Ajuda... guppies todos a morrer


Joana Maia

Recommended Posts

Olá a todos, preciso urgentemente de ajuda. Num curto espaço de 3 dias morreram todos os meus guppies, cerca de 30. No aquário tinha guppies, platys e ampulárias, mas apenas os guppies foram afectados, começaram a ficar com umas manchas brancas no corpo e depois com as caudas "roídas" e acabavam por morrer em muito pouco tempo. Fiz testes à água pH, nitritos e nitratos e estava tudo bem, tentei tratamento com esha 200 mas não resultou. Após esse episódio tive uma fuga de água no aquário e tive de o desmontar, coloquei os platys num aquário mais pequeno temporariamente e as ampulárias levei-as para o aqua de um amigo meu. Agora está a acontecer aos guppies dele precisamente o mesmo que aconteceu aos meus, estão a morrer exactamente da mesma forma. Retirei imediatamente as ampulárias e iniciei tratamento com esha 2000 mas também não resultou, continuam a morrer. Também no aquário dele os parâmetros estão ok.

Ajudem por favor...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Podes tomar algumas medidas para ajudar a combater essa infecção uma delas e retirar os peixes para um aquário que não tenha nenhum substrato.

Metes a temperatura nos 30 a 32 faz uma boa oxigenação da agua, podes usar o medicamento na dose recomendada também podes adicionar um pouco de sal, se não estou em erro uma colher de sopa de sal rasa para 30Lt.

Se quiseres fazer no aquário onde estão, aconselho-te a limpar o filtro podes guardar os matérias filtrantes num balde com agua do aquário de forma a manter a colónia de bactérias e meter material novo para a filtragem em virtude de usares medicamentos que te vão matar as colónias de bactérias úteis a filtragem, assim não perdes tudo.

De resto aumentar a temperatura e a oxigenação, caso não aja incompatibilidades com a fauna existente podes adicionar sal e o medicamento nas doses recomendadas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Podes tomar algumas medidas para ajudar a combater essa infecção uma delas e retirar os peixes para um aquário que não tenha nenhum substrato.

Metes a temperatura nos 30 a 32 faz uma boa oxigenação da agua, podes usar o medicamento na dose recomendada também podes adicionar um pouco de sal, se não estou em erro uma colher de sopa de sal rasa para 30Lt.

Se quiseres fazer no aquário onde estão, aconselho-te a limpar o filtro podes guardar os matérias filtrantes num balde com agua do aquário de forma a manter a colónia de bactérias e meter material novo para a filtragem em virtude de usares medicamentos que te vão matar as colónias de bactérias úteis a filtragem, assim não perdes tudo.

De resto aumentar a temperatura e a oxigenação, caso não aja incompatibilidades com a fauna existente podes adicionar sal e o medicamento nas doses recomendadas.

 

 

A fauna são só guppies, platys, acho que não há incompatibilidades. Vou experimentar, mesmo que não corra bem se não fizer nada vai acontecer como no meu, vão morrer todos. Quanto à medicação já fiz os 3 dias conforme indica no folheto. Devo continuar?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Amigo, os teus guppies sofreram uma morte derivada de uma bacteira que é altamente infecciosa e que se propaga rapidamente.

Os animais ganham umas manchas brancas, começam a ficar apáticos com as barbatanas apodrecidas e em menos de 48 horas caput.

Existem uns comprimidos que se dissolvem na água que pelo menos ajudam a proteger os animais ainda não afectados.

Teres passado alguns dos teus animais para outro aquario não foi realmente uma boa ideia, se eu estiver com gripe A e for a tua casa o que poderá acontecer?

Não te sei dizer que doença é essa mas pela experiência que tenho e que me matou umas boas dezenas de animais principalmente os Juvenis quase todos que tinha na altura exceptuando os platies digo te que é pior que lepra.

Regras para ser um bom Aquariofilista:

 

1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou".

 

 

Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto.

O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES.

 

 

_____________________________________

 

Ricardo Santos

 

 

Montagens:

 

100 litros água doce

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Amigo, os teus guppies sofreram uma morte derivada de uma bacteira que é altamente infecciosa e que se propaga rapidamente.

