O meu primeiro Aqua de Discus


esguelha

Recommended Posts

Boas malta,

 

depois de 2 setups bem conseguidos, 1 comunitário e um "malawi", vou agora dedicar-me ao meu primeiro aqua de Discus.

 

Sempre adorei os Discus mas nunca tive a coragem de me lançar num projecto desses pelo facto de serem peixes muito sensiveis e que merecem bastante cuidado e dedicação, agora depois de 8 anos a viver os meus 2 setup's ganhei a coragem e vou-me lançar...

 

O meu aqua tem 100x30x40, 120 litros.

 

O filtro tem uma bomba que faz 550L/H, mais de 4x a litragem total. Dentro do filtro coloquei cerâmica, esponja e lã de vidro.

 

O termóstato é de 300w e está a regular a água para 28º.

 

Depois da ida à Mania dos Peixes e com as dicas do Nuno acabei por comprar, um tronco bem bonito, retirei quase todas as outras pedras que tinha, pois como o Nuno disse, eram desajustadas, deixei apenas 2 pequenas para segurar o tronco.

 

Deixei uma parte mais livre e do outro lado coloquei o tronco com algumas plantas...

 

Flora:

Anubias nana (Anubias barteri var. nana)

Anubia (Anubias barteri var. caladiifolia ''1705'')

Feto de java (microsorum pteropus)

uma espécie de feto mas mais pequeno (microsorum pteropus narrow)

um pouco de musgo de java (Vesicularia dubyana 'Christmas')

e uma cryptocoryne moehlmannil

 

Aí está o resultado...

 

IMAG0449.jpg

 

IMAG0448.jpg

 

Lá na loja o Nuno fez-me também uma primeira análise da água e está em óptimas condições, agora irá ciclar durante 10 dias e depois irá começar aos poucos a receber os primeiros habitante, os primeiros serão umas corydoras... Discus só daqui a 1 mês/mês e meio...

 

 

Vou dando notícias...

 

abraço

Editado por esguelha
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O que devo comprar para o interior do filtro?

 

ola esse filtro será insuficiente a curto ou longo prazo depende dos discus que vais ter nesse aquário

 

O débito da bomba é suficiente?

 

para filtro interno é suficiente mas deverias pensar em comprar um externo pois da mais capacidade de filtração

 

Tenho uma lâmpada de 25W da Tropic Sun, chega?

 

chega pois os discus nao requerem muita iluminação

 

Que plantas devo adquirir para ter com os Discus?

 

para ja devias pensar que tipo de aquario queres se plantado ou nao...se nao quiseres plantado podes colocar valisnérias e outras desse genero com necessidade de pouca luz...

 

Estava a pensar juntar uns tetra cardinais, penso que sejam compatíveis com os Discus, são?

 

Sim sao podes juntar sem problema...devias pensar tambem numas corydoras por exemplo

Cumprimentos,

João Ferreira

Nunca mais tenho juizo....Tb não sei o que ele come....!!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva, com essa litragem podes colocar 4 Discus adultos ou muitos (8 ou 10) pequenos, tudo depende o que queres fazer.

 

- Discus adultos, mais caros mas com menos manutenção

- Discus pequenos, mais baratos mas tens de andar sempre em cima deles e de 10, raramente consegues que metade cresça devidamente (+ de 15cm)

 

De qualquer maneira, esse filtro não dá. Tens de comprar externos e IMHO ia para 2 EHEIM 2213 ou idealmente 2215.

 

Iluminação ok para plantas fáceis, estilo HZ.

 

Eu retirava essas rochas, colocava só um tronco e adicionava uma forte equipa de limpeza, Corydoras e Ancistrus.

 

Só depois equacionava a introdução de cardinais.

 

Boa sorte e prepara-te, com Discus é sempre tudo muito... muita comida, muita tpa, muita alegria, muita preocupação...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O que devo comprar para o interior do filtro?

 

O débito da bomba é suficiente?

 

Tenho uma lâmpada de 25W da Tropic Sun, chega?

 

Que plantas devo adquirir para ter com os Discus?

 

Estava a pensar juntar uns tetra cardinais, penso que sejam compatíveis com os Discus, são?

 

Que limpa fundos e limpa vidros devo comprar?

 

e por último, esta configuração das pedras é adequada para um aqua de discus ou devo retirá-las?

 

Boas

Em relação ao filtro parece-me insuficiente, considero que num plantado de discus é um dos factores fundamentais aconselhava-te pelo menos um filtro que por hora filtra-se três vezes a capacidade do aquario.

As plantas devem ser pouco exigentes em termos de luz e resistentes a temperaturas elevadas 29º a 30º por isso aconselho-te Anubias e Echinodorus além de outras que suportarem estas condições. Podes juntar cardinais a vontade bem como neons ou nariz de bebado.

No que se refere a limpa fundos devias investir num cardume de corydoras e tambem poderias juntar ancistrus.

Quanto a configuração vai no teu gosto pessoal, os discus no seu habitat natural tem mais troncos e plantas do que propriamente pedras, mas é como eu disse o teu gosto e que decide pois es tu quem ira aprecia-lo todos os dias.

Boa sorte

Cump

Marques

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde malta,

 

desde já agradeço todos os vossos comentários.

 

Ontem descobri por aqui a loja "Mania dos Peixes" e hoje de manhã fui lá...

 

Atendimento 5*****, o Nuno é realmente um expert e coloquei-lhe todas as questões e com a ajuda dele, lá cheguei à configuração ideal.

 

De referir que me enganei num pequeno grande pormenor, o tamanho do aqua... é apenas de 100x30x40 ou seja, apenas 120 litros, o que me irá reduzir em muito a capacidade de Discus, segundo o Nuno não deverei ter mais de 3. Não será um problema, visto ser o primeiro projecto de Discus, acaba por ser bom para ver como corre, e se correr bem depois lanço-me noutro projecto.

 

Vou corrigir os dados do primeiro post e colocar fotos novas de como ficou.

 

Mais uma vez obrigado ao Nuno pela excelente ajuda.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde malta,

 

desde já agradeço todos os vossos comentários.

 

Ontem descobri por aqui a loja "Mania dos Peixes" e hoje de manhã fui lá...

 

Atendimento 5*****, o Nuno é realmente um expert e coloquei-lhe todas as questões e com a ajuda dele, lá cheguei à configuração ideal.

 

De referir que me enganei num pequeno grande pormenor, o tamanho do aqua... é apenas de 100x30x40 ou seja, apenas 120 litros, o que me irá reduzir em muito a capacidade de Discus, segundo o Nuno não deverei ter mais de 3. Não será um problema, visto ser o primeiro projecto de Discus, acaba por ser bom para ver como corre, e se correr bem depois lanço-me noutro projecto.

 

Vou corrigir os dados do primeiro post e colocar fotos novas de como ficou.

 

Mais uma vez obrigado ao Nuno pela excelente ajuda.

 

Então com base nessa nova informação, aconselhava-te o seguinte:

 

Retira as pedras e mete só um tronco pequeno para deixares o maior espaço disponível para eles nadarem. Podes colocar só 1 EHEIM 2213 ou de preferência 1 EHEIM 2215. Mete umas plantas de crescimento rápido (HZ) para te consumirem os nitratos que a abundância de carga orgânica (muita comida e dejectos dos Discus) vai provocar.

 

Começa com 3 ou 4 pequenos (entre os 4 e 6cm) e fá-los crescer... isso vai dar-te experiência a lidar com eles e acima de tudo vais perceber se queres mesmo continuar com Discus ou voltar a outra espécie "menor".

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então com base nessa nova informação, aconselhava-te o seguinte:

 

Retira as pedras e mete só um tronco pequeno para deixares o maior espaço disponível para eles nadarem. Podes colocar só 1 EHEIM 2213 ou de preferência 1 EHEIM 2215. Mete umas plantas de crescimento rápido (HZ) para te consumirem os nitratos que a abundância de carga orgânica (muita comida e dejectos dos Discus) vai provocar.

 

Começa com 3 ou 4 pequenos (entre os 4 e 6cm) e fá-los crescer... isso vai dar-te experiência a lidar com eles e acima de tudo vais perceber se queres mesmo continuar com Discus ou voltar a outra espécie "menor".

 

Boas Patuleia...

 

fiz precisamente isso... menos o filtro, com este filtro consigo 4x a litragem total da água, penso que é suficiente...

 

Já coloquei fotos de como ficou no primeiro post...

 

abraço e obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Patuleia...

 

fiz precisamente isso... menos o filtro, com este filtro consigo 4x a litragem total da água, penso que é suficiente...

 

Já coloquei fotos de como ficou no primeiro post...

 

abraço e obrigado

 

Ficou muito bom...

