"Beginner" neste mundo!!


pxl

Recommended Posts

Olá a todos!!

 

Parabéns pelo fórum que têm!!!

 

Sempre gostei de aquários mas nunca tive um... (pelo menos a sério)..

 

Tenho um globo grande com uma "carpa"???!!! dentro.. :transport027:

 

Já andei por aqui a ler muitos tópicos e sinceramente (o que é natural) as dúvidas ainda são mais.... :confused4:

 

 

Mas sei que a malta vai ajudar.

 

1-Vi que se pode fazer bons negócios aqui, mas ainda não entendi uma coisa... Como enviam os peixes por correio??? É seguro?

 

2- No tópico dos "primeiros passos" li que no fundo do aquário se deve colocar substrato e areão ou areia.. o que é o substrato e para que serve?

 

3- As plantas também se dão em água fria?

 

4- Queria montar um aquário de água fria para "testes" quais os elementos fundamentais para esta montagem?

 

5- Vi um aquário completo com todos os acessórios "Aquapor Sirus 100*40*30 mais ou menos por 139 euros é bom negócio?

 

Peço desculpa pelas questões... Mas como disso ainda sou muito verde...

 

Cumps.

 

PXL

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Antes de mais, bem vindo ao forum. Acaba de preencher o teu perfil que é obrigatorio.

 

Vamos la ao que interessa,

Ter um peixe num globo é proibidissimo por varias razoes.

- o animal nao tem pontos de referencia e pode acabar a andar a roda e morrer de stress.

- os peixes de agua fria crescem muito. chegam a atingir 30cm, pelo que requerem aquarios grandes. Pelos menos 120L para o primeiro.

- é complicado ter um filtro num globo.

 

Respodendo as tuas perguntas:

1) Normalmente nao se enviam peixes pelo correio. Caracois e camaroes vao sem problemas.

2) Substrato é o "chao". Existe o fertil, o nao fertil e o inerte. O fertil, possui nutrientes para as planas. O não fertil nao possui esses nutrientes mas pode alterar as caracteristicas da agua. O inerte, tipo areao de rio, nao altera caracteristicas da agua, nem tem nutrientes para as plantas.

3) Algums plantas dao-se em agua fria. O problema maior é que se forem "tenrinhas" o peixes comem-nas. Mas podes colocar, elodeas, valisnerias..

4) Os elemtos fundamentais para um aquario de agua fria, sao os mesmo para agua quente, mas sem termoestato. Um bom filtro. O peixes de agua fria sao mto porcos, por isso o filtro deve fazer pelo menos umas 5x o volume do aquario. Manter estaveis os niveis de pH. Manter a zero a amonia e nitritos.

5) Neste ponto nao faço ideia, mas por norma os kits vem sub-dimensionados.

 

[C4]

Existem apenas 10 tipos de pessoas. Os que sabem binario e os que nao sabem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Antes de mais, bem vindo ao forum. Acaba de preencher o teu perfil que é obrigatorio.

 

Vamos la ao que interessa,

Ter um peixe num globo é proibidissimo por varias razoes.

- o animal nao tem pontos de referencia e pode acabar a andar a roda e morrer de stress.

- os peixes de agua fria crescem muito. chegam a atingir 30cm, pelo que requerem aquarios grandes. Pelos menos 120L para o primeiro.

- é complicado ter um filtro num globo.

 

Respodendo as tuas perguntas:

1) Normalmente nao se enviam peixes pelo correio. Caracois e camaroes vao sem problemas.

2) Substrato é o "chao". Existe o fertil, o nao fertil e o inerte. O fertil, possui nutrientes para as planas. O não fertil nao possui esses nutrientes mas pode alterar as caracteristicas da agua. O inerte, tipo areao de rio, nao altera caracteristicas da agua, nem tem nutrientes para as plantas.

3) Algums plantas dao-se em agua fria. O problema maior é que se forem "tenrinhas" o peixes comem-nas. Mas podes colocar, elodeas, valisnerias..

4) Os elemtos fundamentais para um aquario de agua fria, sao os mesmo para agua quente, mas sem termoestato. Um bom filtro. O peixes de agua fria sao mto porcos, por isso o filtro deve fazer pelo menos umas 5x o volume do aquario. Manter estaveis os niveis de pH. Manter a zero a amonia e nitritos.

5) Neste ponto nao faço ideia, mas por norma os kits vem sub-dimensionados.

 

[C4]

 

 

OBRIGADO!!!

 

Alguém me podes esclarecer sobre o que é uma "SUMP"?

 

Cumps.

 

PXL

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ui, uma sump...

 

Uma sump é um sistema de filtragem externo, basicamente consiste num recipiente(costuma ter o formato de um aquario dividido e 3/4 zonas depende), que serve para filtrar a água, ou seja substitui os filtros externos. A Sump pode estar por baixo(quase sempre) ou ao lado do aquario, sendo que a água entra na sump por um dos compartimentos e passa por todos até chegar ao ultimo e ser introduzida de novo no áquario.

 

Faz aí um search, que vez imagens de algumas e percebes melhor.

 

Abraço,

Nuno Dinis.

ForumDiscus.com
User Nuno Dinis

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Bom a "saga" continua....

Tenho "estudado" o fórum todos os dias...

 

A carpa koi já teve direito a um aqua de 50 litros... ainda não é o ideial mas melhor ke um globo...

 

No entanto ando a ver se faço negócio num aqua para me iniciar na água quente...

 

Mas as dúvidas continuam... :

 

1- Que kit me aconselham para a análise da água (nitratos e nitritos etc)?

 

2- Tenho visto aquas com bombas de ar, qual a utilidade de uma bomba de ar?

 

3- Posso juntar peixes de água fria com tropicais?

 

4- O aqua de 50 litros está aficar com a água 1 pouco esverdiada, são algas? Como posso minimizar este verde?

 

Tenham paciência, ajudem lá a malta... ;)

 

Cumps.

PXL

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Bem vindo a este fórum e a este excelente hobby.

 

1: Os testes de gotas são melhores que testes de tiras de papel, deves ter testes de pH, amónia, nitritos e depois nitratos.

 

2: A bomba de ar tem duas utilidades, a estética (há quem goste e quem não goste) e como a agitação das bolhas a subirem pela coluna de água fazem movimentar a mesma, logo provocam um maior número de trocas gasosas (saí co2 da água e entra O2). Nem sempre é preciso mais utilizado em aumentos de temperatura e tratamentos.

 

3: Não deves, peixes de água fria e de água quente tem metabolismos diferentes.

 

4: Verifica se o aquário apanha luz directa do sol, é a principal causa para o aparecimento de água verde (são algas em suspensão na água).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

4: Verifica se o aquário apanha luz directa do sol, é a principal causa para o aparecimento de água verde (são algas em suspensão na água).

 

Directa, directa... não apanha... Mas apanha alguma claridade, será esta a causa?

 

Obrigado

 

PXL

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

nao me parece. quantas horas tens a luz ligada por dia?

so deves ter cerca de 8 a 10h

tambem podes ter algum excesso de nutrientes na agua, dai a formaçao de algas.

tens plantas reais no aqua? (desculpa mas nao li os posts todos de uma ponta a outra) as plantas diminuiem os fostatos e etc e captam os nutrientes do aqua, logo reduzem a formaçao de algas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ainda não tenho plantas naturais como este aqua é apenas para "testes" iniciais, queria testar os meus dotes de "aquariofilista".

Quanto à iluminação apenas a tenho ligada cerca de 3 horas por dia (embora durante o dia haja claridade) pois como disse são peixes de água fria, uma carpa e um cometa, e estes aparentemente não gostam muito da claridade, agem mais naturalmente sem luz....

 

Mais uma vez obrigado pelas vossas dicas!

 

PXL

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto à iluminação apenas a tenho ligada cerca de 3 horas por dia (embora durante o dia haja claridade) pois como disse são peixes de água fria, uma carpa e um cometa, e estes aparentemente não gostam muito da claridade, agem mais naturalmente sem luz....

