eXistenZe Publicado Março 6, 2010 Publicado Março 6, 2010 Bom dia a todos. Como o tópico indica, estou interessado em iniciar-me na aquariofilia e precisava de umas dicas valentes sobre o material e uns artigos gerais sobre as condições da água (já vi aqui bastantes links no fórum mas são tão específicos e longos que confesso que ainda não tive votade de ler tudo). Sobre o material já vi aqui um tópico interessante ( http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=70482 ) de onde vou tirar algumas dicas. Pretendo um aquario de +- 60x35, portanto à volta dos 60l. Existe algum artigo com indicações gerais para o tipo de material necessário para um aquario destes? Potencia da lampada, filtragem, termostato, etc. Pretendo meter lá dentro no máximo um escalar, um beta, 4 ou 5 guppys e talvez um ou dois limpa-vidros. Algumas indicações para o tipo de fundo, pedras e sobretudo plantas que se devam meter lá dentro? Desde já obrigado pelo tempo. Citar O meu aqua 200l A minha calha 36x3W LED
Ruy M. Publicado: Março 6, 2010 Publicado: Março 6, 2010 Quanto ao termoestato: um de 75 ou 100watts é o suficiente. Filtragem: para 60 litros eu recomendo um filtro interno, existem inumeras marcas no mercado. Na propria embalagem indicam a litragem para a qual foram feitos. Iluminação: depende do que queiras. Se pretenderes ter um plantado tens que ter uma iluminação até 60 watts, depende depois também do tipo de plantas em questão. Se for apenas para iluminar os peixes 20-30 watts chegam perfeitamente. Quanto aos peixes: Tens que ter em atenção o facto de cada especie de peixe possuir exigencias distintas. Um escalar para 60 litros na minha opinião está fora de questão, além diss são também peixes que gostam de estar na companhia de outros semelhantes. O beta é um peixe agressivo e territorial, pode fazer mal aos guppies. Depende depois do especimen em questão. Há também quem diga que 60litros para um beta é pouco. Aconselhava-te os tetras, mas não te esquecas que estes são em regra peixes de cardume. Tens que ter no minimo 6 individuos. Quanto ao substrato depende daquilo que queiras ter e fazer no aquario, sem saber isso não te podemos ajudar. Citar
eXistenZe Publicado: Março 7, 2010 Autor Publicado: Março 7, 2010 Obrigado pela resposta. De facto o escalar é o meu peixe preferido... Aqui há uns anos adorada a forma como um peixinho conseguia reconhecer uma lata de comida ao longe e segui-la através do vidro. Ainda durou bastante tempo, mas acabou por morrer visto eu não perceber nada de manutenção de aquarios na altura. É pena se não conseguir ter um agora... Talvez seja preferível tentar meter um aquário de 80cm, mas não vai ser muito fácil. Existe alguma marca de aquários ou kits ou lojas online que recomendem? Para o equipamento, claro. Citar O meu aqua 200l A minha calha 36x3W LED
eXistenZe Publicado: Março 8, 2010 Autor Publicado: Março 8, 2010 Boas de novo. O aquário que em principio vou comprar é o Eheim MP aquapro 60 XL 84l. Penso que já será suficiente para uns peixinhos de maior exigência em espaço. Alguém sabe se é facil trocas as lâmpadas deste kit? O que eu não sei mesmo nada é sobre compatibilidades de peixes e sobretudo de plantas para o aquario. Onde posso ler umas dicas sobre isto? Acham possível ter uns 4 tetras e uns 4 neons + limpa vidros + limpa fundos + 2 ou 3 peixes maiores em 80l? Ou já é muita coisa? Também queria gastar algum espaço com uns troncos pequenos + plantas + a areia toda. Citar O meu aqua 200l A minha calha 36x3W LED
