ajuda a recuperar um aquario


flf92

Recommended Posts

ola pessoal... agradeço desde ja a a quem me poder dar uma ajuda.

o meu problema e o seguinte:

 

como quasse toda a gente, desde pequenino que gostava de ter uma "de mar ou rio" na minha casa, mas nunca tive a ipotese de comprar uma aquario, ate que agora tive uma oportunidade de ter um. (tem as dimençoes de 120X50x70 cm 420 litros)

 

O aquario era de uma marisqueira que fechou a 15 anos e esteve ate agora sem nada so com algumas caixas dentro dele... sendo eu um amador nesta materia nao sei como a que o eide limpar sem o contaminar, para depois nao matar os peixes, nem sei se opte por agua doce ou salgada, fria ou quente, nao sei que filtro devo usar nem nada do genero.

 

Queria saber y«tambem se e precisso por algum tipo de cola nas juntas para que nao se de com o pesso da agua.

 

Ja agora gostava de saber quais as especies de plantas e peixes que devo colocar primeiro, para criar um ecocistema equilibrado

 

 

Agradeço desde ja a vossa opiniao

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vou dar um simples conselho, se tiveres uma varanda ou um terraço coloca o aquario todo apoiado em cima de uma placa de esferofite e enche até a rolha para verificar se ainda está estanque.

Querias montar um doce ou salgado?

 

 

em principio seria de agua doce pois ainda nao tenho muita esperiencia, e ja ouvi disser que de agua salgada e precisso ja ter algumas noçoes

 

obrigado pela resposta

 

Cumprimentos

 

Sendo ainda iniciado e derivado aos custos que um salgado leva sugeria começar mesmo pelos doces e seguir o conselho do Ismenio para verificar antes se não existem fugas no aquario.

 

obrigado pela dica...

 

e depois que especies a que posso iniciar? quer disser quais a que seram menos sensiveis?

 

 

cumpreimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá, bem não sou nenhum especialista, alias so muito amador neste campo ( para ja! xD ).

 

 

A minha ideia é a seguinte, bem o aquário teve muito tempo parado e o silicone que o segura já tem alguma idade eu sugeria que o levasses a uma vidraria para

o desmontar, limpar , e voltar a colar-los novamente para ter a certeza que ele não se desfasa todo, para que depois de tanto tempo de espera para ter o teu

mundo aquático tudo te corra bem.

 

Antes de avançares, lê ... lê muito aqui no fórum pergunta explora .... é a melhor maneira de evoluíres e fazeres um grande e estável projecto.

 

Esta é a minha dica, pode nao ser nada de especial mas espero que te tenha ajudado, boa sorte.

 

 

Cumprimentos,

Pedro Ribeiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

obrigado pela tua dica. E desculpa eu estar a fazer a pergunta em dois sitios mas e que ainda nao sei bem usar o forum

 

Boas,

 

A melhor maneira de meteres o aqua a bombar a meu ver era passares para a minha casa ;):)

 

Realmente a melhor maneira é mandar desmontar, vem limpinho e silicone novinho para cima devido à quantidade de água que ele leva não queiras que ele comece a espalhar água pela casa, até podias experimentar na varanda ou no quintal mas se ele rebenta pode partir o vidro e ai esquece o teu projecto que já não tem retorno eu no teu lugar não facilitava era mesmo mandar a quem percebe desmontar, limpar, silicone fresco, deixar secar e está pronto para levar com água a meu ver de longe a opção mais viável e segura, é que 420 litros ainda é um bocado de pressão no vidro já para não falar que ficavas com água pelos tornozelos, pensa bem,

 

cumpz

 

Edit: esqueci-me de salientar uma coisa, +440 kg numa varanda não é boa ideia elas não foram feitas para levar com tanto peso num local só...

Editado por PauloAgra
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

vidraria?!?!!? pra que?

 

SILICONE

há silicone de aquarios à venda. se achas que o aquario nao é seguro, é facil aplicares, tens que usar fita cola para proteger a zona onde nao queres silicone, ou seja como quando pintas a casa com cores diferentes e nao queres pinta uma zona, metes fita coloa à volta da zona onde estás a pintas, e está a andar de vela.

 

Parabens, excelente aquario, que sorte!!! =D Esse vidro é grosso? é que é um aquario muito alto, e quanto mais alto o aquario, mais instavel é, logo vidro mais grosso. mede a grossura do vidro para sabermos se é seguro ou não.

 

Agua doce Vs Água Salgada

sugeria fazeres dele um aquario de água doce, pois na água doce podes soltar a tua imaginação, a variedade de peixes e plantas permite-te fazer um pequeno mundo. Se em vez de fazeres um pequeno mundo, preferes peixes pela sua coloração, ai se calhar é fazeres dele um aquario de água salgada, com peixes tropicais. se bem que existam peixes com coloração na agua doce que rivalizam com a salgada, como os peixes da familia dos arco-iris.

 

eu sugeria ires logo para água quente. logo precisas de filtro (compra um externo, pois é mais facil a sua manutenção e depois usas umas plantas para tapar a mangueira do externo). compra um termoestato potente em watts, e mete junto a mangueira, para também esconderes isso atrás das plantas.

 

PEIXES RESISTENTES

os melhores peixes sao aqueles que já se conhece a sua reprodução em aquario.

 

peixes resistentes na água quente tens:

várias variedades de tetras, em que se destacam os tetra preto (ou viuvas), peixes mais resistentes que os de água fria, mas há outros tetras igualmente resistentes, como os buenos aires. Esta resistencia é não só nas condições da água de um aquario novo, como também a doenças, como o ictio.

 

Os Ciclideos kribensis também são muito resistentes, se bem que com uma personalidade demasiado forte.

 

Penso que os peixes de fundo, quer os plecos quer os ancistrus mostram-se também muito resistentes, mesmo a doenças, além de serem uteis ao aquario, comem algas, se bem que os plecos sejam pouco eficientes, os ancistrus, por outro lado, sao conhecidos campeões no consumo de algas, se bem que necessitam de comida extra para não morrerem de fome.

 

PLANTAS RESISTENTES

Plantas, recomendo Vallisneria spiralis, ves a planta a se desenvolver, e é belissima e util aos peixes. é a melhor e a mais facil das valisnerias. Tenho spiralis, gigantea e tortissima. Se bem que ainda não tenho a Vallisneria nana para poder comentar, ando atrás dela. A mais bonita e de mais "dificil" desenvolvimento é a Tortissima

 

Outra planta resistente e belissima, mas infelizmente muito lenta a se desenvolver, é a Anúbia folha de café (Anubias barteri 'coffeefolia').

 

outra planta facilima e util é a Egeria. Recomendo a Egeria Naja, em vez da mais comum Egeria Densa. A Egeria naja tem as folhas mais compactas e vergadas, que permite esconder melhor o que tiver atrás e pode ser melhor usada pelos peixes para a reprodução, além de consumirem nitratos e oxigenam a água, igual à Egeria Densa. Alta oxigenação é importante para os ancistrus por exemplo e outros peixes mais robustos.

 

Podes por também higrofilas, plantas do mais facil que há, podes partir em bocados, que ela cresce de qualquer maneira e também é util para comer nitratos da água.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola

 

um aquário de 420 L??? era o meu sonho :) um dia pode ser que tenha metade disso :)

 

o tipo de aquário depende simplesmente dos teus gostos... :P

os de agua doce são mais fáceis de mater que os de agua salgada...

 

agora agua fria ou quente?? eu gosto mais dos de água quente... acho que tens mais variedade :medieval_mace:

 

 

Agora um conselho antes de compares peixes, plantas, equipamento.... lê muita coisa... mas mesmo muita...

 

Tira duvidas sobre tudo, mesmo que te pareçam coisas ridículas ... ;) vais poupar vidas (peixes e plantas) e euros :D

 

Boa sorte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas...

 

Antes de mais bem vindo a este mundo da aquariofilia e boa sorte com esse aquario...

 

Na minha opiniao deves levar o projecto por fazes... antes de pensar em colocar peixes e afins tens que recuperar o aquario que pelo que ja foi comentado deve estar estragado...

 

Vais colocando por ca e aos poucos o teu desenvolvimento e a malta por ca vai dando uma ajuda...

 

Volto a salientar que deves levar isso tudo por fases e com calma...

 

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O aquario aparentemente nao esta danificado. mas li aqui no forum que com o tempo o silicone se vai desgastando e como ainda leva uns litros valentes acho melhor pedir ajuda..

Ja agora nim guem sabe de um nome especifico de um silicone para aquarios ou um siti em que possa comprar..

 

Estou a gostar muito do forum.

 

=D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O aquario aparentemente nao esta danificado. mas li aqui no forum que com o tempo o silicone se vai desgastando e como ainda leva uns litros valentes acho melhor pedir ajuda..

Ja agora nim guem sabe de um nome especifico de um silicone para aquarios ou um siti em que possa comprar..

 

 

 

Boas

 

 

Você sabe informar de quantos mm é o vidro ? Para um aquário desta proporção

o vidro tem que ser reforçado e o aquário deve ter travas. É melhor se certificar agora

do que ter aborrecimentos depois.

 

Jaqueline

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O aquario aparentemente nao esta danificado. mas li aqui no forum que com o tempo o silicone se vai desgastando e como ainda leva uns litros valentes acho melhor pedir ajuda..

Ja agora nim guem sabe de um nome especifico de um silicone para aquarios ou um siti em que possa comprar..

 

Estou a gostar muito do forum.

 

=D

 

 

Se nao tem qualquer experiência na colagem do aquário o melhor é pedir ajuda... Talvez encontre por cá algum membro que more perto de si que lhe possa ajudar....

 

Quanto ao silicone eu uso um que se encontra a venda na Leroy Merlin chamado Silicone para aquário neutro Quilosa K95 este o que acho mais em conta

também já encontrei no bricomarche na secção dos animais um Silicone próprio para aquário é só la ir ver...

 

Caso tenha duvidas quanto ao estado do seu aquário coloque por cá fotos que o pessoal acaba por ajuda-lo

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

 

Você sabe informar de quantos mm é o vidro ? Para um aquário desta proporção

o vidro tem que ser reforçado e o aquário deve ter travas. É melhor se certificar agora

do que ter aborrecimentos depois.

 

Jaqueline

pois ainda nao sei a medida exacta. mas deve ser o ideal, pois esteve 5 anos em funcionamento

 

 

cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.