 

 

Acham esta situação normal para peixes de água fria?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A maior parte dos peixes não gostam muito da luz dos aquarios, especialmente se for muito forte stressam, com o tempo habituam-se. A luz tem apenas 3 objectivos, tu veres o aquario, ficar bonito, e claro para as plantas. Os peixes dispensam. Não ligues a luz quando os bichos estão a dormir, ai claro que os bichos passam-se dos carretos. Também não gostavas... Por acaso nos meus ficam ligados até às 22 horas e no dia seguinte ligam-se às 10 da manha, isto porque tentei arranjar um equilibrio entre a vida dos peixes e plantas e o meu interesse (aquario luminoso à noite), mas ja estou a providenciar LEDs de 1 W para a noite, agora ligar as luzes a meio da noite... isso nao se faz. claro, é mais bonito de noite, Mas os bichos nao curtem muito.

 

nota que os peixes dormem com os olhos abertos, com movimentos lentos no fundo do aquario.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Olá Amigos!!!

 

As dúvidas continuam....

 

 

1-Um "filtro de fundo" alguém me explica o seu funcionamento, é um bom filtro?

 

2-Uma "biobox" é um bom filtro?

 

3-Para que serve o sistema de Co2?

 

Abraços!!!

 

PXL

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O filtro de fundo é um bom filtro mas não se usa actualmente porque para o limpar obrigava a desmontar o aquário na totalidade.

Uma biobox é um bom filtro, é como um filtro interno mas com maior capacidade de matérias filtrantes e normalmente tem um compartimento para colocares o termostato, a desvantagem é mesmo o tamanho.

O co2, bem, agua tem co2 mas em pouca quantidade, se quiseres que as plantas cresçam depressa ai usas co2, lembra-te que elas consomem co2 para libertar oxigénio isto durante o dia, a noite é o inverso.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Olá a todos!!!

 

 

Depois de alguns meses a ler infos sobre este fantástico hobbie e a fazer testes "in vitro" num aqua emprestado de 40lts

decidi avançar para "bingo" comprei um aqua com 100*40*30.

 

Pedia a vossa ajuda para o seguinte:

 

-Quero colocar SERA FLOREDEPOT, quanto litros preciso de SERA?

-Ainda estou indeciso no substrato inerte, areão preto ou akadama, quanto litros preciso para colocar em cima do SERA?

 

 

Agradeço desde já a vossa ajuda!

 

PXL

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sera Floredepot: 100*40*3 =

 

Areão inerte por cima: 100*40*5 =

 

A dividir por 100...Se não lá vai ele comprar 12000 litros de substrato...Era capaz de sair um pouco caro... bigsmile just kidding

 

Toma atenção que quando fores comprar areão, é mais provável que venha em kilos e não em litros, o que não é a mesma coisa...

 

EDIT: é a dividir por 1000 e não 100...lol.

Editado por crush
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desculpem... mas mesmo assim não vou lá...

 

Sera Floredepot: 100*40*3 = 12000-> 12000/100= 120... bigsmile Será por 1000 12 Lts???!!!

 

Obrigado

 

PXL

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sorry esqueci essa parte, pois para mim é automático, mea culpa,

 

é a dividir por mil (1000).

 

Sera Floredepot: 100*40*3 /1000 =

 

Areão inerte por cima: 100*40*5 /1000 =

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Peço mais umas dicas aqui à malta... :alberteinstein:

 

No kit que adquiri vinha esta lâmpada:

 

Lâmpada Fluorescente T5 21W Growthlux

 

É um pouco azulada, é normal?

 

Para um aqua de 100lts com fetos musgo e rotala é suficiente esta potência?

 

Grato pela ajuda!!!

 

PXL

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se é azulada, quer dizer que tem demasiados kelvins. Procura por uma lâmpada com 6500 a 10000 kelvins.

 

Acho que a rotala (pela pesquisa rápida que fiz) precisa de mais luz que isso...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estou de todo descontente com a lâmpada que tenho, que me recomendam em alternativa??

Tenho apenas flora de fácil manutenção e a fauna ainda não foi introduzida...

 

 

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.