mortes no aqua


Zélito

Recommended Posts

boas pessoal.

vejam logo o meu ultimo post resumo se faz favor.

 

bem vou tentar ser breve. tudo isto decorreu num espaço de tempo entre novembro e final de dezembro.

 

tive uma molly deu a luz e tal e tudo muito bem. passado 2 semanas de dar a luz noto a femea mto exausta. coloquei a na maternidade (durante 24h para ela descansar e comer) e via o macho insistentemente atras dela. ela voltou a comer bem e a ficar muito mais activa e menos escondida do macho. passado 2 semanas ela estava muito escondida com o macho sempre em investidas a femea. ela escondia se sempre nas valisnerias e atras do filtro. nao a coloquei na maternidade para descansar... passado 2 dias encontreia morte junto ao filtro.

 

comprei 2 guppies femeas ja gravidas. demoraram mais do que os 30 dias para parirem. tavam super inchadas. uma dei com ela morta sem ter parido (penso eu) e outra (isto ja 2 semanas depois do obito da outra guppie) parecia que ia dar a luz. coloquei a na maternidade durante a tarde. no dia seguinte de manha estava dentro da maternidade morta...

 

as platys e a espada nunca me pareciam gravidas... mas deram a luz alguns alevins que mais tarde descobri no aqua. ta tudo bem com elas e com os alevins que encontrei (eram muito poucos... 5 ou 6 platys e apenas 2 espadas)

 

agora tenho uma guppie e uma espada lira gravida. a guppie faz agora 6 ou 7 semanas desde que lhe encontrei aquela mancha preta tipica da gravidez atras da barriga dela (e a sua primeira gravidez e esta inchadissima e vi uma pinta vermelha tipo sangue num dos lados da barriga este domingo, ate a ver esta tudo bem com ela). a espada lira tem apenas 4 semanas desde que lhe vi a mancha negra de gravidez como nas guppies...

 

a questao e, nao tenho sido muito feliz com determindas femeas gravidas... o que devo fazer? no entanto ja me morreram duas femeas guppies gravidas mesmo a beira de parir (apenas pus na maternidade 1 delas e por um periodo de tempo bem inferior a 24h...) e uma femea mollie um bom pedaço depois de parir (acho que esse obito foi devido ao macho que nao a largava e ela so se escondia e por vezes ate parecia quem nem queria sair pra comer).

 

alguem me pode ajudar nisto?

aqua 100l brutos

pH 7.5

temp - 26º

decoraçao - tem muitas plantas para se esconderem e uma gruta artificial tambem

peixes - agora 1 molly, 1 casal espada lira + 1 espada femea normal, 2guppies machos e 1 femea (pois as outras 2 femeas morreram antes de parir), 1 platy macho para 5 femeas (mais os 5 alevins que parecem todas femeas e ja passou 2 meses ou algo do genero) e a brigada de limpeza (3 limpa fundos e 2 limpa vidros)

Editado por Zélito
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Poderá ser os mollies ou os espadas à guerra com os Guppies.

 

A mim parece-me que as fêmeas estão em stress!

foi o que eu pensei mas... o mollie ate parece pacifico, excepto com a sua antiga companheira que nao parava de a perseguir...

dos espadas nunca notei mesmo mesmo nada.

tenho um placostonos (limpavidros) um pouco agrecivo... ja o vi a afastar alguns peixes algumas vezes especialmente quando o placo esta escondido dentro da gruta artificial.

 

que devo eu fazer? nao tenho outro aqua nem aqua hospital para as guppies darem a luz... so se devolver a mollie... mas nao queria ate porque gosto dele e ele ate pode nem ser o responsavel, mas certamente e o responsavel por me ter comido os alevins antes de eu os ter apanhado.

 

nao sei se devo fazer uma caixa da vodafone maternidade gigante. e decorava com musgo assim elas ja se deviam sentir mais protegidas... e que ta mesmo a demorar muitro e isso nao me agrada nada... -.-

Editado por Zélito
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

um aqua maternidade é o ideal, sim, e com musgo ainda melhor.

uma maternidade ja eu tenho. mas quero fazer uma bem grande com a caixa vodafone. assim quase que funciona como um 2º mini aqua dentro do tanque principal. a femea la aguenta bastante e decorada com musgo deve se sentir bem mais protegida do que com a meternidade normal que esta toda exposta!

bem espero que isto resolva a situaçao do stress...

 

obrigado:)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não falo em maternidade daquelas jaulas que servem para stressar os peixes e que acabam por matá-los. Falo de um aqua maternidade, ou uma caixa vodafone, no mínimo.

Boa Aquariofilia para Todos!

 

Betarato

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não falo em maternidade daquelas jaulas que servem para stressar os peixes e que acabam por matá-los. Falo de um aqua maternidade, ou uma caixa vodafone, no mínimo.

 

Pela minha experiência , convém sempre ter um pequeno aquário , como infantário , ou que sirva mesmo de quarentena , sim pode acontecer algumas fêmeas não conseguirem dar à luz, são coisas da natureza.

1º tens o ph super alto 7,5 ph põe o ph a 6,8.

2º Aumenta a temperatura para 28º

2º maternidades que stressam os peixes , a caixa da vodafone não tem material apropriado nem as bactérias que os peixes necessitam para sobreviver.

Os meus conselhos usa umas vitaminas , no aquário baixa o ph, espero que tenhas eliminado o cloro e as clorinas.

 

Eu uso maternidades flutuantes e até agora nunca tive problemas, com isso , musgo de java ou mesmo a bola de musgo.

Todos os pequenitos meti-os aqui.

 

http://img43.imageshack.us/img43/293/27012010003.jpg

 

Um pequeno aquário de 20 litros

Filtro para alevins

Bomba Elite 799

De dia oxigena à noite filtra. ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pela minha experiência , convém sempre ter um pequeno aquário , como infantário , ou que sirva mesmo de quarentena , sim pode acontecer algumas fêmeas não conseguirem dar à luz, são coisas da natureza.

1º tens o ph super alto 7,5 ph põe o ph a 6,8.

2º Aumenta a temperatura para 28º

2º maternidades que stressam os peixes , a caixa da vodafone não tem material apropriado nem as bactérias que os peixes necessitam para sobreviver.

Os meus conselhos usa umas vitaminas , no aquário baixa o ph, espero que tenhas eliminado o cloro e as clorinas.

 

Eu uso maternidades flutuantes e até agora nunca tive problemas, com isso , musgo de java ou mesmo a bola de musgo.

Todos os pequenitos meti-os aqui.

 

http://img43.imageshack.us/img43/293/27012010003.jpg

 

Um pequeno aquário de 20 litros

Filtro para alevins

Bomba Elite 799

De dia oxigena à noite filtra. ;)

 

 

boas

entao se ele no aqua tem praticamente viviparos para q vai descer o ph pra 6.8!?

agora pra 7.2 ainda va q nao vá.

a temp a 27º ta bom na maternidade podes deixar no 26º.

 

como a betarato disse pode ser do stress de andares sempre a mexer ou entao de algum macho q as esteje a stressar ou entao acontece .outra coisa pode ser hidropsia as vezes pensas q estao gravidas e estao inchadas da doença.

 

 

cumps joni

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

entao se ele no aqua tem praticamente viviparos para q vai descer o ph pra 6.8!?

agora pra 7.2 ainda va q nao vá.

a temp a 27º ta bom na maternidade podes deixar no 26º.

 

como a betarato disse pode ser do stress de andares sempre a mexer ou entao de algum macho q as esteje a stressar ou entao acontece .outra coisa pode ser hidropsia as vezes pensas q estao gravidas e estao inchadas da doença.

 

 

cumps joni

 

Sim, mas o o ph ideal para os peixes normalmente é de 7,0ph , 6,8ph.

Quanto ao aumento da temperatura , não ajuda as fêmeas no parto? ;).

mollys e espadas podem brigar possivelmente....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parece que toda a gente anda a dar tiros no escuro.

 

O ph está bom para os viviparos.

A temperatura tbm.

A hidropsia vê-se ao longe, o peixe parece um pinheiro de natal... com as escamas todas espetadas.

Os machos por muito que incomodem as fêmeas, não as matam.

 

Penso que possa ser parasitas intestinais.

O ano passado perdi um grande número de viviparos devido a parasitas, com uma nuance: só perdi fêmeas.

Depois de um tratamento com NEMATOL as proles voltaram.

 

Barrigas inchadas, sem nascimentos, ponto vermelhos, mortes com barrigas grandes, tudo aponta para parasitas intestinais.

 

Se quiseres confirmar, abre a barriga de uma fêmea morta e vê o que lá está dentro.

 

PauloA :eusathink:

PS:

O resto dos parametros do aqua estão bem?

Amónia, nitritios, nitratos?

Como é que fazes a filtragem, filtro interno? Qual a frequência da limpeza do filtro?

Quantos litros tem o aqua?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, mas o o ph ideal para os peixes normalmente é de 7,0ph , 6,8ph.

Quanto ao aumento da temperatura , não ajuda as fêmeas no parto? :eusathink:.

mollys e espadas podem brigar possivelmente....

 

 

boas

 

o ph ideal pra viviparos situa-se entre 7.2 e 7.4 .

ph de 6.5 a 6.8 é bom prA caracideos e ciclideos americanos e outros.ph de 7.0 é um ph pra quem tem varias especies de ph diferentes e pra nao tarem a sofrer mais uns q outros coloca-se o ph a 7.0 .

pra femea parir nao ha nada como baixar a temp em 1º grau pra ajudar ao parto.pelo q dizem a temp ideal pra uma maternidade é 26º e a temp ideal de um comunitario com este tipo de peixes pra nao haver risco de doenças pois mts bacterias nao sobrivivem a partir de 27º.

quem nao tem aqua maternidade e faz o parto no proprio aqua comunitario fazem-no com uma tpa pequena com agua á temp. ambiente.

 

 

cumps joni

Editado por joniclicks
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bem meus senhores e senhoras

respondendo aqui a algumas perguntas e afirmaçoes.

 

esta aqui o meu aqua http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=144985

vejam e comente sff :blink:

 

aqua 100l com filtro interno. limpo o todas as semanas.

ph - 7.5 - mas posso ter facilmente o pH que quiser porque tenho agua de fonte com pH5.5 (qualidade 5estrelas com testes anuais) e agua da companhia com pH 8.0. faço mistura nao vou mecher no pH porque tenho viviparos. 7.5 esta bom

a temperatura do aqua esta a 26º agora. tenho um termostato muito desnivelado. tenho o termoestado a 22º mas a agua ta sempre a 26º. ate a cerca de 3 semanas tinha o termostato a 25º com a agua a 28º registado no termometro (altura das mortes).

 

realmente parecem parasitas. tipo ja morreu uma mollie balao femea e um macho platy (mas isto ja ha mais tempo atras) e tambem estavam inchados!

 

importante

e de registar que uma das mortes foi de uma guppie gravida que estava aparentemente bem e no dia a seguir ja estava meia morte com a barriga pra cima. pouco depois morreu de vez :eusathink:

um colega meu deu me um guppie macho. quando introduzi esse guppie no meu aqua, juntamente com a agua que vinha no saco, mais tarde tive caracois pequenos... ele tinha tido uma praga de caracois que ja estava a melhorar mas pelos vistos ainda havia ovos... ele tem uma colisa que inchou imenso. parecia mutante!!! se calhar os parazitas vieram de la...

 

bem muito obrigado por tudo vou tentar comprar o nematol e resolver o problema antes que a guppie morra.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parece que toda a gente anda a dar tiros no escuro.

 

O ph está bom para os viviparos.

A temperatura tbm.

A hidropsia vê-se ao longe, o peixe parece um pinheiro de natal... com as escamas todas espetadas.

Os machos por muito que incomodem as fêmeas, não as matam.

 

Penso que possa ser parasitas intestinais.

O ano passado perdi um grande número de viviparos devido a parasitas, com uma nuance: só perdi fêmeas.

Depois de um tratamento com NEMATOL as proles voltaram.

 

Barrigas inchadas, sem nascimentos, ponto vermelhos, mortes com barrigas grandes, tudo aponta para parasitas intestinais.

 

Se quiseres confirmar, abre a barriga de uma fêmea morta e vê o que lá está dentro.

 

PauloA :eusathink:

PS:

O resto dos parametros do aqua estão bem?

Amónia, nitritios, nitratos?

Como é que fazes a filtragem, filtro interno? Qual a frequência da limpeza do filtro?

Quantos litros tem o aqua?

 

 

boas nimguem anda a dar tiros no escuro.

apenas tou a por uma hipotese nao disse q era hidropsia .dizes tu q se vê ao longe mas pode ele nao conhecer a doença e ate ter tido esses sintomas e ele nao ligar.nao puderá o macho molestar a femea de tal maneira q a ponha em stress e ela morra?

pode mt bem ser parasitas intestinais mas ele nao falou em fezes brancas por isso sendo assim tbm tas a dar tiros no escuro.

de resto tem a temp e o ph aceitaveis

 

cumps joni

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tesn tudo pra q dei-e certo mas fizes-t uma coisa mal!

 

NUNCA UTILIZAR A AGUA de outros aquas provenientes do trasnportes dos peixes no nosso aqua.

o mais certo foi teres introduzido algum parasita ou outra cena qualquer dentro do teu aqua provenimente do aqua do teu amigo.

o teu amigo tbm tem esses problemas?

eu o nematol nao conheço mas tbm podes usar o fluvermal ou o flagryl.

 

 

 

cumps joni

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois eu sei... tinha trazido o peixe num frasco para a passagem nao ser brusca acabei mesmo por por a agua...

deu nisto muito provavelmente -.-

mas pronto nada que nao se resolva facilmente:)

 

aconcelham me a por um pouco de sal no aqua? li por ai que era bom para estes casos mas eu pessoalmente nunca pus...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

agora tenta resolver o problema em desparassitar o aqua se for mesmo parasitas intestinais.

depende de que tipos de peixes tens de fundo.

se tiveres peixes gatos nao aconselho mt o uso do sal.

 

 

 

cumps joni

 

 

Peço desculpa não percebi que os peixes tinham Hidropsia Abdominal , já tive uns que me morreram assim também.

Foram poucos.

Mas falaram aqui em gravidez... :music_singguitar:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Peço desculpa não percebi que os peixes tinham Hidropsia Abdominal , já tive uns que me morreram assim também.

Foram poucos.

Mas falaram aqui em gravidez... :music_singguitar:

 

 

boas

 

nao percebi essa do peço desculpa.

mas pedes desculpa a quem?lolll :medieval_mace:

pois falaram de guppys gravidas mas sera q estavam mesmo gravidas?essa é q é a questao.

podiam estar como nao podiam.

tens q autopsiar os bichos pra ter a certeza.lolll

 

 

cumps joni

Editado por joniclicks
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem so quero acrescentar que se forem parasitas intestinais tens a venda na farmácia FLAGYL por 2€ e qualquer coisa...

Ricardo Costa

Meu E-Mail: ricardo_costa_89@hotmail.com

-------------------------------------------------------------------

Saudações de Setúbal.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sim de certeza. ja as tinha comprado assim na loja e ve se bem.

pelo ponto negro atras da barriga

 

isso da mancha preta é um bocadinho relativo.

as minhas teem todas mancha preta inclusive as q pariram á pouco tempo.

noto sim pouco antes de parirem naquela zona ficar mais castanho clarinho.

 

 

 

cumps joni

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

isso da mancha preta é um bocadinho relativo.

as minhas teem todas mancha preta inclusive as q pariram á pouco tempo.

noto sim pouco antes de parirem naquela zona ficar mais castanho clarinho.

 

 

 

cumps joni

 

Se realmente forem parasitas intestinais podes usar flagyl que se compra por 2,50.

Segundo o que me disseram 1 comprimido para 50 litros de àgua.

Se estiver errada por favor corrigam-me. ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas...

Desculpem estar a usar este post mas tenho o mesmo problema que o Zelito...

Isso dos parasitas intestinais e tipo como Hidropsia intestinal??

O tal medicamento que recomendam FLAGYL ajuda a curar essa doença??

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A hidropsia não tem nada de intestinal ou de abdominal.

 

Se procurarem vão ver o que é...

 

Quanto ao Flagyl serve para os parasitas, mas não faz nada à hidropsia.

Para a hidropsia, com sorte, podem usar Actidox (doxicilina). Com cuidado o sal tbm ajuda.

 

PauloA :character0050:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.