Segunda tentativa de montar salgadinho


ZeKuario

Recommended Posts

Caros colegas de hobby

 

Estou pela segunda vez (depois de um intervalo de 5 anos) a montar um salgadinho.

 

Tenho um aquário com 100x40x50 (CLA) que esteve neste intervalo com ciclídeos, mas que agora estou novamente a transformar em agua salgada.

 

Não tenho nem vou ter sump.

 

A funcionar:

a) Duas bombas de circulação SUNSUN JVP201 e JVP101, acho que com isto consigo uma boa "ondulação"!

b) Dois termostatos 150W (redundância)

c) Filtro exterior Eheim 2222 - 500lts/h - com massas filtrantes e carvão activado

d) Uma calha com duas lâmpadas de 30W (uma azul outra branca)

e) Skimmer de pedra difusora em madeira "uma treta" - já encomendei um Deltec MC500

f) +/- 30kg de rocha morta (rocha viva quando foi comprada!!!)

 

Gostava de conhecer as vossas opiniões quanto ao que já tenho, o que estará bem ou mal e o que poderei melhorar.

Queria também saber se posso "minimizar" a compra de rocha viva, na esperança que esta se "reproduza" pela antiga que está agora morta.

Por fim e quando estiver rodado, quais os primeiros "habitantes" que me recomendam para dar vida ao aquário.

 

Cump/JM

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Antes de mais, bem vindo ao fórum. :|

 

Permite-me tratar por tu, porque aqui somos companheiros e amigos.

 

Do que tens, deves ter atenção ao filtro externo, pois não deve ter qualquer tipo de esponjas, tendo apenas o carvão e filtragem biológica, mas a última deve ser retirada quando colocares a rocha viva, ficando o filtro só para resinas e carvão se necessário.

A iluminação é insuficiente, principalmente se quiseres manter corais duros. Deves colocar algo mais 4x39W T5 ou mesmo 6x39W T5.

Rocha viva deves colocar alguma, por mais pouca que seja. Na minha opinião deves colocar cerca de 10kg e retirar, se preferires uns 5 a 10kg de rocha morta.

 

De primeiros habitantes, devem ser a equipa: limpeza, nassarios, hermitas, Turbos... e depois uns corais moles: Xénias, Sarcophyton, zoanthus.... e de peixes podem ser uns palhaços, Chromis... coisas simples e resistentes.

 

Para já não vejo mais nada a apontar.

 

Abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pedro,

 

Obrigado pelo teu post, são de facto dicas importantes às quais vou ter atenção para ver se desta vez consigo melhores resultados.

 

Quanto à iluminação, tenho de estudar "a coisa" pois tenho uma calha suspensa (quase nova) para duas lâmpadas e para aumentar para 4 vou ter de comprar outra calha igual ou se calhar reformar a actual e comprar uma nova de 4 lâmpadas..$$$

 

Relativamente à equipa de limpeza tenho duas duvidas:

1) os nassarios, pelo que vi no google são tipo "caracóis". Isso não corre o risco de reprodução descontrolada? é que na agua doce apareceram-me meia dúzia de uns "búzios" muito pequenos, e no espaço de meses aquilo transformou-se numa praga que nunca mais consegui controlar..

2) para 200lts quais as quantidades destes membros recomendadas de forma a fazerem um trabalho eficaz sem sobrepovoarem o aquário?

 

Abraço

JM

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Quanto à iluminação, tenho de estudar "a coisa" pois tenho uma calha suspensa (quase nova) para duas lâmpadas e para aumentar para 4 vou ter de comprar outra calha igual ou se calhar reformar a actual e comprar uma nova de 4 lâmpadas..$$$

Pela informação que deste inicialmente, deduzo que a calha seja de 1 metro com duas lâmpadas T8 de 30w, certo? Provavelmente, será possível adaptá-la para colocar 4 lâmpadas T5 de 39w, passando a ter 156w. Se não souberes como fazer, faz um pesquisa pelo SF DIY que vais encontrar vários tópicos de pessoal que fez alterações destas. No entanto, tal como referiu o Pedro, se estiveres a pensar em colocar muitos SPS, mesmo assim vai ficar curto, sendo que 6x39w seria a melhor opção.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Olá Zé.

 

Os burries não são grande coisa em limpeza, além de que têm um tempo de vida nos nossos aquários bastante reduzido. O melhor é mesmo os Turbos que são espécies perfeitamente adaptadas aos recifes.

E fotos do aqua?

 

Abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Espero não ter assustado ninguém!

 

O aquário passou os últimos 5 anos com ciclídeos, daí a tela no fundo...há-de ser trocada um destes dias, por algo mais azul. Quanto aos riscos no vidro, são medalhas da aprendizagem e agora já não há nada a fazer

 

 

Cump/JMarques

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Amigos,

 

Novas imagens depois de um "pequeno" upgrade do meu salgadinho.

 

 

Novo fundo (azul), novos habitantes (dois palhaços e um disco), novo layout (menos rocha) e nova iluminação (4x39w T5 - 10000k)

 

Depois da vossa ajuda, parece-me que agora a coisa vai...

 

 

 

Cump/JMarques

gallery_44346_2161_160574.jpg

gallery_44346_2161_18248.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Amigo José, vamos lá responder às tuas questões (não leves a mal tratar por tu, aqui somos todos companheiros de vício...grrr....hobby :puppydogeyes: )

 

O peixe em questão parece ser um Neoglyphidodon melas, é reefsafe mas é bastante agressivo.

 

E novidades?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais