ncavalheiro Publicado Novembro 28, 2004 Publicado Novembro 28, 2004 Boas, Gostaria de pedir a vossa ajuda em relação á afinação do meu sistema de CO2, que é a seguinte : Comprei um conjunto de CO2 pela internet para o meu novo aquario de 280 litros mas não sei qual a quantidade de bolhas (mais ou menos, eu sei que cada caso é um caso servira apenas para ter uma ideia ) por minuto que eu devo regular o meu sistema, o difusor é da eheim as bolhas contam-se dentro do difusor ou fora deste ? Outra perguntinha que eu tenho para fazer é a seguinte, comprei para este mesmo aquario uma calha com 4 lampadas T5 compactas com um total de 104 W, gostaria de saber se será suficiente para o meu aquario com cerca de 50 CM de altura, a regra de 0,5 a 1 W/L aplica-se tambem as T5 ou só as flurescentes normais ? muito obrigado pela vossa atenção. Citar
João Lopes Farinha Publicado: Novembro 29, 2004 Publicado: Novembro 29, 2004 Olá ncavalheiro! Relativamente ao CO2 eu tenho-o ligado a um controlador de PH o que facilita as coisas, não sei se o conjunto que comprou pela Internet inclui ou não este equipamento De qualquer forma o que eu aconselho é a começar com uma libertação de CO2 reduzida, tipo 1 bolha por segundo e controlar o efeito no PH da Água. A libertação de CO2 acidifica a água do aquário, podendo torna-la imprópria para o tipo de peixes que possui. Uma concentração de CO2 elevada pode também prejudicar a saúde dos seus peixes ou mesmo mata-los. Sabendo o PH e o KH da água será possível inferir a concentração de CO2 da água é a questão de pesquisar no fórum ou na Internet em geral e encontrará essas tabelas. Outra alternativa, eventualmente mais fiável é comprar um teste de CO2. Concentrações até 40mg/l são aceitáveis para as plantas, para os peixes creio que acima de 20mg/l começa a ser perigoso... dependerá também da oxigenação. Relativamente à quantidade de Luz, 1w/l será em média a medida grosseira de luz/l de água, mas tudo dependerá do tipo de plantas que pretende manter. Para plantas pouco exigentes será suficiente, para plantas que requeiram muita luz não será Citar João Lopes Farinha
ncavalheiro Publicado: Novembro 29, 2004 Autor Publicado: Novembro 29, 2004 OB João Lopes Farinha Eu não tenho um controlador de PH, tenho que regular manualmente o CO2 para ajustar o PH e eu esqueci-me de dizer de facto quais as plantas que eu tenho, por isso aqui vai : musgo de java anubias afzelii anubias anãs cryptocoryne wndtee roxa ambulias cabomba caroliniane quanto aos parametros de agua que eu tenho : PH 7,2 ( pretendo 6,8 ) kh 4 gh 12 ( a minha grande dor de cabeça ) temp. 29 º os peixes que eu pretendo por são os seguintes : 6 discus 4 botias palhaço 4 corindoras 20 neons ob mais uma vez Citar
João Lopes Farinha Publicado: Novembro 30, 2004 Publicado: Novembro 30, 2004 Olá! contas grosseiras, para 280 litros e kh 4, 22 bolhas por minuto é o valor estimado. Mas cada aquário é um caso e as variações podem ser grandes. Se o aquário tem menos de 4 meses de ciclagem então ainda poderás sofrer algumas alterações dos parâmetros da água, pelo que convém monitorar periodicamente. Tendo em conta que tens discus e que estes são muito sensíveis, o meu conselho é que comeces com uma dose pequena de CO2 medindo diariamente o efeito e aumentando até teres um PH de 6.8. Neste site http://www.thekrib.com/Plants/CO2/kh-ph-co2-chart.html encontras mais informação sobre a relação PH-KH-CO2. Convém ter cuidados, pois uma concentração de CO2 demasiado elevada pode dificultar a respiração dos peixes (discus em particular) consequentemente enfraquecer as suas defesas. O melhor é muita paciência e um pequeno passo de cada vez, grandes oscilações podem ter resultados imprevisíveis. cumprimentos, Citar João Lopes Farinha
Recommended Posts