Entrada nos salgados com 120L


RamireZ

Recommended Posts

Boas pessoal.

 

Queria apenas que me ajudasse numa duvida que tenho.

 

Tenho um antigo aqua de 120L (100x40x30) onde tinha instalado um agua doce. Tenho todo o material que estava a ser usado como aqua, filtro externo (fluval 104), calha da Lifetech e algumas rochas.

 

Estava a pensar em montar, com isto, um marinho com alguns corais e um casal de clowns (pois o espaço não é muito).

 

É possivel?

 

Cumprimentos

Editado por RamireZ

Os sonhos de uns são as certezas de outros.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

possível é, mas vais ter que comprar mais umas coisitas :D

a rocha para os marinhos não é a mesma que a de água doce, e se arranjares já alguma rocha viva, melhor ainda (costuma haver aqui no fórum, mais barata que nas lojas)

vais precisar de um escumador, que pode ir dos 30€ aos 300€ ou 3000(aqui já é exagero)

com o escumador, uma boa circulação e alguma rocha viva já dá para começar. dá uma vista de olho na secção NANOREEFS

0dc32bd23a542830c84e269d6d375790u1a1.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

possível é, mas vais ter que comprar mais umas coisitas :)

Ja estava a espera disso. Sempre me soube que um marinho pode ser mais caro e mais dispendioso que um de agua doce.

 

a rocha para os marinhos não é a mesma que a de água doce, e se arranjares já alguma rocha viva, melhor ainda (costuma haver aqui no fórum, mais barata que nas lojas)

Apos fazer alguma pesquisa reparei que de facto a rocha não é para ser usada. Pensei que desse para servir de base ao corais.

 

vais precisar de um escumador, que pode ir dos 30€ aos 300€ ou 3000(aqui já é exagero)

com o escumador, uma boa circulação e alguma rocha viva já dá para começar. dá uma vista de olho na secção NANOREEFS

Vou tentar trocar o fluval por um escumador ou tentar encontrar um em conta assim como um ou dois geradores de ondulação.

Quando falo no "em conta" é tentar juntar o util ao agradável, pouco custo (pois esta no inicio) e agradável pois não quero prejudicar os peixes pois são eles a razão de ser do projecto.

 

Cumprimentos

Os sonhos de uns são as certezas de outros.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu comecei há pouco com um escumador de 30€ :wink: , não dava para investir tudo de uma vez, mas agora já penso em comprar um melhorzito ;)

O meu nano também só tem 80L brutos, por isso, não preciso de um escumador com grande potência.

Outra coisa que sinto necessidade agora, é um sistema de osmose inversa (custa desde 70€) para ter água "pura" para repor a que se evapora.

Editado por David Cabete
0dc32bd23a542830c84e269d6d375790u1a1.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Placas.

 

Tenho andado na minha leitura constante sobre os salgados. Manuais, FAQ's, outros aquarios, etc... etc....

 

Como disse anteriormente o aqua a ser usado vai ser um antigo que ca tenho e não posso entrar em muitas despesas pois a altura não é das melhores alem de que isto (como acontece com muitos por aqui) esta ainda a ser revisto pela Master Chief aka mulher.

 

Quanto ao aqua não tenho alternativas. 100x40x30 +/- 120L

img056.jpg

 

Termostato tenho o que usava para o mesmo aqua em agua doce 150w

Calha é uma lifetech com 4 lâmpadas compactas

img055.jpg

 

Filtro não vai ser usado (ja percebi que não existe necessidade)

 

Escumador, ainda não me decidi se interno ou externo (pendurado tipo cascata) X

 

Para circulação tenho andado a ver umas bombas mas confesso que não compreendo bem a disparidade de preços. Uma Koralia 2 Power Head que pode custar 50€ e depois encontro uma Tunze Turbelle Nano Stream 6045 que pode custar o dobro X

 

Preciso de pensar ainda no tipo de substrato e quantidade X

 

Quanto de rocha viva e morta (penso que a morta é mais uma questão de decoração e suporte para os corais) X

 

Mas como disse isto é uma coisa que ainda esta a levar tempo pois a leitura é muita.

Alem disso como ja vi em muitos posts "Calma, calma e.... muita calma"

 

Agradecida ajuda principalmente nos X

 

Obrigado

Os sonhos de uns são as certezas de outros.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desde ja muita sorte com o projecto!

 

Vou tentar acompanhar para ver a evoluçao e agora especialmente na montagem vai postando varias vezes as actualizaçoes mesmo que pequenas : )

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Placas.

 

Tenho andado na minha leitura constante sobre os salgados. Manuais, FAQ's, outros aquarios, etc... etc....

 

Como disse anteriormente o aqua a ser usado vai ser um antigo que ca tenho e não posso entrar em muitas despesas pois a altura não é das melhores alem de que isto (como acontece com muitos por aqui) esta ainda a ser revisto pela Master Chief aka mulher.

 

Quanto ao aqua não tenho alternativas. 100x40x30 +/- 120L

img056.jpg

 

Termostato tenho o que usava para o mesmo aqua em agua doce 150w

Calha é uma lifetech com 4 lâmpadas compactas

img055.jpg

 

Filtro não vai ser usado (ja percebi que não existe necessidade)

 

Escumador, ainda não me decidi se interno ou externo (pendurado tipo cascata) X

 

Para circulação tenho andado a ver umas bombas mas confesso que não compreendo bem a disparidade de preços. Uma Koralia 2 Power Head que pode custar 50€ e depois encontro uma Tunze Turbelle Nano Stream 6045 que pode custar o dobro X

 

Preciso de pensar ainda no tipo de substrato e quantidade X

 

Quanto de rocha viva e morta (penso que a morta é mais uma questão de decoração e suporte para os corais) X

 

Mas como disse isto é uma coisa que ainda esta a levar tempo pois a leitura é muita.

Alem disso como ja vi em muitos posts "Calma, calma e.... muita calma"

 

Agradecida ajuda principalmente nos X

 

Obrigado

 

olá,

 

quantos ás bombas não te sei dizer a diferença, só sei que eu comprei uma de 11 €..ehehe ..acho que o meu orçamento anida é pior que o teu :P (mas a bomba funciona bem, não há dúvida que a água circula ) http://pet4you.net/index.php/peixes/equip....ump-vp-101.html

(sem querer fazer publicidade á loja...deves arranjar disto em qq lado)

 

quanto à calha, convém teres uma lâmpada azul (actinica), não podem se só brancas.

 

a rocha morta não é uma questão de decoração, com o tempo ela vai tornar-se viva..vai ficar cheia de alga coralina etc etc

 

a parte mais "chata" é o ciclo do aquário, por isso, logo tenhas a parte física decidida (local, alterações ao aquário, etc.) podes começar essa fase, enquanto decides o resto

para isso, basta-te a bomba de circulação, água salgada, rocha morta e alguma viva (para acelerar o processo)

0dc32bd23a542830c84e269d6d375790u1a1.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal.

 

Placas, essa bomba é silenciosa? Pergunto isso porque agora existe mais um ca em casa e era bom que fosse +/- silenciosa.

Ja agora, faz bem o serviço?

 

Quanto a calha eu sei que devia ter uma lampada azul. A questão aqui é se essas 4 lampadas podem ser o suficiente.

 

Cumprimentos

Os sonhos de uns são as certezas de outros.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sim, a bomba é silenciosa e bem potente (mas não tenho termo de comparação). o que faz farulho é o escumador ... mas também não sei se há silenciosos (vamos qesperar que alguém se pronuncie)

 

quanto á lâmpada azul, não tem a ver com dar mais luz, mas sim com o tipo de luz que dá, que se assemelha mais à do ambiente natural (digo eu).

0dc32bd23a542830c84e269d6d375790u1a1.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

quanto á lâmpada azul, não tem a ver com dar mais luz, mas sim com o tipo de luz que dá, que se assemelha mais à do ambiente natural (digo eu).

 

A minha questão não é pela quantidade de luz mas sim o facto de conseguir por nesta calha 2x 10000k e 2x actinica.

Os sonhos de uns são as certezas de outros.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

desculpa, não percebi que era uma pergunta

depende da potência das lâmpadas que usares, mas acho que essa calha deve ser suficiente, mas também vai depender dos corais que queres ter (há uns mais exigentes que outros)

0dc32bd23a542830c84e269d6d375790u1a1.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boa noite.

 

Precisava de esclarecer uma coisa que ainda não consegui encontrar em nenhum lado.

Estou a pensar em ir buscar perto de 150L para encher pela primeira vez o aqua. Mas so devo usar 100L desses 150L. A duvida é, durante quanto tempo posso manter os outros 40L?

Isso funciona tambem para quando tiver que fazer as TPA's.

TPA's semanais de 10% da mais ou menos 10L. Como não estou a pensar em ir buscar 10L de cada vez mas sim uns 50L preciso de saber se a agua se aguenta e por quanto tempo.

 

Cumprimentos.

Os sonhos de uns são as certezas de outros.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho que ver se consigo encontrar lampadas compactas azuis.

Se não me engano são 2x 18w e 2x 36w.

 

 

boas tenho uma calha igual ha tua sabes onde encontar essas lampadas ?

CORPO DA POLICIA MARÍTIMA PORTUGUESA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas tenho uma calha igual ha tua sabes onde encontar essas lampadas ?

 

Encontrei aqui

http://www.aquaeden-shop.net/AguaSalgada/p...ubcat=Compactas

 

De qualquer maneira sempre podes falar com o Ramirezi o mestre da Luz hehehehe.

Os sonhos de uns são as certezas de outros.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite.

 

Precisava de esclarecer uma coisa que ainda não consegui encontrar em nenhum lado.

Estou a pensar em ir buscar perto de 150L para encher pela primeira vez o aqua. Mas so devo usar 100L desses 150L. A duvida é, durante quanto tempo posso manter os outros 40L?

Isso funciona tambem para quando tiver que fazer as TPA's.

TPA's semanais de 10% da mais ou menos 10L. Como não estou a pensar em ir buscar 10L de cada vez mas sim uns 50L preciso de saber se a agua se aguenta e por quanto tempo.

 

Cumprimentos.

 

ainda não experimentei, mas já me disseram que aguenta dois meses em local escuro e recipiente fechado.

0dc32bd23a542830c84e269d6d375790u1a1.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais