hdamasio Publicado Dezembro 3, 2009 Publicado Dezembro 3, 2009 (editado) Boas... como tenho alguma urgência no assunto, vou directo ao assunto e espero sinceramente que me possam ajudar, pois sou leigo na matéria. Vim trabalhar para Moçambique num centro de diagnostico, e o patrão quer montar um aquário numa parede que existe na recepção : O aquário só pode ter 23 cm de largura, porque é única e exclusivamente para ocupar aquele muro. O aquário tem que ser um plantado, e tem que ter 55 cm de altura. Portanto o bicho ia ficar com umas medidas um pouco estranhas… algo como 160x25x55 (220 l ). Inicialmente vou precisar de ajuda até porque o aquário vai ser todo montado aqui por mim. Gostava de saber se vidros de 8 mm são suficientes, ou se é aconselhável mais. Acho que com esta altura e este comprimento é aconselhável levar travessas.. Queria também saber que lampadas aconselham, uma vez que é suposto ser plantado... quanto ao layout e plantação quem quiser vir fazer está a vontade, porque estes 23 cm de largura estão a moer-me a cabeça....eu até pago a viagem Desculpem se muitas das perguntas são coisas que facilmente encontraria resposta aqui no forum, mas como isto está a ser tudo muito feito em cima do joelho não pesquisei muito.. Ajudem-me a fazer qualquer coisa decente ! a ver se isto sai minimamente agradável.. Cumprimentos, Hugo Damásio p.s- só agora vi que meti isto no sitio errado, se a moderação puder mudar para "OS PRIMEIROS PASSOS NA AQUARIOFILIA DE ÁGUA DOCE" agradeço. Editado Dezembro 3, 2009 por hdamasio Citar
LuisVentura Publicado: Dezembro 3, 2009 Publicado: Dezembro 3, 2009 cola os vidros. Receita para um aquario de medidas estranhas: 3cm de areao; Agua QB; Juntar um grupo de valisnerias junto ao vidro de traz em todo o comprimento; algumas pedras maiores para enfeitar a montagem; de fauna: 30/40 Neos chineses 10 Corydoras á escolha 2 Loricarideos (que não crescam mais de 10/15 cm) 5 machadinhas a escolha as espessuras do vidro não te posso ajudar pois não sei. Citar Sim eu faço erros ortograficos.
João Paulo Viegas Publicado: Dezembro 3, 2009 Publicado: Dezembro 3, 2009 Para mim, pelo menos um vidro com uma espessura de 10 mm e com travamento, não vá o diabo tecê-las... Citar Ajuda em Aquariofilia Mas que raio é o Ciclo do Azoto? ex-membro FinwePalintir
hdamasio Publicado: Dezembro 3, 2009 Autor Publicado: Dezembro 3, 2009 Juntar um grupo de valisnerias junto ao vidro de traz em todo o comprimento não vou poder fazer esse tipo de plantação, porque o aquario é para ser visto de ambos os lados .. Para mim, pelo menos um vidro com uma espessura de 10 mm e com travamento, não vá o diabo tecê-las... obrigado, já é alguma coisa ! As minhas duvidas neste momento caem sobre o equipamento, quanto ao filtro estava a pensar num JBL e900, penso que seja suficiente. quanto à calha..não faço a minima ideia :D , gostava que me ajudassem... a unica "exigencia" que existe é que tem que ser suspensa.. o que aconselham ? e onde posso encomendar ? Citar
Zélito Publicado: Dezembro 3, 2009 Publicado: Dezembro 3, 2009 bem quanto a construçao não te consigo ajudar de muito. eu usaria um bom filtro externo. lampadas usaria aquelas que "imitam" o expectro solar (dão pra tudo) quanto a decuraçao aconcelho t a ter plantas no meio do aquario alternadas com pequeninas rochas que podes ir colocando um pouco mais a frente ou atras. uma ancora ou um gruta artificial também fica sempre muito bem nas pontas punhas varias rochas vulcanicas umas em cima das outras. quanto a fontes de O2. punha 3 a 4 tubos de ar. 2 nas pontas por baixo das rochas (ja vi e fica mesmo muitro giro) e um ou 2 tubos de ar para o meio. antes deves ver também que pH tens na agua para escolheres o tipo de peixes que queres por com decoraçao a condizer. boa sorte nisso Citar
nuno francisco Publicado: Dezembro 3, 2009 Publicado: Dezembro 3, 2009 da pouquissima experianecia que tenho aquas com essas medidas sao raros xD mas bom se é a unica hipotese..força nisso. acho que um bom efeito visual se conseguia so com um tapete bem formadinho de qualquer planta que para o efeito sirva por exemplo Hemianthus callitrichoides ”Cuba” e depois um tronco ramificado ao longo do aqua parcialmente coberto com musgo de java. uma opiniao pessoal :D cumps e boa sorte Citar
joao.sobral Publicado: Dezembro 3, 2009 Publicado: Dezembro 3, 2009 Experimenta esta calculadora http://www.theaquatools.com/building-your-aquarium Dá-te uma ideia aproximada da espessura do vidro que deves comprar versus o tamanho e o peso Citar
Carlos Jorge Publicado: Dezembro 4, 2009 Publicado: Dezembro 4, 2009 Não há a possibilidade de meter uma pedra de mármore ou algo similar como base, para dar mais uns cm? É que facilmente se passava para 30cm de largura... Os 23cm com a espessura do vidro facilmente passam para 22 ou 21cm... é 1 palmo, a mim parece-me pouco. Cumprimentos, Carlos Jorge Citar
hdamasio Publicado: Dezembro 4, 2009 Autor Publicado: Dezembro 4, 2009 Não há a possibilidade de meter uma pedra de mármore ou algo similar como base, para dar mais uns cm? É que facilmente se passava para 30cm de largura... Os 23cm com a espessura do vidro facilmente passam para 22 ou 21cm... é 1 palmo, a mim parece-me pouco. Cumprimentos, Carlos Jorge Parece e é pouco, mas efectivamente são as medidas que vai ter.. Quanto ao equipamento .. Filtro JBL e900 Calha 150CM - AQUART 2X80W ( será suficiente ? ) Quanto a plantas, nada de muito exigente, segundo li algumas opções são: -Anubias -Bolbitis heudelotii -Cryptocorynes -Cyperus helferi -Lobelia cardinalis -Microsorum pteropus 'Narrow' -Microsorum pteropus 'Windeløv' aceitam-se sugestões.. (a litragem não é de 220l como está no inicio, foi engano ) Citar
krypticall Publicado: Dezembro 4, 2009 Publicado: Dezembro 4, 2009 (editado) Boas vidro com menos de 10mm nao aconcelhava de todo e mesmo 1.60 talvez para ficar á vontade seria vidro de 12mm digo eu , neste campo nao pesco quase nada. ficando soponhamos uns 20cm de espaço isso vai ser bem complicado trabalhar ainda mais para funcionar com 2 lados. tens ai trabalhinho e pêras :D peixes tambem convem que uses apenas muito pequenos e de cardume é muito extreito o aquario. 160x25x55 220 litros brutos , com alguns descontos do vidro e substratos mais inertes deves de ficar com uns 180 litros brutos a iluminaçao vai depender do que queiras realmente nele planear e plantar. o que deveriam de ser plantas de crescimento lento e de facil manutençao e para isso metade da litragem em watts chega perfeitamente. ou seja 90w a 120w max vou ver se encontro alguns exemplos de montagem para que te possas inspirar. :D Talvez o que resulte melhor seja um aquario do tipo Iwagumi. podes tirar algumas ideias nesse link. http://images.google.pt/images?hl=pt-PT&am...t=0&ndsp=18 plantas a usar nao muito exigentes para esses efeitos. eleocharis , lilaeopsis , musgos , riccia , anubias plantas do genero baixas e rasteiras que nao requeirao muita luz derivado a mais tarde fertilizaçoes , co2 etc etc. podes pesquisa-las no site da Tropica e tirar mais ideias de lá nas plantas de baixa manutençao e rasteiras. claro que trabalhar isso em 20cm nao deve de ser nada facil , mas colocas pedras no meio e plantas baixas em todo o seu redor como as que indiquei mais a cima. Editado Dezembro 4, 2009 por krypticall Citar
Paulo Cabrita Publicado: Dezembro 4, 2009 Publicado: Dezembro 4, 2009 Boas, Para alem do que já disseram..... gostava de realças dois aspectos relacionados com a construção: A espessura do vidro, no mínimo eu usaria 12mm e só com uma travessa ao meio, porque se vais colocar travessas, de 5cm, a toda a volta, ficas com uma abertura em cima com cerca de 12 ou 13 cm, é muito estreito para fazeres a manutenção. O segundo aspecto que deves ter em atenção é a estabilidade do aquário.... uma base de 160x25 com uma altura de 55cm talvez fique um pouco instável, :D um encosto mais forte de um dos lados.... pode fazer tombar o aquário..... Cumps, Paulo Cabrita Citar Are dogs really man's best friend? Put a dog & your wife in the trunk of the car for an hour. When you open it, who's really happy to see you? http://paulocabrita.smugmug.com/
krypticall Publicado: Dezembro 4, 2009 Publicado: Dezembro 4, 2009 Bem visto realmente é um perigo. Eu acho que nao tem muito geito esse projecto. mal por mal fazia mais um muro encostado a esse com mais 20cm. Citar
dominik1994 Publicado: Dezembro 4, 2009 Publicado: Dezembro 4, 2009 heheeh primeiro aquario parecido com o meu eu tenho um de 120x18x35 digote k é mesmo muito dificil trabalhar ainda por cima com essa altura do teu ui clica na minha assinatura para veres o meu nesse caso como é para ser ver dos dois lados fazia mais ligeiro nao tao denso como o meu o meu é uma floresta ja nao actualizo as fotos a algum tempo por isso ainta da mais denso k nas fotos Citar malawi 430 litros projecto inicioos meus severustanganika ex homeflorest com N. bichardi
hdamasio Publicado: Dezembro 7, 2009 Autor Publicado: Dezembro 7, 2009 muito obrigado pelas respostas, efectivamente o estilo Iwagumi parece que vai funcionar muito bem ( se for bem feito.. ) as grandes novidades é que o aquário vai passar a ter 40 cm de largura Neste caso as medidas passariam a ser 150x40x55 (330l). Agora a tarefa irá consistir em escolher o equipamento e fauna. Visto já ter alguma largura, estava a pensar em meter 2 escalares, e mais uns peixes de cardume, contudo ainda tenho que ler alguma coisa porque se bem vejo o escalar é um perdador nato. Sempre que se justificar irei actualizando o tópico e pedindo ajuda. Citar
Recommended Posts