Recommended Posts

Publicado

Olá Boa tarde

Comprei um aquario de 460L e dois termostatos (um de 300W e outro de 200W). A Temperatura está regulada para os 26º. O Aquario está nessa temperatura, mas o termostáto de 200w não apaga e o de 300w acendeu quando o coloquei e apagou-se de seguida, permanecendo apagado. Pelos termómetros colocados a agua está a 26, 27º.

Isto é normal? e em relação ao gasto de energia. Vou gastar muito mais energia com estes termostatos ou bastava ter dois de 200w?

obrigada

Teresa

Publicado:

Olá Teresa e bem vinda.

Os termoestatos como sabes desligam-se quando a temperatura da água coincide com a temperatura que o utilizador programou os mesmos.

Os dois irão trabalhar sempre de forma diferente uma vez que são de potências diferentes, logo para alcançar a temperatura definida o de 200 w precisa de mais tempo para aquecer a água do que o de 300 w.

A questão é saber o seguinte:

Estão os dois um ao pé do outro?

Com um aquário desses terás um filtro externo. Estará o de 200 W perto da saída da água? Pois a água poderá arrefecer enquanto viaja pelo filtro, logo quando entra na água, chegará mais depressa ao de 200 W tendo assim mais agua para aquecer do que o de 300 W que aquecerá o que o o outro já aqueceu.

Espero que percebas LoL...

Publicado:
quote name='João Paulo Viegas' date='Feb 12 2010, 03:34 PM' post='900544']
Olá Teresa e bem vinda.

Os termoestatos como sabes desligam-se quando a temperatura da água coincide com a temperatura que o utilizador programou os mesmos.

Os dois irão trabalhar sempre de forma diferente uma vez que são de potências diferentes, logo para alcançar a temperatura definida o de 200 w precisa de mais tempo para aquecer a água do que o de 300 w.

A questão é saber o seguinte:

Estão os dois um ao pé do outro?
Com um aquário desses terás um filtro externo. Estará o de 200 W perto da saída da água? Pois a água poderá arrefecer enquanto viaja pelo filtro, logo quando entra na água, chegará mais depressa ao de 200 W tendo assim mais agua para aquecer do que o de 300 W que aquecerá o que o o outro já aqueceu.

Espero que percebas LoL...

Olá
agora estou com outra duvida...
para poupar na conta da edp, o que é melhor:
- dois termostatos de 200w Rena smartheather (de cada lado do aquario com o filtro independente dos termostatos)
- dois termostatos - um de 300w e outro de 200w (de cada lado do aquario com o filtro independente dos termostatos)
- um termostato de 250w EHeim Jager (que dá para 600L) no meio do aquario (estou neste momento a fazer esta expª e o termostato não desliga)
Obrigada
agradeço resposta urgente porque tenho receio de estar a fazer mal aos oscares
Publicado:

Tenho um aquário de 130 litros uteis e um termostato de 150W, o aquário não consegue atingir a temperatura que são os 26ºC.

A resposta que queres está dependente da temperatura da sala e assim para um aquário de 200 litros, um termostato de 200 W serve se a temperatura da sala for próxima de 20 ou mais graus.

A minha sala não está aquecida e assim tenho aquário a 24ºC que serve perfeitamente, tens de regular a temperatura do aquário de 300W maior do que o de 200W para funcionar ao mesmo tempo ou próximo disso.

Em relação a pormenores de consumo está dependente da potência de cada um e o tempo que está ligado.

O melhor que fazes é isolar o aquário onde puderes.

Mais não sei.....

Robin

O homem que tirava aos ricos para dar aos pobres( tiro a mim próprio e dou aos peixes).

Publicado:
Tenho um aquário de 130 litros uteis e um termostato de 150W, o aquário não consegue atingir a temperatura que são os 26ºC.

A resposta que queres está dependente da temperatura da sala e assim para um aquário de 200 litros, um termostato de 200 W serve se a temperatura da sala for próxima de 20 ou mais graus.

A minha sala não está aquecida e assim tenho aquário a 24ºC que serve perfeitamente, tens de regular a temperatura do aquário de 300W maior do que o de 200W para funcionar ao mesmo tempo ou próximo disso.

Em relação a pormenores de consumo está dependente da potência de cada um e o tempo que está ligado.

O melhor que fazes é isolar o aquário onde puderes.

Mais não sei.....

Obrigada

entao se quero que o aquario atinja a temperatura de 26ºc, ponho o de 300w a 27ºC e o de 200w a 25ºC?

E eles vão desligar os dois quando atingirem essa temperatura?

Publicado:

isso tem de ser visto caso a caso mas a ideia é essa, de acordo com o que dissestes antes.

talvez a diferença seja menor 27 e 26 cada um.

Robin

O homem que tirava aos ricos para dar aos pobres( tiro a mim próprio e dou aos peixes).

Publicado:
isso tem de ser visto caso a caso mas a ideia é essa, de acordo com o que dissestes antes.

talvez a diferença seja menor 27 e 26 cada um.

desculpem insistir mas sou mesmo novata nisto e neste momento tenho a possibildade de escolher pois tenho três termostatos: dois de 200w e um de 300w

é preferivel em termos de gastar menos energia pôr:

- dois de 200w a 26º ou

- um de 200w a 26º e outro de 300w a 27º

Publicado:

Os termos devem ficar os dois à mesma temperatura.

O que acontece é que podem estar os dois calibrados para temperaturas diferentes. E dai teres que experimentar.

Usa um recipiente mais pequeno para os calibrares. (mas não os deixes fora de água... é claro....)

Cada aquecedor deve ser colocado em pontos opostos do aqua.

Por ex. um do lado esquerdo e outro do lado direito.

Com umas marcas de aquecedores tu podes calibrá-los e assim teres a mesma temperatura nos dois aquecedores.

Quanto a potências para o aqua de 460L dois de 200W são suficientes, desde que o local onde o aqua esteja não esteja exposto a correntes de ar ou num local com temperaturas muito baixas.

Por outro lado é preferivel ter aquecedores de menor potência e mais do que um muito potente.

PauloA :)

Publicado:
Os termos devem ficar os dois à mesma temperatura.

O que acontece é que podem estar os dois calibrados para temperaturas diferentes. E dai teres que experimentar.

Usa um recipiente mais pequeno para os calibrares. (mas não os deixes fora de água... é claro....)

Cada aquecedor deve ser colocado em pontos opostos do aqua.

Por ex. um do lado esquerdo e outro do lado direito.

Com umas marcas de aquecedores tu podes calibrá-los e assim teres a mesma temperatura nos dois aquecedores.

Quanto a potências para o aqua de 460L dois de 200W são suficientes, desde que o local onde o aqua esteja não esteja exposto a correntes de ar ou num local com temperaturas muito baixas.

Por outro lado é preferivel ter aquecedores de menor potência e mais do que um muito potente.

PauloA :)

podem me explicar como se calibram os termostatos?

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!