socorro!!!


cdaa

Recommended Posts

:discuss_gathering::P

 

Boa tarde!! Regressei recentemente ao mundo fascinante da aquariofilia, mas estou me deparando com alguns problemas no meu aqua..

Adquri um aqua com as seguintes caracteristicas:

100*50*50 com capacidade para 250 L

um filtro ( nao me recordo a marca) 400 L / H

Lampada de 30 W

 

Tenho 1 limpa fundos com 30 cm +-, 2 com 10 cm, 1 guaramis ( axo q é assim), tetra néon, tetra rosa e tetra negro, 4 escalares, guppies, espadas, mollies e plattys ( não sei precisar as quantidades de cada, mas num total aproximado de 50 )! :shocked028:

 

Tenho o aqua com estas espécies há aproximadamente 2 meses, e tudo tem corrido bem, com sucesso em reproduçao de guppies e espadas inclusivamente...

Mas, há dois dias que me deparo com peixes mortos, nomeadamente, tetra néon, guppies e hoje uma espada, sem razão aparente, pois não apresentam sintomas alguns...

O PH anda nos 7.0 - 7.4...

Alguém me ajuda?? :baned:

 

cdaa

 

ps:esqueci de mencionar que a temperatura da água é de 27 graus

Editado por cdaa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fizeste algo diferente no aquário? Lavaste o filtro?

 

Outros testes fizeste? amónia? nitritos?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fizeste algo diferente no aquário? Lavaste o filtro?

 

Outros testes fizeste? amónia? nitritos?

 

 

Fiz a lavagem do filtro, do aqua e mudança parcial da agua... mas só depois de começarem a aparecer alguns mortos...

 

quanto a testes apenas o do ph

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Tem muito peixe neste aquário. Já fizestes o teste de amônia?

 

 

Jaqueline

 

Só fiz o teste de PH...Em relação á quantidade...Entusiasmei-me, eu sei, mas são tantas as variedades e tamanha beleza, que deixei-me levar...

 

O pior é que no espaço de três dias, já morreram 10 peixes, desde guppies, tetra neon, espadas e mollys.....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois.... Lavei com água da companhia.... Fiz mal?!

 

 

Boas

 

Uma opinião: os equipamentos * como filtro filtro, rede para pegar peixes,

esponja limpadora de vidros, etc, etc... enfim,

lavo-os todos com uma água que preparo de véspera com aquasafe. Coloco água

com condicionador em garrafas vazias de água mineral e guardo para quando precisar.

(ex. trocas parciais, completar água quando da evaporação). Evito * lavar com água da

companhia pois esta tem muito cloro e uma substância chamada cloramina.

Por via da dúvidas prefiro não arriscar. As mãos também não podem estar com resíduos

de outros produtos.

Em matéria qualidade de alimentação para peixes e aquasafe prefiro não vale a pena

economizar. Senão os seus peixinhos vão virar uns anjinhos..... :angel:

 

 

Jaqueline

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

E tu vais virar um diabinho se continuares a fazer o que fazes!!!

 

Tudo o que pertence ao aquarismo não é para lavar com água corrente, deve ser passado com água que retiras do aquário aquando a TPA (Troca Parcial de Água). As matérias filtrantes não devem ser lavadas/esfregadas, deves apenas e só sacudí-las ao de leve na água que retiras do aquário e uma vez por mês, se tanto.

 

Quando lavas estás a estragar o cilco do azoto entretanto já feito, as bactérias já instaladas que se fixaram, nas: matérias filtrantes, paredes/vidros do aquário, plantas, pedras, troncos, coluna de água, rede, tudo.

 

Quando fazes a TPA deves retirar o sufuciente que te permita repor os níveis de: pH, no2, no3, etc. TPA esta, que evita a adição de químico, incluíndo adição de bactérias.

Boa Aquariofilia para Todos!

 

Betarato

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

:D

 

Muito obrigada a todos...

A informação nunca é demais!!

Em relação á lavagem dos diversos equipamentos, não fazia a minima ideia que os tinha que lavar com a agua da TPA, sempre pensei que era com água corrente... :)

A TPA costumo fazer em média 2 vezes ao mês, o que até agora não tem dado problemas.Há três dias comecei a encontrar peixes mortos, então, após verificar o PH da água, que estava nos 6.8, fiz TPA e lavei os filtros, vidros, etc.

O PH agora está nos 7.4, mas continuam a morrer peixes ( ainda agora retirei outros dois, e já tenho mais a perder a força)..

Esses já os separei para um outro aqua preparado com FungiStop da Tetra, vamos la a ver como reagem.... :drool3:

A mim parece-me que uns estão com uma espécie de bolor, e outros a perder as barbatanas, apesar dos que morreram não apresentarem nenhum sintoma visivel... :angel::thumbup3:

 

CDAA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O que me parece ser o problema do teu aquário é um pico de amônia.

 

O filtro que tens não é suficiente para a litragem que o teu aquário possui, sugiro-te que arranjes um filtro com te ofereça as condições necessárias.

Boa Aquariofilia para Todos!

 

Betarato

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas a todos...

Actualização da situação:

Os peixes que separei morreram surprised ( 3 mollys e 1 espada ) e salvaram-se 2 ( por enquanto... 1 guppy e 1 tetra neon ) :thumbup3:

 

Em relação aos outros, ontem aumentei a temp para 28 e ainda nao tive baixas

hoje realizei o teste de amonio, e deu 0.05 +- , penso que nao sera essa a causa

Comprei um filtro biologico interior, para aquarios de 250 L, que vou instalar...Alguma sugestão para melhor adaptação ao ambiente do aqua?????

 

Estou a fazer o que posso, mas ja não sei mais para onde me virar....

 

obg

CDAA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Transfere as matérias filtrantes que tinhas no outro filtro para dentro desse que compraste.

 

Vai fazendo TPA's de 10% do volume total da água (25 litros) dia sim dia não, adicionando bactérias, na medida certa, para fazer ciclo do azoto e evitar mais baixas (o que não quer dizer que não possam continuar a ocorrer).

 

Não vale a pena aumentares a temperatura, deixa-a permanecer nos 25ºC. As oscilações de temperatura também afectam a o aparecimento viral.

 

Vai postando novidades e dúvidas!

Boa Aquariofilia para Todos!

 

Betarato

Link to comment
Partilhar nas redes sociais