Corydora com Buraco na Cabeça


tomfer_1

Recommended Posts

Boas

À uns dias para cá tenho reparado que esta corydora se encontra muito parada no aquario e ao que no principio parecia ser uma ferida agora é um enorme buraco atrás da cabeça e com os olhos salientes e inchados! Queria que me ajudassem a saber que doença é essa, o que se passa e como posso ajudar o meu peixe! Como vêm tenho uma imagem da corydora em questão em que se vem bem a que me refiro!

Covém mensionar que:

Nunca pus sal na água!

Temp 29ºC (não pode ser íctio)

pH = 7

Aquario 60l ciclado.

Tpa 20% todas as semanas.

Injecção de CO2 Caseiro.

Nitratos, Amónia, Nitritos = 0

Não tenho aquário hospital

Nenhuma das outras corydoras ou dos outros peixes aparenta algum problema!

No entanto aí à dias morreu-me um tetra neon azul inchadissimo e com uns pontos/manchas brancos!

Alguns dos outros peixes (espadas) agora que a corydora se apresenta imóvel, de quanto em vez, dão-lhe umas dentadas!

Toda a ajuda é bem vinda!

Agradeço a todos desde já e vamos ver se consigo curar o peixe!

 

2wec2ud.jpg

 

1rrkp3.jpg

Tomás Ferreira

Canal no YouTube

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu procurava por HEXAMITA (a doença) e tratava com Flagyl (e com um antibiotico por exemplo:Chloramphenicol [Chloromycetin]).

 

Apostava tbm em TPAs antes de fazer o tratamento

 

PauloA :yb668:

PS: adicionava tbm alimento vivo congelado para ajudar na recuperação.

Editado por alfapa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu procurava por HEXAMITA (a doença) e tratava com Flagyl (e com um antibiotico por exemplo:Chloramphenicol [Chloromycetin]).

 

Apostava tbm em TPAs antes de fazer o tratamento

 

PauloA :character0050:

PS: adicionava tbm alimento vivo congelado para ajudar na recuperação.

 

Como achas que o peixe foi apanhar isto?

Não é uma doença mais frequente nos discos e nos cíclideos?

O que achas do esha HEXAMITA?

Acho que vai ser dificil encontrar esse tal flagyl e esses antibioticos de que falas! Resido nos Açores!

Os comerciantes daqui parece que têm medo de investir, não têm à venda nada disso e percebem pouco da matéria!

Por acaso o flagyl que falas não é os que se encontram à venda nas farmácias pois não? se sim qual a dosagem?

Acho que aquilo vem aos comprimidos certo?

Abraço e muito obrigado!

Editado por tomfer_1

Tomás Ferreira

Canal no YouTube

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O Hexamita é uma boa opção... mais caro contudo..

O flagyl há na farmácia... e o outro tbm...

 

Quanto às doses não sei de cor.. mas se procurares no forum aparece várias vezes.

 

Boa sorte com a cura.

 

PauloA :character0050:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

boas

 

 

aqui vai pode ser um tiro no escuro ,mas se estiver errado por favor facam o favor de me corrigir.

 

 

Furunculose

 

Esta doença é de caráter septicêmico(infeccioso) e as úlceras aparecem nas zonas mais ricas em vasos capilares. O agente etiológico causador é uma bactéria gram-negativa, imóvel e não produtora de esporos, denominada Bactéria Salmonicida, que inquistando-se no peixe destrói o tecido em redor do ponto de infecção. No início, surgem manchas vermelhas, dando a impressão de ferimentos, depois há o aparecimento de bolhas de pus e sangue. A seguir, essas bolhas de abrem , havendo formação de úlceras: o pus libertado pode contaminar os outros peixes. A sintomatologia apresenta também escaras do tipo ulceroso no corpo dos peixes, iniciando-se, geralmente, mo pedúnculo caudal, podendo entretanto ter início em outras partes do corpo. Como medicação contra a doença têm-se aplicado banhos de terramicina com a dosagem de 500 mg para 50 L de água, pelo espaço de 24 horas, repetindo-se o banho dentro de 5 dias, até controlar a doença. Neste caso, os aquários-hospitais devem ser desinfetados antes de usados novamente, de preferência com permanganato de potássio

 

 

espero que ajude

boa sorte

Psychogap

Link to comment
Partilhar nas redes sociais