Recommended Posts

Publicado (editado)

Olá malta... Tenho o meu aqua há um mês e em primeiro comprei duas femeas e um macho, para testar o aqua e passado uma semana (três semanas atrás) adquiri mais ficando com 5 Machos guppys; 7 Femeas guppys; 2 Corydoras; 1 Plecostumus.

Comecei a ver uma das femeas muito parada ao cimo da água e dois dias depois estava morta, passados dois dias começoa ver um dos machos com os mesmo sintomas... muito parardo e a não comer. Uma das femeas teve entretanto alevins e passei-a para a maternidade, retirei-a no dia seguinte depois de a alimentar e uma vez que o macho estava muito fraco coloquei-o na maternidade para tentar recuperá-lo, estava morto de tarde e nesse dia à noite vejo que a femea "mamã" também estava sem reacção, morreu pouco depois...

Neste momento parece-me que está outro macho a ficar parado, mas pode preferir aguas mais calmas, pelo que o vou vigiando.

O estranho é que nem as barbatanas tinham sinais, nem pintas brancas... nem falta de escamas... nada, não consigo entender muito bem o que se passou.

O Ph está um pouco alto 7-7,5... mas nada de nitritos.

E agpra tenho 4 machos e 5 femeas, é conveniente comprar mais femeas? Mas se existe algo de errado com o meu aqua?

Alguem me pode dar uma pista para o que possa estar a acontecer???

Obrigado

Editado por Litó
Publicado:

por acaso não tens testes de nitratos?

parece que a população é muita para tão pouco tempo.

o peixes ficaram parados e depois de mortos foram ao fundo?

parece que foi envenenamento por nitratos!!!!

a melhor solução para agora é as mudas de água, tenta fazer 50% de trocas de água com água o mais parecido com a do aquário de preferência com poucos nitratos.

Qual o tamanho do aquário, filtragem e termostato que tens?

Robin

O homem que tirava aos ricos para dar aos pobres( tiro a mim próprio e dou aos peixes).

Publicado:

Olá Robin

Antes de mais obrigado pela ajuda...

O Aqua é de 45 Lts, sei que o filtro é da fluval e dá para 60 lts (é interno) o termostato é de 75w e tenho a agua a 27º neste momento.

Sim de facto depois de morrerem ficam no fundo.

Fiz o 1º TPA após 4 semanas (já tinha morrido 1) e dois dias depois morreram outros dois. Até agora andam todos bem será que tenho de fazer TPA´s mais frequentes? A água que levei para analise de nitritos já era a nova por isso dava 0... será disso???

Publicado: (editado)

Os nitritos podiam estar a 0 e isso é relativamente bom, contudo tens de ver os nitratos, tal como a amónia.

No meu aquário já tive um envenemanto por nitratos e os peixes afundavam depois de mortos, por isso a pergunta.

Tens de fazer mais TPA, aconselho todas as semanas mas isso é dependente da comida que dás e da quantidade de peixes que tens.

Tens plantas verdadeiras e de crescimento rápido,?

Com as plantas podias ter melhor qualidade de vida para os peixes.

Editado por robintiago

Robin

O homem que tirava aos ricos para dar aos pobres( tiro a mim próprio e dou aos peixes).

Publicado: (editado)

Cá para mim o ciclo não está feito.

Aquário 1 mês, peixes 3 semanas... não há ciclo para ninguem.

Como é que estão a amónia e os nitritos?

PauloA ;)

PS: o que tens que fazer é aguentar... os peixes se morrem todos, esperas 1 mês e compras mais.. mas poucos de cada vez.

O que está a acontecer é envenenamento por amónia/nitritos/nitratos devido ao aqua não estar ciclado.

Editado por alfapa
Publicado:

Para já estão a reagir bem e não tenho mais nenhum com os mesmos sintomas... ;)

Vou esperar e ver...

Não não tenho plantas verdadeiras, como estou no inicio não me aventurei nisso...

Também tenho receio de estar a dar muita comida também e se fosse disso quais seriam os sintomas?

Imaginem uma colher de chá (rasa) é isso que dou de manhã e à noite para 9 guppys, 2 corydoras e 1 plestocomus. Como saber a quantidade correcta?

Obrigado pela vossa ajuda é importante saber que existe sempre alguem pronto a ajudar. OBRIGADO!!!

Até logo

Publicado:

existem vários tópicos relativamente a quantidade de comida que deves de dar.

O que eu costumo fazer é dar umas 4 x ao dia em pequenas quantidades, essas quantidades não são medidas em quantidade, mas em tempo que leva a ser comida pelos peixes, eu faço uma estimativa de 40 segundos, em 4 x ao dia.

Eu procedo dessa maneira, e para evitar que a comida seja desperdiçada desligo o filtro por breves segundos para a comida ser mais facilmente comida pelos peixes e não ir nada para o fundo, isto é o meu método mas talvez não seja o mais correcto.

Ha e como tens peixes de fundo penso que seja util arranjares comida apropriada para peixes desse tipo, penso eu.

Publicado:

Compra 1 ou 2 plantas. É o melhor que podes ter para ajudar a limpar o aquário.

Cabomba, por exemplo.

Ou Higrophila Polisperma.

Plantas de crescimento rápido e que limpam a água.

Obviamente, o musgo tbm pode ser uma boa adição principalmente para os viviparos.

PauloA :)

Publicado:

Olá pessoal, até agora não morreu mais nenhum, desde que fiz o TPA. Por isso tb acredito que era da água. O que me preocupa agora são duas femeas gravidas que nunca mais criam... 5 semanas já lá vão... :shock: