Plantas a definhar


KTMZQW

Recommended Posts

Olá a todos

 

Venho aqui apresentar-vos um stress com as plantas num dos meus aquas. Tenho mais 2 plantados com características similares e nesses tudo corre bem, neste não

 

Setup:

 

80*40*50 (altura) 160L brutos

Filtro Eheim 2213 (para quem não sabe é externo, 3 litros capacidade e faz 440l/h)

Termostato EHEIM JAGER 150W

Substrato fértil JBL AquaBasis plus

Substrato inerte sílica 2 a 3 mm

Calha 2x24W vindas do amigo Rui "Ramirezi" Alves (6500 kelvin+ 10 000 kelvin)

 

Hardscape:

Tronco Red Moor

Cerca de 8Kg de Seiryu Stone

 

Flora: (foi-me dada, resultado de uns tempos noutro aqua)

 

Hygrophila polysperma

Anubias barteri ''coffeefolia''

Anubias barteri var nana golden

Vallisneria Spiralis "Tiger"

Eleocharis acicularis

 

Foi montado em 11-12-2009 com cerca de 50% de água já ciclada dos meus outros aquas, mais 50% de água de poço/furo

 

Os parâmetros eram os seguintes pouco após a montagem:

 

PH

8

Amónia

0

Nitratos

0

Nitritos

0

GH

80 mg/L ppm (4,48dH)

KH

60 mg/L

 

[ignorem a qualidade das fotos, são meramente para contextualizar]

 

dsci0008k.jpg

dsci0010f.jpg

dsci0013f.jpg

 

Verdes e boas!

 

A 16-12-2009 foi introduzidos os primeiros exemplares de fauna, 3 barbos tigre para ajudar a ciclar, pese embora fosse uma questão das bactérias se instalarem no filtro pois entretanto fui tirando águas dos outros aquários para colocar neste

 

Dias 18-12-2009 com os parâmetros porreiros introduzi mais 2 tigres para eles se entreterem uns com uns outros pois tinha visto dois escalares juvenis a fazerem-me olhinhos na loja e não queria os 3 tigres a malhar nova fauna. Felizmente hoje dia 23 posso dizer que os 5 tigres só atrofiaram com os escalares nas primeiras horas, agora dão-se todos bem como bons vizinhos

________________________________________________________________________________

_________________________

O que me leva a postar aqui é o aparecimento de algumas algas verdes no vidro e vários pontos que mais parecem ferrugem um pouco no vidro e bastante nas pedras e no tronco.

Nunca consegui que as plantas pegassem e tenho-as visto com muita pena minha a morrer sem sinais de melhoria, só "pioria" desde o 2º ou 3º dia

 

Esta anúbia que me chegou às mãos bem verde está assim:

 

dsci0004u.jpg

 

E no tronco vê-se a "ferrugem"

 

http://img704.imageshack.us/img704/7144/dsci0006m.jpg

 

Os mesmos pontos de ferrugem limpei-os do vidro e mais de metade das pedras foram outra vez fervidas para que a ferrugem fizesse as malas, pelo menos temporariamente

 

Dia 20 os parâmetros eram os seguintes:

 

PH

7.3

Amónia NH3/NH4

0

Nitratos NO3

7 mg/L

Nitritos NO2

0,1 mg/L

DurezaGH

120 mg/L ppm 6,72 dH

KH

100 mg/L 5,6 gH

Ferro Fe

0,5 mg/L

FosfatosFo

0,5 mg/L

 

Datas e apontamentos

 

- Tirei o filtro de carvão dia 18, queria tirar mais cedo mas esqueci-me...

- Comecei com fertilizante líquido da Nutrafin dia 18, mas era o fim de um frasco

- Dia 20 comecei injecção de CO2 totalmente artesanal e apliquei fertilizante na dose apropriada nesse mesmo dia

- Dia 21 é que acertei com as torneiras/mangueiras/tubos para o CO2, mas foi o suficiente para hoje já medir o pH em cima da barreira psicológica dos 7, talvez 6.8

- A temp sempre andou pelos 26º

- Tirei ontem uma anúbia que não estava presa ao tronco a anda a flutuar num áqua de guppy e neon, com fertilização líquida mas sem CO2

 

A diferença deste aqua para os outros é que comecei a meter água de poço, que é bem dura pois tirada da fonte tem GH 160 mg/L ppm (7,84dH) e KH 110 mg/L, embora com os dias dentro do áqua esteja agora mais macia

 

A pergunta é: as Eleocharis já quase não tenho, podei tudo o que já estava castanho, a Hygrophila tem buracos nas folhas, as Anubias estão como já mostrei e apenas uma das Valisneria está +/- apresentável

 

O que se passa, que tenho em falta? Eu levo a crer que é iluminação, mas em poucos dias ter uma anúbia a passar de verde para castanho a cerca de 20cm do calha leva-me a crer algo diferente...

 

Podem ajudar pff?

 

Abraços alentejanos

Editado por KTMZQW
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas aproveitando o teu tópico eu tenho musgo java e agora esta também todo castanho e as minhas valisnérias não aparentam estar a crescer e estão a ficar com buracos ficam tipo numa pele transparente e depois solta-se e forma buraco e a criptocorine ja so tem uma folha e é nova e começou a ficar castanha também ja só falta um bocado na ponta para ficar toda castanha.

Isto poderá ser do que?

Aqua 60x30x30

iluminação era de 18 watts t8 red mas agora acrescentei duas de 20 watts com 4700 kelvins

substrato tenho desde que montei o aqua + areia de rio

temperatura a 27º

ph a 7

filtro 300litros

testes não tenho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais