Olá a todos!! dicas para principiante...


pescas1976

Recommended Posts

Olá a todos...

Estou a iniciar-me nas lides dos aquarios e respectivos habitantes...

Tenho um aquario de 50l montado com com uma pedra de origem vulcanica e algumas plantas e um pouco de musgo... esta a funcionar á cerca de 2 semanas (ainda sem peixes) ontem fui medir o PH da agua e deu-me um resultado de 7,6... será normal??? já fiz uma muda parcial de agua cerca de 10L no domingo. A temperatura da agua esta a 25º

Acham que é possivel iniciar a colocação de peixes este fim de semana?

Quais os mais aconselhados e quantos poderei colocar no total?

 

Desculpem esta rajada de perguntas mas estou muito verde nisto e não quero sacrificar peixes e plantas á custa da minha falta de conhecimento...

 

Desde já o meu mt obrigado.

 

Cumprimentos

 

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos...

Estou a iniciar-me nas lides dos aquarios e respectivos habitantes...

Tenho um aquario de 50l montado com com uma pedra de origem vulcanica e algumas plantas e um pouco de musgo... esta a funcionar á cerca de 2 semanas (ainda sem peixes) ontem fui medir o PH da agua e deu-me um resultado de 7,6... será normal??? já fiz uma muda parcial de agua cerca de 10L no domingo. A temperatura da agua esta a 25º

Acham que é possivel iniciar a colocação de peixes este fim de semana?

Quais os mais aconselhados e quantos poderei colocar no total?

 

Desculpem esta rajada de perguntas mas estou muito verde nisto e não quero sacrificar peixes e plantas á custa da minha falta de conhecimento...

 

Desde já o meu mt obrigado.

 

Cumprimentos

 

Nuno

 

Por partes....

Já escolheste um biótopo ou vais fazer um comunitário?

O PH 7,6 é normal, eu no meu tenho assim, agora há peixes que gostam desse PH e peixes que não gostam.

Temperatura a 25º mantém-se o anterior, conforme os peixes.

Os aconselhados é do teu gosto a quantidade a regra é 1cm em adulto por cada litro de água....

Depois tens que ter em atenção que numa frente de 50cm por ex não vai meter um peixes que goste de no mínimo 120cm.

Pesquisa mais que vais ver que aqui no fórum tens resposta a tuas as tuas dúvidas.

Cumprimentos

ALCAIDE

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

Antes de mais obrigado pela resposta Alcaide...

 

Agora ao que interessa...

 

Já escolheste um biótopo ou vais fazer um comunitário?

 

Sim, quero fazer um comunitário.

 

Depois tens que ter em atenção que numa frente de 50cm por ex não vai meter um peixes que goste de no mínimo 120cm.

 

Desculpa, mas podes explicar-me melhor o que queres dizer com isto??? (sou ainda mt verde nisto) he he he

 

Os aconselhados é do teu gosto a quantidade a regra é 1cm em adulto por cada litro de água....

 

Segundo o que eu percebi posso ter qualquer coisa como 15 a 20 peixes, certo???

a minha ideia era colocar peixes com cores vivas, pois tenho uma filhota pequena, que fica hipnotizada a olhar para os peixes quando vamos á loja he he he...

Algum conselho quanto á especie por onde começar? devo comprar limpa fundos, caracois e outros pertecentes á brigada de limpeza?

 

desculpa as perguntas mas eu pensava que isto fosse mais facil...mas de qualquer forma estou a adorar preparar o aquario...

 

Cumprimentos

 

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá e bem vindo ao forum!

 

Para poderes saber a altura em que podes meter os peixes deves fazer os testes de no2, nh3/nh4, pH e kh. Se não quizeres comprar os testes, podes sempre levar uma amostra de água a uma loja de aquariofilia que eles fazem os testes (o custo ronda entre os 3/5€).

 

Sugiro-te que esperes mais 10 a 15 dias para que o ciclo do azoto esteja terminado.

 

Betarato

Boa Aquariofilia para Todos!

 

Betarato

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia,

 

Quanto á tua pergunta sobre os tipos de peixe que deves começar, eu aconselho começar pelos guppies, por serem baratos, resistentes, e terem umas cores bem bonitas.

 

Cumprimentos,

Ruben Mendonça

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para termirares o ciclo do aquario deves esperar pelo meos mais 15 dias. O facto de a temperarura da agua e o Ph estarem nivelados não significa que tenhas as condições ideais para colocares peixes. Terás que pelo menos a meu ver medir os nitritos.

 

Cpts

Alberto Araújo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desculpa, mas podes explicar-me melhor o que queres dizer com isto??? (sou ainda mt verde nisto) he he he

 

Embora a regra seja 1cm em adulto para 1 litro de água, não vais colcoar um peixes de 15cm em 50cm de frente de vidro :discuss_gathering:

 

Segundo o que eu percebi posso ter qualquer coisa como 15 a 20 peixes, certo???

a minha ideia era colocar peixes com cores vivas, pois tenho uma filhota pequena, que fica hipnotizada a olhar para os peixes quando vamos á loja he he he...

Não esqueças que a regra é em ADULTOS!

Para um comunitário os peixes normalmente têm todos cores muito vivas.

 

 

Algum conselho quanto á especie por onde começar? devo comprar limpa fundos, caracois e outros pertecentes á brigada de limpeza?

 

Para começar como já te disseram os gupys são bons porque são resistentes e têm cores muito diversas, mas eu punha só machos no aquário pois se meteres fêmeas em breve estarás aflito com tanto peixe.

Podes também optar por um cardume de 6 ou 7 néons, umas 2/3 corrydoras, platys etc... é uma questão de compatibilidades e gostos :P

Quanto aos caracóis eu optava só por ampulárias, pois nos meus aquários todos os outros têm-se tornado pragas....

Editado por alcaide

ALCAIDE

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado, mais uma vez, pelas prontas respostas...

 

Após ler com mais atenção os topicos iniciais do forum, e com a vossa preciosa ajuda, devo concluir que devo aguardar mais uns dias até começar a introduzir peixes...certo... assim farei.

Vou fazer tambem os testes aconselhados pelo betarato...obrigado...

Agora outra pergunta...he he he... sorry mas tem que ser...

 

Acham que estes peixes que abaixo menciono (info retirada da lista de A a Z existente no forum), se iriam adaptar bem ao meu aquario? Podem conviver uns com os outros?

 

A lista é esta:

 

Tanictis (neon chinês) - se sim quantos?

Platy 1 macho 2 femeas ?

Ramirezi (ciclideo borboleta) - se sim quantos?

Tetra azul - se sim quantos?

Tricogaster Azul - se sim quantos?

 

Team de limpeza:

 

Ampulárias + algum que me aconselhem???

 

Sei de antemão que não poderei colocar todos ao mesmo tempo... quais os que me aconselham a colocar primeiro?

TPA tenho feito 1 por semana retiro cerca de 10L estou a fazer bem?

 

Desculpem a rajada de perguntas, mais uma vez....

 

e obrigado pela paciencia...

 

Cumprimentos

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

(...) pelo betarato...obrigado...

 

Pela.... :D

 

Tetras e néons mínimo 6 de cada, quanto aos outros não tenho ....

Para limpeza junta umas corrydoras que ajudam a comer os restos no fundo....

Editado por alcaide

ALCAIDE

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nunca é demais verificar se os peixes aguentam o teu PH.

 

Apesar de comunitário tem atenção que existem espécies de peixes que apenas revelam a sua beleza estando em cardume, por exemplo os neons ou corydoras.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos...

 

Muito obrigado pelos conselhos...

 

Desde já o meu pedido de desculpas para a betarato...por ter trocado o genero...sorry...he he he...

 

TPA tenho feito 1 por semana retiro cerca de 10L estou a fazer bem?

Devo fazer com mais frequência ou uma por semana esta correcto?

Devo fazer mais uma TPA antes de começar a introduzir os peixes...é que esqueci-me de mencionar que adicionei umas bacterias que me disseram na loja que aceleravam o processo de estabilização do aquario... e que passado uma semana já poderia começar a introduzir os peixes aos poucos...

Já agora só mais uma pergunta:

Alguém conhece uma loja existente na margem sul chamada KOI PARK? Foi lá que comprei tudo o que tenho até agora e queria saber o que acham do pessoal que lá trabalha?

A meu ver, eles foram super atenciosos e simpaticos e tentaram responder a todas as minhas inesperientes perguntas...

Mas gostava de saber a vossa opinião...

 

Cumprimentos

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.