Recommended Posts

Publicado

:music_singguitar: Olá, estou a 1 ano (e 1mes) me dedicando cada vez mais a aquariofilia. comecei em novembro com trio de platy blue e depois 1 casal guppy, pronto, começaram a reproduzir e agora de 2~3 meses para cá vem morrendo mais peixes do que está a nascer. Estou preocupado, pois eu não tenho muita experiencia e estava começando a pensar em fazer DIY de CO2 para começar no plantado (atualmente só tenho musgo de java) e medidor de CO2 DIY também.

O meu Setup é este:

Aqua: 70x30x45 (85 litros real)

pH: 6,8~7 normalmente

TPA: 30% (1 ou 2 vezes por semana)

tenho alguns produtos que comprei para tratar da água, mas não tenho outros testes além de cloro e pH quais seriam necessarios para esse meu aqua?

fauna: 5 platy blue (um com 5cm e os outros com 2,5cm), 1 femea de guppy que tambem estas a morrer como as outras (tinham 4), 2 machos guppy adultos e 4 guppy filhotes que não da pra identificar sexo ainda.

o que voces teriam de dica para eu corrigir esse aquario antes de pensar em um novo? :medieval_mace:

Publicado:

Não me parece que tenhas nenhum problema em especial para causar mortes; não está sobrepopulado e, portanto, não deverá ser exceso de amónia, especialmente porque fazes as tpa de 30%

se só tens musgo de java, era em plantas que eu investia em vez de comprar produtos químicos para fazer algum tratamento (as plantas fazem uma boa "limpeza" da água)

e não ponhas o CO2 só com musgo, ele é de crecimento lento (pelo menos o meu é) pelo que não consumirá muito

Já agora, como é que se faz o medidor de CO2 DIY? eu procurei mas não encontrei

:puppydogeyes: Olá, estou a 1 ano (e 1mes) me dedicando cada vez mais a aquariofilia. comecei em novembro com trio de platy blue e depois 1 casal guppy, pronto, começaram a reproduzir e agora de 2~3 meses para cá vem morrendo mais peixes do que está a nascer. Estou preocupado, pois eu não tenho muita experiencia e estava começando a pensar em fazer DIY de CO2 para começar no plantado (atualmente só tenho musgo de java) e medidor de CO2 DIY também.

O meu Setup é este:

Aqua: 70x30x45 (85 litros real)

pH: 6,8~7 normalmente

TPA: 30% (1 ou 2 vezes por semana)

tenho alguns produtos que comprei para tratar da água, mas não tenho outros testes além de cloro e pH quais seriam necessarios para esse meu aqua?

fauna: 5 platy blue (um com 5cm e os outros com 2,5cm), 1 femea de guppy que tambem estas a morrer como as outras (tinham 4), 2 machos guppy adultos e 4 guppy filhotes que não da pra identificar sexo ainda.

o que voces teriam de dica para eu corrigir esse aquario antes de pensar em um novo? :puppydogeyes:

Publicado: (editado)
Já agora, como é que se faz o medidor de CO2 DIY? eu procurei mas não encontrei

Boas, vamos lá voce conhece como funciona os medidores de CO2? a proventa dentro do aqua em contato com o ar e através desse ar ela faz a medição do CO2. o medidor DIY é igual, você terá que fazer as soluções em casa, é fácil:

Material: 2L de água destilada, 6g de bicarbonato de sódio, e testes de pH com escada de amarelo (acidez) ao azul (alcalinidade).

como fazer:

1º passo: misture 6g de bicarbonato com 1L de água destilada.

2º passo: com uma seringa, retire 20mL desta mistura e adicione a 980mL de água destilada (temos ai uma solução padrao KH4)

3º passo: adicione 5mL desta solução na proveta de teste de CO2 com o dobro da quantidade que se usa do teste de pH (exemplo: para medir pH usa-se 3gotas, então voce deverá usar 6 gotas).

4º passo: colocar no aqua e pronto!

alguma dúvida nos processos só perguntar. se achas necessário, eu posso colocar isso na área de DIY.

Edit: acabei de dar uma olhada na seção de DIY e o membro jbrazio explica de maneira bem semelhante como fazer o medidor de CO2 não se faz necessário que eu coloque isto lá.

Editado por danny08
Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!