Ruy M. Publicado: Março 10, 2010 Publicado: Março 10, 2010 Para escolher os peixes a introduzir no aquario tens que pensar na especie principal, todas as outras serão subsidiárias, ou seja, as outras é que terão que ser compativeis. Sim, podes ter algumas especies de tetras junto com escalares, mas recomendo que leias o que disse anteriormenete. Os tetras são peixes de cardume, no minimo dos minimos tens que possuir 6 individuos de cada especie epecifica de tetra. Nos neons terás que ter então no minimo 6 exemplares. Os neons são tetras, tetra paracheirodon. Respondendo ao que queres, podes ter uns 2 ou 3 escalares, os tais tetras, limpa fundos e vidros. Todas as lampadas são faceis de trocar, questão diferente é se serão faceis d encontrar e se é adequado ao que pretendes. Que sistema é? Citar
eXistenZe Publicado: Março 10, 2010 Autor Publicado: Março 10, 2010 (editado) Agora estou a ficar um pouco desiludido. Estava a pensar em comprar o mp aquapro 60xl na natureline mas eles não têm stock. Depois pensei em encomendar um à medida à scalare mas eles não fazem transporte do aquario. Infelizmente aqui em Braga não há nenhuma loja decente e nos arredores pelo que estive a ver não existe grande stock de aquarios. De facto a melhor solução era a segunda mas não vou a setubal buscar um aquario de 90 litros. O que sugerem? Viver no norte às vezes é complicado... EDIT A scalare fazia o aquario (65x35x40) por 38e, a casadonemo por 55e (a frase "O valor do iva só é acrescentado caso o cliente manifeste esse interesse" é curiosa no entanto) e a arcadenoe disse-me 85e por telefone e ficou de mandar mail. Alguém pode confirmar a qualidade destes aquarios? A scalare está fora de alcance, infelizmente. Esta calha ficará bem no aquário ou será muito grande? http://crystalred.eu/detalhe.php?art=1234 Para filtro pensei no EHEIM Classic 2211. O 2213 é 15e mais caro, será que compensa para 80l? Termostato o EHEIM JÄGER 100W deve ser suficiente. Editado Março 10, 2010 por eXistenZe Citar O meu aqua 200l A minha calha 36x3W LED
João Paulo Viegas Publicado: Março 11, 2010 Publicado: Março 11, 2010 Olá e bem vindo Nas grandes superficies poderás encontrar alguma coisa que valha a pena agora que te estás a iniciar, principalmente o aquário. É questão de procuráres atentamente. Citar Ajuda em Aquariofilia Mas que raio é o Ciclo do Azoto? ex-membro FinwePalintir
eXistenZe Publicado: Março 12, 2010 Autor Publicado: Março 12, 2010 Bem, o aquário já está encaminhado graças à mania dos peixes. Recomendo a toda a gente cá da zona. Já tenho o eheim 2213 cá em casa e testado (não resisti) e ele vai arranjar-me a calha de iluminação. Fora isso já encomendei o termostato de 150W, um sistema de CO2 mínimo (que vai ser adaptado para caseiro) e os substratos (elos mineral, terra zero e terra). Para plantado esta a pensar em: Vesicularia dubyana (Musgo de Java) e Eleocharis "Mínima" para fundo; Rotala Nanjenshan, Anúbias Anã, Lysimachia nummularia 'Aurea', Cabomba caroliniana, Myriophyllum aquaticum ou Myriophyllum hippuroides. Destas vou escolher as que me forem mais fáceis de arranjar. A fauna vai passar por: 1 ou 2 Pterophyllum scalare ou 1 Betta splendens; 2 Otocinclus spp.; 2 Parotocinclus jumbo ou Parotocinclus spilosoma; 6 Trichopsis pumila; 6 Poecilia reticulata; 3 Gymnocorymbus ternetzi. Serão peixes a mais para 85l? Também não tenho grande noção sobre a raridade deles, serão faceis de arranjar? Agradecia opiniões. Citar O meu aqua 200l A minha calha 36x3W LED
João Paulo Viegas Publicado: Março 12, 2010 Publicado: Março 12, 2010 Bem que investimento... Boa sorte então. Não te esqueças de ir colocando umas fotos da montagem no respectivo tópico. Citar Ajuda em Aquariofilia Mas que raio é o Ciclo do Azoto? ex-membro FinwePalintir
eXistenZe Publicado: Março 12, 2010 Autor Publicado: Março 12, 2010 Alguém sabe se colocar 2 saídas (e 2 pedras difusoras) no aquário em vez de uma prejudica um sistema de CO2 caseiro? Estive a fazer uns testes e com duas saídas foi impossível provocar a drenagem do "aquário", mesmo com sifonagem. E esteticamente poderá ficar mais bonito ter 2 fontes de bolhas. Já alguém teve problemas com garrafas a rebentar ou vazar devido a pressão excessiva? Citar O meu aqua 200l A minha calha 36x3W LED
Recommended Posts