Filtro sem carvão activado?


tribalpsy

Recommended Posts

Olá. Eu tinha um filtro interno aquapor que, além da esponja, trazia uma saqueta de carvão activado. esse filtro esta reformado mas estava a pensar usa-lo num projecto e agora que fui ver a saqueta estava rasgada e eu tentei dobra-la de modo a o rasgão ficar "para dentro". será que o posso (ou devo...) usar assim? e como vi que o carvao activado retira os nutrientes necessarios as plantas, alem das substancias toxicas, e estava a pensar fazer um plantado, será que posso usar o filtro sem o carvão? após a ciclagem cumpriria o seu dever de filtrar a agua?

ou devo... comprar outra saqueta (que tem de ser bem pequena ,alias)?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

nada disso.

esquece o carvao activado. nao serve pra nada a nao ser pra te matar bacterias e retitar nutrientes.

a unica coisa boa e que pode tornar a agua mais cristalina e e usado, durante 24h, para retirar os quimicos que usas quando fazes tratamento a alguma doença ou etc...

nao e a toa que dizemos para nao porem quimicos no aqua.

para um bom plantado:

-bom substrato (pedras grossas e ferteis)

-fertilizaçao liquida (poes 1 vez por semana)

-CO2 (fazes receita caseira do forum e e baratissimo)

-boa iluminaçao (cerca de 0.5w/l para a maioria das plantas. para plantas exigentes 1w/l)

 

boa sorte;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Podes retirar o carvão não tem problema, podes arranjar uma rede fininha e colocar lá o carvão, podes ainda coser essa rede rasgada se tiveres jeito para a costura :)

 

O carvão pode e é útil em várias situações, não concordo nada com frases como "...esquece o carvão activado, não serve pra nada..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sim tens razao. exagerei um pouco. mas a verdade e que maioria nao recomenda ter carvao activado diariamente.

no entanto antes de entrar no forum pensava que o carvao fazia maravilhas e dei me mal...

sao prejudiciais para as bacterias e retiram nutrientes... a agua dos peixes no meio ambiente natural tambem nao tem carvao e os peixes vivem bem.

sem carvao as coisas ficam mais estaveis.

so uso para finalizar um eventual tratamento.

recomendo que nao o uses a nao ser quando necessario mas e contigo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Dado a qualidade do filtro (e do saco de carvão activado, que não vem em rede neste tipo de filtro, mas num pacote do género dos de chá :D) e que não tenho muito jeito para a costura penso que o vou utilizar apenas com a esponja num aquário maternidade/criadeira, penso que deve dar para o efeito

obrigado a todos pela pela ajuda :music_singguitar:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

podes fazer um saquinho com uma meia de lycra, de senhora (daquelas mini meias), sabes quais são?

 

é uma grande ideia xD nem me tinha lembrado de tal coisa mas já que a minha namorada ta sempre a mandar coisas dessas fora posso muito bem reutilizar-las!

obrigado!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sim tens razao. exagerei um pouco. mas a verdade e que maioria nao recomenda ter carvao activado diariamente.

no entanto antes de entrar no forum pensava que o carvao fazia maravilhas e dei me mal...

sao prejudiciais para as bacterias e retiram nutrientes... a agua dos peixes no meio ambiente natural tambem nao tem carvao e os peixes vivem bem.

sem carvao as coisas ficam mais estaveis.

so uso para finalizar um eventual tratamento.

recomendo que nao o uses a nao ser quando necessario mas e contigo.

 

Eu uso o carvão em 3 situações:

 

- Primeira semana na criação de novo aquário se não tiver acesso a água ciclada e usando um filtro novo

- Aquando do uso de algum medicamento (bactericida ou seja o que for) num comunitário, sendo que assim uso o carvão em conjunto com várias TPA para eliminar os vestígios das drogas e o causador de problemas

- Na desparasitação ou tratamento de algum vivo no aqua-hospital

 

O uso contínuo acho exagerado tendo em conta que no carvão fica tanto o que interessa como o que interessa, dificultando o equilíbrio que muito custa a atingir

 

O meu aqua maior tem ciclídeos de porte que se pode considerar grande e embora haja quem use carvão 365 dias ano para manter a água cristalina (argumentação de quem o faz), eu por outro lado prefiro que a água esteja um pouco mais turva mas que os parâmetros estejam OK para os habitantes dos aquários

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.