Praia Azul


Quo

Recommended Posts

Boas,

 

Está fixe o aqua tens é um grave problema com as algas tens de por plantas para te consumir os nutrientes porque as anubias e os fetos não consumem quase nada nem que metas as flutuantes depois tiras.

 

Esse madeira não estava na arca de noé? É enorme eu também tenho 2 mas são pequenos.

 

cumpz

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 102
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

por acaso comprei-o lá, mas ja foi ha muito tempo, já fez muda e está maior. o que cresceu bem e rapido foram as ampularias, comprei-as fraquinhas e pequeninas, e agora estão enormes, num instante =D

 

quanto as algas, bom... . talvez faça uma manutenção ao filtro, também tenho algum substrato fertil a sair graças aos peixes, poderá estar ai um dos problemas. talvez meta uns 3 otos para limpar as folhas, nao sei é se são bons no combate a filamentosas, essas algas é que são terriveis. De resto, como tenho o vidro da frente sempre limpo e a aparencia é mais nas fotos que no real, não estou muito preocupado.

 

queria uns caracois planorbis, mas não os encontro em lado algum, penso serem comedores de algas e pequenos o suficiente para trepar para as folhas. Os outros não conseguem muito bem.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Actualização

ganhei interesse nas Anubias do genero barteri, nomeadamente a folha de café que têm a vantagem extra de dispensarem substrato. Logo futuramente poderei passar as crypto para o nano, visto que aquele canto stá um pouco cheio de plantas, a par de algumas outras questões.

 

florapraiaazul3marco201.jpg

 

Aspecto actual

aquapraiaazul3marco2010.jpg

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

aquapraiaazulgeral4marc.jpg

terminei a remodelação.

 

retirei um dos vasos onde estava a Cryptocoryne Wendtii "Brown" que removi do aquário passei-a para o nano-aquario de apoio. Não a acho lá muito bonita, além da quantidade excessiva de plantas. Para os castanhos, a Echinodorus Red Devil tem um castanho muito mais interessante e vivo.

 

a remodelação tinha como objectivos:

separar ainda mais os cantos;

zona de areia central maior;

fazer uma conjunção mais interessante das pedras no Canto das Anubias, algo inspiado no Grand Canyon, para além de ser um desfiladeiro por onde os peixes podem passar à vontade, vindos de trás do aquario.

por os olhos da madeira visivel, dando assim um ar mais natural.

 

questões: tive que desfazer a toca do Peixe-Gato Falante. Isto também ajuda a que o peixe fique mais visível. Já come com luz, mas estava sempre metido na toca, era como se não o tivesse.

 

Adicionei

 

2 Neritinas Natalensis se bem que os padrões sejam diferente.

1 Ancistrus Cirrhosus ou Ancistrus cf. Cirrhosus

1 Ancistrus dolichopterus (provavelmente)

 

No entanto não poderão fica todos os ancistrus neste aquario. Estou a pensar por os Ancistrus Cirrhosus no meu outro aquario... Para já ficam todos nomeadamente os ancistrus novos, pequeninissimos, ainda do tamanho de otos aqui neste aqua para crescerem, pois algas não lhes faltam e a primeira coisa que fizeram foi logo banquetear-se.

 

Takashi Amano aconselha para aquarios com a dimensao do meu, colocar 20 otos e 50 camarões amano, para um combate eficaz e atempado às algas. Isto se calhar com mais nenhum outro peixe. Como já tenho neritinas e outros, além de sobrepovoamento, a quantidade maxima que colocaria seria uns 7 min a 9 max. Para já só tenho dois.

 

 

A equipa de limpeza actual.

7 peixes de limpeza:

2 Ancistrus cirrhosus

1 Ancistrus dolichopterus

2 Killish Bandeira

2 Otos

 

12 moluscos de limpeza:

2 Ampulárias

3 Tylomelania

3 Neritina Obscura

3 Neritina natalensis

1 Neritina de Delessert

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vistas do Aquário

 

aquapraiaazulshotneonne.jpgaquapraiaazulshotbarbos.jpg

 

aquapraiaazulshotarcoir.jpgaquapraiaazulshotneriti.jpg

 

1- Desfiladeiro (fauna: Neon Negro)

2- Penedo Grande (fauna: Cardume Barbos Tigre, Neritina Natalensis escura)

3- Canto das Valisnerias (fauna: Arco-Irís Anões ou Néon)

4- Desfilandeiro (fauna: Neritina Natalensis escura, Neon Negro)

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fiz a actualização à fauna e flora e ao espaço.

 

coloquei plantas de meio e como o espaço da areia central, pareceu que diminuiu, acabei por diminuir o canto das valisnerias, quer pondo pedras mais ao canto, quer retirarando valisnerias da frente do vidro, para dar ideia de aquário maior, visto que as valisnerias têm o problema de dar ilusão de diminuição do aquario. Não feri o objectivo das valisnerias que é esconder a aparelhagem e servir de refugio aos peixes.

 

O objectivo foi criar espaços distintos e referencias para os peixes de cardume, incentivá-los a encardumar mais, para além da impressão visual (mais profundidade , com sobreposição de plantas).

 

Mais tarde coloco foto geral da remodelação. Mais uma, e não será a última. Introduzi dois caracois physa que por sorte vieram com as plantas, iam ficar na lã, mas peguei neles e coloquei-os no aquário, indesejados por uns, mas eram muito desejados por mim, já cheguei a ter outra variedade de physas, mas não resistiram, espero que estes se reproduzam para limparem algas.

 

Composição dia 11 de Março (um mes depois)

aquapraiaazul11mar2010f.jpg

 

o cardume reduzi apenas para Tetra Buenos Aires e Arco-Iris anão, retirei os outros peixes de cardume, era uma mistura de grelos, não ficava bem. Gostava de ter mais arco-iris, mas está complicado achá-los à venda. Só há pouco tempo soube que nao posso ter menos femeas que machos, tem que ser o inverso, mas foi tarde demais, e a minha sorte é que eles encardumam com buenos aires, senão a femea estava frita. Tenho 3 machos e 1 fémea, mas tá complicado achar mais. Tenho reparado que um dos machos anda atrás de outro com coloração de macho, pode ser que esse macho seja uma fémea transvestida. Se houver alguém que tenha criado este peixe e que tenha umas dicas, faça favor, se bem que sei que é dificil haver...

 

aquapraiaazul11mar2010f.jpg

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Actualização

 

Tirei fotos agora de dia. Troquei o penedo grande e assim aumentei a zona central de areia para o dobro. Acabei por por os troncos no meio, e conjugado com a areia resultou muito bem. E, adicionei mais fauna algueira (1 SAE, 1 Jordanella e outra neritina natalensis e um physa tipo buzio) e na flora, retirei alguma e adicionei outra. O tapete e cobertura verde do tronco na zona dos fetos de java, é alga marimo. Inclui também musgo fallax. retirei o musgo de java, que me sujava o aquario todo.

 

O objectivo foi criar novos espaços para os peixes, nomeadamente cardume, podem andar entre os troncos e o peixe gato banjo tem mais areia por onde se esconder. também tem zona mais escondida, atrás da pedra grande e dos troncos com plantas e zona mais verde na zona do canyon, isto para motivar os peixes a usarem mais aquele canto para refugio e não só as valisnerias, o que resultou.

 

O camarão madeira ja fez novamente muda. vai ficar ainda maior. =P

 

 

diapraiaazulcanyon.jpg

 

 

diapraiaazulbocadefogo.jpg

 

 

diapraiaazulfetojava.jpg

 

 

diapraiaazulcentroescal.jpg

 

 

diapraiaazulcentrotylos.jpg

 

A tylo bebé continua pequeninha. :) na foto além do casal de 'buzios' tylomelania está camuflado ao lado o peixe-gato banjo nome verdadeiro em portugues é Gueri-gueri, dado indígenas da Amazónia brasileira.

diapraiaazultylobebe.jpg

 

 

diapraiaazulcentroarcoi.jpg

 

 

diapraiaazulcantovalisn.jpg

 

 

diapraiaazulcantovalisn.jpg

 

 

aquapraiaazul14mar2010f.jpg

 

Uma diagonal do Canto das Valisnerias em direcção ao canyon

diapraiaazuldiagonal.jpg

 

 

aquapraiaazul14mar2010f.jpg

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aquário Praia Azul

 

aquapraiaazul24fev2010.jpg

 

nome do aquário em honra a uma praia local.

 

temperatura 28ºC

pH ~7.0

 

Especificações:

100x30x45 ~120L

Xistos argilosos

Areia de sílica ca. 18 kg

Substrato de pedaços de rocha de lava ca. 0.5 kg

Fertilização Líquida Tropical Aquaplant B sem Nitrogénio e Fosfatos - para autonomizar o ecossistema e não prejudicar os peixes, visto que eles produzem isto

vaso DIY (tupperware) para o substrato

Filtro interno 600 Litros/Hora de 2 secções - com a enorme câmara para o carvão adaptado com cerâmicas Fluval coberta com Lã de Vidro Sera

Termóstato Sera Precision Shock Resistant 150 W

4x Tubos Fluorescentes T4 16W

Fundo Papel de Veludo Azul Marinho - tentei vários outros, quer plastificado quer o fundo do aquario original e não gostei, este sim, caro, mas ficou excelente. Nas fotos os diferentes fundos ficam iguais, mas ao vivo, é diferente, os outros dão ar claustofobico, este completa o aquário e não reflecte tanto.

 

aquapraiaazulgeral4marc.jpg

Parabens pelo teu bom gosto nao so do aquario mas tbem pelo seu nome ,moro quase em frente ao PRAIA AZUL,tbem adoro aquarios ,tenho um de 50 ltros onde possuo alguns casais de guppies (Lyra,hendlers,blue moscow) neon, espadas etc .Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu não queria nomes em inglês, acho parolo, e depois algo que me recordasse a primavera e o verão e fosse de cá. Não era difícil. :D além disso tem fundo azul.

 

novas fotos, frescas. Falta agora só a geral. essa geral está desactualizada.

 

novopraiaazulmeioescala.jpg

 

novopraiaazultetrabueno.jpg

 

novopraiaazulkrib.jpg

 

novopraiaazulmini4.jpgnovopraiaazulmini3.jpg

novopraiaazulmini2.jpgnovopraiaazulmini1.jpg

 

novopraiaazulcantovalis.jpg

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O aquário recebeu 3 novos otos, e saiu uma jordanella (Peixe Bandeira) que foi para o nano, que era o sitio de destino dela. Estou ainda à espera de novos invertebrados para o aquário.

 

nesta foto são visíveis: Escalar zebra juvenil, Ancistrus cf. cirrhosus juvenil, Ciclídeo Boca-de-Fogo e Neritina Obscura, esta ultima também conhecida como caracol Orelhas do Mar ou Abalone, se bem que não seja um caracol nem um abalone, é da familia das neritinas, mas bem diferente da Neritina Natalensis, visto que a neritina tem um corninho e a Obscura tem a concha como os nautilus em forma de uma orelha, dai o apelido abalone ou orelhas do mar.

novopraiaazulcentro4ani.jpg

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Actualização

-> Afinal tenho duas Neritina pulligera e duas Neritina delessertii, identifiquei mal uma das pequenas. Estas neritinas são no entanto oriundas da mesma zona do globo, entre as Molucas e as Fiji.

 

Vistas do Aquário

diapraiaazulmetrodeagua.jpg

 

Oto

Macrotocinclus affinis

diapraiaazuloto.jpg

 

Ancistrus Nariz Eriçado

Ancistrus Cirrhosus acompanhado pelo Ciclideo Boca-de-Fogo e o Peixe-Gato banjo, sempre camuflado na areia. Só sai da areia durante a noite, quando come. Os olhares menos treinados não conseguirão detectar o peixe.

diapraiaazulancistrus.jpg

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ancistrus Nariz Eriçado

Ancistrus Cirrhosus acompanhado pelo Ciclideo Boca-de-Fogo e o Peixe-Gato banjo, sempre camuflado na areia. Só sai da areia durante a noite, quando come. Os olhares menos treinados não conseguirão detectar o peixe.

diapraiaazulancistrus.jpg

 

Boas,

 

Prontos ninguem se corta? Eu corto-me não faço a minima ideia de onde esteja o peixe gato podias dizer onde tá? Com o paint faz uma bola no sitio agora fiquei curioso :character0050:

 

cumpz

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem também não vejo nada parecido com um peixe na areia banana rock

 

Tens de "apanhá-lo" (fotografá-lo) à noite Quo :character0050: quando ele estiver distraído.

Editado por João Paulo Viegas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola! ele é que me apanha distraído, ja por duas vezes me assustou pois ao circular no aquario escuro parece uma alma penada. uma sombra que se move lentamente. vou apnha-lo de dia, dando comida de dia, pois o outro disfarce é como se fosse uma folha seca, como o aquario não tem folhas caidas, ve-se bem.

 

aquapraiaazulpeixegatob.jpg

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Adicionei uma luz fluorescente de 1 W para a visão nocturna. Assim passou a diminuir o tempo de luzes normais que tinha até as 22H e passo a ter luz no aquario durante todo o serão.

 

A programação está

64W === 10h-17h (para fotossintese) e das 19h30-21h (para enfeite da sala)

1W === das 17 às 19h30 e das 21h à 1h00

 

Se calhar tenho que adicionar outro programador, e passar a ter horas só com 32 W, nomeadamente à noite e hora antes de ligar e desligar luzes normais. Visto que pode ser luz a mais para os bichos.

 

Aspecto nocturno com essa luz de presença.

aquapraiaazulnoite.jpg

 

 

Fauna actualizada.

Dada a falta de crustáceos, devido a incompatilidade com os peixes, chegaram os camarões vampiro (vampirizaram-me a carteira) e passaram a haver dois camarões madeira, que são dos poucos compativeis a um grau satisfatorio. Saíram Tetra Buenos Aires para outro aquário.

aquapraiaazul19mar2010f.jpg

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Camarão Vampiro

Atyopsis gabonensis

 

João, é o Camarão Filtrador Gigante Africano, também conhecido como "Lagosta" Filtradora, pode crescer até 18 cm. Se bem que fique-se por menos num aquário. Não é uma lagosta ou lagostim, mas sim um camarão. É recente na aquariofilia e raro nas lojas, estes vieram por pedido. É a versão africana do camarão madeira, é inofensivo aparenta-se mais com um lagostim que com o tipico camarão, carapaça mais robusta, cresce mais e vive mais tempo. É algo sensivel às condições da água e timido, esconde-se em tocas como os lagostins, é apanhado em estado selvagem, logo só se pode ter em aquarios ciclados e com plantas, visto que come algas, particulas e microorganismos em suspensão na coluna de água, para além de comida de peixes de fundo, tal como o Camarão Madeira. Mais interessante e com mais impacto no aquario, a unica questão é a sua timidez e a relação com ciclideos, que o podem magoar. É essa a minha preocupação.

 

Tenho dois, um camarão vampiro negro e outro cinza

o negro com o camarão madeira ao lado, para comparação

diapraiaazulcamarovampi.jpg

 

As garras que motivam o nome de vampiro.

diapraiaazulcamaraovamp.jpg

 

este é o cinza, com o boca-de-fogo que demonstrou algum interesse neles, a ampularia a limpar o vidro e o peixe-gato banjo camuflado.

diapraiaazulbocafogocam.jpg

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Escalar

Pterophyllum scalare

 

Aqui os dois escalares juvenis (nome comum: Acará Bandeira), um dourado e outro zebra, que adquiri há um tempo atrás, para juntar ao Totó (o meu escalar mais antigo). Só queria um, mas comprei dois por causa de possíveis implicações do totó com um novo escalar.

 

diapraiaazulescalaresju.jpg

 

vamos lá ver se há mais gente a apreciar este género de aquariofilia, com esta diversidade de vida, umas misturas um pouco mais arriscadas, mas claro minimamente racionais e funcionais.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mais um nascimento de uma tylo no aquário. Afinal demorou mais de um mes.

 

Fauna actualizada

aquapraiaazul22mar2010f.jpg

 

Agora vou passar a actualizar a informação e imagens sobre os meus aquas, a bicharada e meu estilo de aquariofilia num blog: http://aquagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

Quo tenho estado a ver o teu aquário e tens realmente fauna que eu não conhecia esta ai uma biodiversidade espectacular.

Vai actualizando!

Já agora isso é algum programa que tens para fazer o setup ou es tu que fazes? :smile2:

aquanaturept.blogspot.com

 

Notícias sobre o grande mundo da aquariofilia, novos produtos no mercado, aquascaping, vídeos e muito mais!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sou eu que faço. Claro que depois de algum trabalho. O interesse do aquario, e o meu interesse, é mesmo a diversidade, sem exageros. No blog tenho explicado quais os objectivos e o interesse.

 

A nova familia Tylomelania, os papás e os dois filhos, se calhar em breve tenho que separar alguns. lol

familiatylomelania.jpg

 

A fotografia geral.

blogaquapraiaazulgeral.jpg

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Pessoalmente prefiro o madeira acho muito mais bonito que esse tal camarão vampiro mas é da foto ou esse madeira está gigante? Podes dizer qual o tamanho de ambos? Vi camarões madeira desse tamanho na póvoa, arca de nóe, por acaso não compras-te lá? Eu tenho 2 madeiras e são do tamanho de uma colisa para teres uma ideia pequenitos como eu gosto :(

 

cumpz

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

não, esse da imagem comprei em Vila do Conde, na Casota. era diferente dos outros. esverdeado, por isso até levei. O mais antigo, que tenho há 4 meses e tal, comprei na Arca de Noé (esse já mudou duas de carapaça - cresceu). não sei bem o tamanho, mas à volta de 7 cm. Os vampiros são mais corpulentos que os madeira, nem tem comparação.

 

Quanto aos dois camarões são diferentes, apesar de ambos serem Ataya. pessoalmente tb prefiro Ataya gabonensis (vampiro) pelo seu alto aspecto robusto, tipo lagostim, fiquei fascinado quando vi uma foto pela primeira vez e fui comprá-lo, como só tinham madeira, comprei por nao ter alternativa, e depois de desdenhar o madeira, hoje gosto muito dos madeira. o gabonensis /vampiro Fica bonito, mas apesar disso, é mais timido que o Madeira. é também mais caro que os madeira.

 

Este madeira novo é até menos timido que o madeira que tenho há mais tempo, o que é curioso... claro que o meu achar bonito não é o bonito das mulheres que têm tendência a preferir os peixes pela coloração, as minhas preferências são diferentes, é mais o aspecto do animal. E este aspecto robusto natural num invertebrado que não faz mal aos peixes, é um bocado dificil de encontrar.

 

Não tenho colisas, logo não sei o tamanho bem =D Mas os meus camarões são do tamanho de peixes e até maiores que os peixes de cardume, tem que ser, senão, poderia dar mau resultado. lol

 

Não coloco camarões pequenos neste aquario, ja fiz isso e deu mau resultado. So se ajudarem nas algas e mesmo assim... nesse caso estava a pensar colocar uma colonia de camarões do Sulawesi. Mas é dinheiro mal gasto, acabam comidos. estes têm presença fisica para serem apreciados pela familia e dar biodiversidade ao aquario.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Claro que o aqua não para quieto. E, já fiz mudanças de fauna e flora.

Coloquei Anúbia Afzelli substituindo os Fetos de Java no tronco.

Também coloquei 10 Nariz de Bebado e tambem tem alguma fauna do antigo nano que demonstei (5 neons e neons negros), eram para ser oferecidos, mas ficaram cá... Uma das tylomelania morreu, depois do filhote ter nascido. mas deixou dois belos rebentos.

 

Já comprei Decalcit em pó. Não sei é que quantidades devo usar...

 

LATERAL

lateraloe.jpg

vou mudar a hygrophila polysperma nem me tinha apercebido que tinha crescido e adicionou muita confusao aquele sitio.

 

fotos de detalhe vou publicar no blog http://aquagua.blogspot.com/

 

Ainda tenho um problema de algas, agora das pretas, que para isso estou a fazer TPAs.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.