 

O problema desse filtro não é o caudal proporcionado mas o volume de matérias filtrantes que permite. Que é manifestamente pouco.

 

Again, no minimo um EHEIM 2213 (ou similar).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Malta...

 

Patuleia... estou a considerar o filtro externo...

 

Quando à possível fauna, estou a pensar em:

 

6 corydoras anãs (corydora hastatus)

1 kuhli (pangio kuhlii)

2 limpa vidros (não sei quais ainda, pois alguns trazem problemas aos discus)

1 cardume de cardinais (ainda não sei quantos... 15 ou 20)

3 discus

e disseram-me que podia colocar um casal ou de ramirezi ou apistogramma, não me lembro quais.

 

Que vos parece?

 

Está bom? aceito sugestões...

 

Caracois e camarões são recomendados? ou devo evitar?

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

oi!

o aqua ficou fixe :(

em relação ao Nuno tens razão ele é expert e muito atencioso e simpático impossível não tirar as duvidas e até receber conselhos...

 

pena foi mesmo o tamanho do aqua..mas como dizes ser o primeiro projecto já da pra ires treinando.

em relação a limpa vidros penso que os ottos não te devem de maçar.

os caracóis eram excelentes ai porque de certeza não incomodam os discus

agora os camarões, há sempre o risco de os discus lhes tirarem o sabor e depois os comerem.

 

abraços

<span style='font-size: 18px;'><span style='font-family: lucida sans unicode,lucida grande,sans-serif'>Abraços :) </span></span><br /><br /><span style='font-family: tahoma,geneva,sans-serif'><span style='font-size: 18px;'><strong class='bbc'><em class='bbc'>Solange aka Arianita</em></strong></span></span>

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

camarões sao um petisco para os discus.

 

acerca do cardume de 15 ou 20 cardinais penso que será um pouco exagerado,visto que estas a pensar nos discus penso que devias deixa los ter mais espaço no aqua.

 

boa sorte :)

Editado por fuzi
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Malta...

 

Patuleia... estou a considerar o filtro externo...

 

Quando à possível fauna, estou a pensar em:

 

6 corydoras anãs (corydora hastatus)

1 kuhli (pangio kuhlii)

2 limpa vidros (não sei quais ainda, pois alguns trazem problemas aos discus)

1 cardume de cardinais (ainda não sei quantos... 15 ou 20)

3 discus

e disseram-me que podia colocar um casal ou de ramirezi ou apistogramma, não me lembro quais.

 

Que vos parece?

 

Está bom? aceito sugestões...

 

Caracois e camarões são recomendados? ou devo evitar?

 

Abraço

 

Desculpa insistir, mas é mesmo obrigatório uma forte e correcta filtragem... ;)

 

Sobre as tuas duvidas quanto à restante fauna:

 

6 corydoras anãs (corydora hastatus) - Qualquer corydora é um excelente aliado dos Discus, força

1 kuhli (pangio kuhlii) - Tenho duas, força

2 limpa vidros (não sei quais ainda, pois alguns trazem problemas aos discus) - Compra 2 ou 3 Ancistrus, estão uns à venda nos Classificados, os cirrosus, excelentes

1 cardume de cardinais (ainda não sei quantos... 15 ou 20) - Um cardume de 10 chega e servem de descomplicadores para os Discus

3 discus - Nice!

e disseram-me que podia colocar um casal ou de ramirezi ou apistogramma, não me lembro quais. - Não ponhas

Caracois e camarões são recomendados? ou devo evitar? Camarões podes por, caracóis não.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas malta...

 

e ao 4º dia parece que algo nao está a correr bem...

 

agora de manhã encontrei o aquário neste estado...

 

IMAG0453.jpg

 

IMAG0452.jpg

 

IMAG0451.jpg

 

O tronco está a ficar todo coberto por uma camada branca, parece teia de aranha...

 

Isto não deve ser nada bom... o que faço? Nunca tal me aconteceu!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Se couber uma parte em alguma panela deixas ferver de um lado e depois mudas a posição do tronco e ferves do outro lado.

 

 

Cump

Marques

 

Exacto... e junta sal também.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas... outro pormenor é que eu tinha prendido ao tronco várias plantas... não irão ter problemas também?

 

Não.

 

Essas plantas, o único problema que vão ter é a fraca luz...

 

EDIT: Claro que as plantas não são para ferver. :eusathink:

Editado por Patuleia
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...