favor me consertem que eu edito o topic. Se tiverem em mente mais alguma vantagem ou desvantagem me digam ou ainda algum sitema alternativo.

 

Espero a opinião de todos.

Editado por Diogo Albuquerque
Link to comment
Partilhar nas redes sociais