Os animais ganham umas manchas brancas, começam a ficar apáticos com as barbatanas apodrecidas e em menos de 48 horas caput.

Existem uns comprimidos que se dissolvem na água que pelo menos ajudam a proteger os animais ainda não afectados.

Teres passado alguns dos teus animais para outro aquario não foi realmente uma boa ideia, se eu estiver com gripe A e for a tua casa o que poderá acontecer?

Não te sei dizer que doença é essa mas pela experiência que tenho e que me matou umas boas dezenas de animais principalmente os Juvenis quase todos que tinha na altura exceptuando os platies digo te que é pior que lepra.

 

 

Pois, o pior é que não fazia ideia que as ampulárias eram transmissoras da doença, daí o meu erro em as ter colocado no aquário do meu amigo, estranho é nenhum dos platys ser afectado pela bactéria, tanto no meu aquário como no dele. Sabes dizer-me que comprimidos são esses e onde os posso comprar?

Queria mesmo salvar alguns dos peixes dele...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

De cor não sei, na altura fui a uma loja e adquiri umas pastilhas da SERA que ajudaram bastante.

Os peixes que já tiverem manchas brancas esquece não vais ter hipotese mas ajuda nos outros.

Pois de facto os platys não são afectados, pelo menos os meus também não foram.

Passa numa loja de confiança e descreve a situação que eles lá te ajudam melhor

Regras para ser um bom Aquariofilista:

 

1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou".

 

 

Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto.

O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES.

 

 

_____________________________________

 

Ricardo Santos

 

 

Montagens:

 

100 litros água doce

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos,

 

após o tratamento com esha 2000 ter falhado, iniciei na sexta feira tratamento com baktopur direct. Além da medicação coloquei uma colher de sal na água e baixei a temperatura para os 22º ( foi-me aconselhado por um entendido que muitos de vocês conhecem, o Nuno da Mania dos peixes cheers), pois ao que parece este tipo de bactéria prolifera bem melhor com temperaturas elevadas.

Não me garantiram que resultasse, mas era o melhor que podia fazer. Os peixes continuam a morrer, mas tenho esperança que desta vez escapem alguns.

 

Tal como disse o Julius esta doença é pior do que lepra.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
  • 2 semanas depois...
  • 3 semanas depois...

Boa tarde, eu gostava que me ajudassem porque tenho tido guppys e eles tem morrido. Hoje de manha quando vi o aquario tinha os meus guppys bem que são 2 guppys femeas e um macho, a tarde quando fui olhar para o aquario ja tinha uma guppy femea morta. Gostava de saber qual é a explicação para os guppys morrerem. Tenho o ph e tudo o resto bem. O meu aquario é um aquario de 60 litros e é comunitario, tenho la 6 neons, 6 narizes de bebado, 1 guppy macho, 1 guppy femea, 1 limpa-fundos e mais dois peixes pretos que ja me diseram que são 2 viuvas-negras. Obrigado mais uma vez

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde, eu gostava que me ajudassem porque tenho tido guppys e eles tem morrido. Hoje de manha quando vi o aquario tinha os meus guppys bem que são 2 guppys femeas e um macho, a tarde quando fui olhar para o aquario ja tinha uma guppy femea morta. Gostava de saber qual é a explicação para os guppys morrerem. Tenho o ph e tudo o resto bem. O meu aquario é um aquario de 60 litros e é comunitario, tenho la 6 neons, 6 narizes de bebado, 1 guppy macho, 1 guppy femea, 1 limpa-fundos e mais dois peixes pretos que ja me diseram que são 2 viuvas-negras. Obrigado mais uma vez

 

Quando os compras colocas os peixes directamente do saco para a agua, ou metes o saco com a agua e peixes dentro do aquario?

Ricardo Duarte

 

Corydoras, Guppys e Bettas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quando os compro meto 1 pouco de água do meu aquário dentro do saco onde vem o peixe e depois meto o saco dentro do aquário durante 30 minutos e só depois é que o meto no aquário sem a água do saco. Ao fim de 2 dias é que morrem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais