Co2 Validade da garrafa


Recommended Posts

Boa noite a todos,

 

Tenho algumas garrafas de Co2 com 3,5kg completamente cheias e nunca usadas e pretendo usar uma no aquário, mas tenho uma duvida, a validade ou seja a etiqueta da manutenção indica que deveria ter sido feita no final de 2008 e sendo assim tenho receio de a colocar dentro de casa. Alguém me pode dizer se tem material deste nas mesmas condições ou se é seguro?

 

Obrigado,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas ...

Tanto quanto julgo saber, a validade das garrafas e a data de manutenção são coisas diferentes.

Procura a data de validade da garrafa pois no que diz respeito a segurança penso ser essa a que importa.

Sugiro que aguardes por mais respostas que possam confirmar (ou não!) o que acabei de escrever.

Cumprimentos,

 

PS: Verifica se as garrafas são apenas e só de CO2 (e não de pó químico).

Editado por popxunga
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Todas as garrafas têm a data de produção/fabrico.

 

A partir dessa data contas 10 anos - e assim chegas à validade dela - daí para a frente (10 anos depois) se quiseres recarregar tens que fazer um teste de segurança à garrafa e acredita que fica mais barato comprar duas novas.

 

No entanto também à por aí quem recarregue mesmo depois da data (empresas sem certificação) o que significa que podes recarregar sem ter que fazer nenhum teste de segurança o que não aconselho propriamente com a qualidade de fabrico dos dias de hoje - pois 10 anos é alguma coisa - se a garrafa for de ferro possivelmente ainda arriscaria no entanto de alumínio nunca pois são muito menos resistentes.

 

Para além disso tens que ter pelo menos dois valores cravados na garrafa - a tara e a tara + CO2 (neste caso) - isto em g ou Kg claro.

 

Espero ter ajudado.

 

_________________________

Pedro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desculpa,

 

Em relação à data de recarga o que normalmente aconselham são de 12 meses - ou seja mesmo que não seja utilizado/gasto o conteudo tem que se recarregar.

 

Para mim, e pelo que entendo não passa de uma estratégia comercial - ainda à pouco arranjei uma em que a última recarga tinha sido para aí à uns 5 anos e estava impecável - atenção é à data de fabrico e os respectivos 10 anos de validade da garrafa.

 

Abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Acho que ainda há alguns pontos em que há dúvidas sobre a "recarga" das garrafas de CO2!

 

  • Os cilindros têm um prazo útil de vida de 30 anos...
  • Deve ser feito o teste hidráulico de 10 em 10 anos...
  • Anualmente deve ser revista a carga de CO2, imposição legal...
    • Na revisão podem acontecer duas coisas:
      • Continua a quantidade exacta de CO2 no cilindro: não é feita recarga.
      • A quantidade está abaixo da capacidade do cilindro: é reposta a quantidade em falta.

 

O peso total do cilindro, tara e quantidade de CO2, varia conforme o fabricante. Esses valores, tara e carga efectiva de CO2, estão gravados no próprio cilindro. Se as tuas "botijas" são de 3,5Kg de capacidade de CO2, deves procurar a gravação onde está descrita a tara do cilindro, somar os 3,5 Kgs e pesá-la. Se o valor da tara mais os 3,5Kgs for igual ao peso total, a "Botija" está cheia. Se for inferior, a diferença é a do CO2 que está em falta.

 

Mesmo que o prazo de revisão já tenha passado há vários anos, e desde que esteja lá algum CO2, podes utilizar à vontade.

 

Para fazeres uma recarga, o prazo de validade do teste hidráulico terá de ser válido. Se não o for, fica mais barato comprar um cilindro novo.

 

 

Qualquer dúvida não hesites em perguntar.

 

 

 

P.S. - Seja qual for a capacidade do cilindro, há que ter em atenção todos os aspectos de segurança aquando da montagem do sistema! Sejam 500gr sejam 10kgs, a pressão é idêntica, rondando os 50bars! Este valor de pressão é extremamente perigoso se mal manuseado, ou melhor se não respeitar-mos todos os passos de segurança! Não quero com isto estar a "meter medo", mas apenas peço que tenham respeito por estes valores.

 

 

 

 

Cumps.

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.