Guia para Anubias em tapete de parede


LuisVentura

Recommended Posts

Bons dias a todos,

Recentemente montei um aquario onde queria por algumas couves e pensei anubias seriam melhores pois não necessitam de tanto cuidado e dão-se bem com pouco ou muita luz. Mas eu tinha um problema pois queria que ps peixes se vissem e não queria encher o aquario com madeiras ou atar inumeras vezes as pedras as pequenas e grandes anubias.

Então ao fim de pensar um pouco e de pesquisar na net algum tempo deparei-me com o conseito de custura nos aquarios, pegas numa linha em esponja e coses as anubias ou fetos de java a esponjas, com tempo e paciencia faz-se uma renda que qualquer mãe ficaria orgulhosa do filho.

Atenção que isto so resulta com Anubias e fetos pois são as unicas que conseguem subsistir sem substrato. Tambem funciona com bilros e croché.

 

Materiais:

Tesoura

Linha de pesca fina

Agulha de coser grossa

esponja de filtro fina 1/1.5cm/2cm (pode ser maior)

ventosas

plantas que queres prender

 

deixo aqui algumas fotos das farias fazes:

 

As Plantas (anubias grandes e pequenas):

img0819a.jpg

 

O material necessario:

img0820l.jpg

 

1º Coser as ventosas a esponja:

img0821b.jpg

img0822g.jpg

 

lado oposto

img0823a.jpg

 

2º Coser as plantas com cuidado para não cortar folhas ou o caule com a linha, tentar encontrar uma costrução em que todas as plantas tenho alguma luz e tapando a esponja com as mesmas:

img0825z.jpg

img0826t.jpg

img0827bz.jpg

 

Resultado final:

img0851n.jpg

img0852s.jpg

 

Espero que tenham gostado e que tenha ajudado com muitas ideias

Luis Ventura

Editado por LuisVentura

Sim eu faço erros ortograficos.

Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde,

 

Bastante original, boa ideia. Gostei mesmo muito.

 

E para além de ficar bonito tem várias vantagens. Podemos colocar na altura que queremos, mais perto ou mais longe da iluminação. E a esponja pode armazenar nutrientes para as plantas.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

elas ainda não cresceram não e sim as esponjas são um íman de .... porcaria.

as esponjas vão ser tapadas na totalidade pelas folhas quando estas crescerem e serão preenchidas com as raízes também

Sim eu faço erros ortograficos.

Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

realmente as ideias mais simples as vezes sao boas soluçoes

parabens

 

e eu que andava cansado de ver as minhas anubias a crescerem e multiplicarem se desalmadamente e cada vez que olho pra elas penso onde as colocar

ja tenho paletes de anubias , grandes pequenas enfim..., e este parece me que vai ser um exemplo a seguir num dos meus aquas ...

o factor da esponja agarrar muita sujidade , bem mais um filtro pro aqua hehehhe

ja tive um vidro de fundo tapado com musgo java e realmente o problema prendia se na sujidade que este acumulava , a esponja sempre é mais facil de retirar do aqua e reter as impurezas absorvidas numa bacia das grandes

sim sr..

 

parabens pela ideia simples e original

Link to comment
Partilhar nas redes sociais