movimento da agua pelo filtro


Recommended Posts

bem uma das minhas duvidas é saber como podemos saber se o nosso filtro cria movimento suficiente para oxigenar a agua? existe alguma forma de calcularmos? ou ate mesmo a agua ter movimento a mais que pode causar um mau estar ao peixes.

 

Os peixes de agua quente são mais exigentes quanto a oxigenação é necessário sempre bomba de ar?

 

uma ultima questão qual é o melhor alimento para gupy e plati, na minha cidade existe alimento de marca, sera, tetra, e nutrafin.

 

 

E ja que estou numa de perguntar, deixa-me cá editar isto, bem é o seguinte andei a ver receitas caseiras de co2 no meu aquário de 16L devo utilizar co2?

li que o co2 poderia intoxicar os nossos peixes, como percebemos isso e a que quantidade, um difusor de pedra utilizado nas bombas de ar é eficaz para dissolver o co2 na agua?

 

obrigado cheers

Editado por baigodes
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Tens aí algumas dúvidas que estão um pouco "baralhadas" entre elas.

Vamos por partes:

 

Oxigenação: Se tiveres alguma movimentação de água à superficie (pode ser feita com o filtro com certeza) é o suficiente para teres oxigénio a ir para a coluna de água. Se tiveres plantas naturais, é obvio que estas vão libertar oxigénio para a água e consumida pela fauna. As pedras difusoras que fazem aquelas bolinhas. Estas apenas vão fazer a tal movimentação que o filtro também o pode fazer.

 

CO2 (caseiro ou não): O CO2 só é necessário adicionar, observando também quais as plantas que tens, se fazes fertilização, que luz tens no aquário, etc. Adicionar CO2 só por adicionar, não serve de muito. Podes vir a ter problemas com algas se estes parametros todos não estiverem contemplados.

 

Espero ter ajudado.

Alguma coisa, dispõe.

 

Abraços.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ainda me restaram umas duvidas o co2 pode intoxicar os peixes? se sim percebemos isso?

 

depois o porque de desligar o co2 a noite?

 

se utilizarmos co2 um bom substrato ainda precisamos de andar a por fertilizantes? ou se usarmso um não precisamos do outro?

 

eu ainda ando a procura de vegetaçao para o eu aquário, aqui na minha zona(Castelo Branco) não encontro grande variedade ou não tem informação e eu como iniciado nestas coisas queria plantas mais fáceis,

como tenho uma aquário de 16L querias umas 3 ou 4 plantas.

 

obrigado ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,no meu aqua de 300 litros como no de 60 litros que tenho nao uzo nada de especial para a agua estar oxigenada,baste que consigas fazer com que a agua tenha movimentacao na superficie..

e isso faco com os filtros...

 

Mariu

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas no meu aqua de 30 litroscm ta em plantario o que faço é de 15 em 15 dias meter um pouco de carvao no filtro durante 2 ou 3 dias nada mais, e as plantas tao soudaveis e os peixes nao m morrem, agora tambem depende de muitas coisas, existe plantarios que metem akeles aparelhos e marikises todas, a meu ver quanto mais marikises num aqua pior fika principalmente para quem comesou a pouco tempo, espero ter clarificado alguma coisa, abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sempre ouvi dizer que o carvão activado não era bom para as plantas, pois retirava nutrientes da agua importantes para as plantas.

 

As minhas duvidas recaiam mais sobre a utilização do co2, quando é importante utilizar e se temos que desligar o co2 a noite, bem como se em excesso pode intoxicar.

 

 

Se alguém souber um tópico onde explique agradecia, mas a vossa opinião e experiência é importante.

 

obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o oxigénio na água deve estar sempre no máximo num aquário, e os procedimentos a fazer depende dos peixes que lá tens, das plantas e do tamanho do aquario.

 

*um aquário com maior área de superficie faz mais trocas de ar. naturalmente.

*A ondulação da SUPERFICIE da água devido ao filtro ajuda a oxigenar mais.

*quando se tem muitos peixes ou peixes maiores deve-se usar barra de aeração no filtro (água caindo em cascata) para optima oxigenação.

*As plantas também criam oxigénio durante o dia

 

no entanto, a barra de aeração pode remover o dioxido de carbono da água util às plantas. Apesar de garantir oxigenação ideal para os peixes.

 

muito do pessoal dos aquarios plantados in extremis (aquários holandeses) estao mais interessados num jardim submerso que nos peixes e poem peixes pequenos, logo pouco exigentes, normalmente os neons/tetra cardinal usados apenas para compor o jardim ou o camarão caridina japonica (caso dos aquarios naturais - algo semelhante). A fraca oxigenação não é boa para os peixes, tal como também não é bom para ti. No entanto, o CO2 não ocupa o lugar do oxigénio, são dois gases diferentes.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tenho um aquário de 17L devo colocar de 3 a 4 guppys, tenho um filtro interno, que o coloco mais a superfície para criar mais movimento na agua.

agora gostava de saber um pouco mais sobre o co2, se intoxica como percebemos isso e se utilizarmos fertilizante precisamos ou não de co2

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tenho um aquário de 17L devo colocar de 3 a 4 guppys, tenho um filtro interno, que o coloco mais a superfície para criar mais movimento na agua.

agora gostava de saber um pouco mais sobre o co2, se intoxica como percebemos isso e se utilizarmos fertilizante precisamos ou não de co2

o co2 no aquário nao faz mal, pelo que li sobre isso. é so mais necessario em quem fazer jardins submersos vistosos (aquarios holandeses), na maioria dos aquas nao julgo ser necessario, tb podes procurar especies de plantas menos exigentes. os peixes já produzem CO2, que as plantas vao usar e produzir oxigenio, pode é nao ser suficiente para as plantas ou pode ser suficiente. depende de cada ecossistema e do que anseias.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desculpa a franqueza, mas aqui tenho que dizer que "a preguiça é inimiga da perfeição".

Com uma simples pesquisa no famoso google, encontrei:

 

Isto

Mais isto

 

Demorou 30 segundos...

 

Espero ter ajudado.

 

Abraços.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.