Esponja para filtros


SIXO

Recommended Posts

Boas, o filtro externo tem as esponjas sujas e com um cheiro meu deus... por mais que as lave o cheiro não sai, no outro dia encontrei uma maneira barta de as substituir, dentro das caixas de materiais frageis vem placas de esponja e com a espusura boa pra cortar e por dentro do filtro, agora a minha duvida.... posso usar esta esponja dentro do filtro, aquilo não tera substancias toxicas que me mate os peixes todos, algun tratamento que posso fazer para eliminar tais substancias?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Sinceramente, não aconselho nada essas esponjas, passam por muita porcaria e se realmente fossem adaptadas para a filtragem estaria disponível a sua comercialização nos locais de aquariofilia.

 

As esponjas não são assim tão dispendiosas ao ponto de expôr os animais a tais perigos!

 

Pensa bem e acertado!

 

Betarato

Boa Aquariofilia para Todos!

 

Betarato

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

se realmente fossem adaptadas para a filtragem estaria disponível a sua comercialização nos locais de aquariofilia.

 

Betarato

 

 

E se as esponjas que compras na loja são iguais a estas, quantos casos ha que o mesmo "material" comprado para aquariofilia ou compra pra outro usso qualquer tem um preço 10x superior.... ex mangueiras para filtros, substrato, rochas decorativas e muitos muitos mais, o que eu queria mesmo saber é se alguem conheçe a composição de uma vulgar esponja e se tem algum elemento toxico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se as esponjas forem iguais, podes usar certamente, caso contrário, não aconselho!

 

Esta é apenas a minha opinião, quando não queremos ouvir opiniões de um forum inteiro, pedimos restrições, o que não foi o teu caso.

 

 

Betarato

Boa Aquariofilia para Todos!

 

Betarato

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As esponjas têm principalmente a função de reter matérias sólidas. Para isso, não é preciso que seja uma esponja XPTO que custa os olhos da cara. Já ouvi quem use algodão, por isso...

 

No entanto, quando essas esponjas já foram usadas noutras coisas, mais vale fazer um pequeno tratamento. Nada que uns dias de molho e uma fervedura não resolva.

 

Mas de tantos custos dos aquários, esse é provavelmente o menor. Há conjuntos de esponjas à venda por ninharias. Atenção, não estar a trocar constantemente de esponjas, pois deixa de haver equilíbrio.

 

Esta é pelo menos a minha opinião.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aqui vai uma resposta rápida sem grande preocupação com a linguagem técnica.

 

As esponjas não são todas iguais. Há esponjas especificas para cada fim.

 

As esponjas são vendidas consoante a função a que se destinam. Se forem para uso alimentar, como é o caso dos peixes, seguem um processo limpo. Se forem para outros usos seguem outro processo, que pode não ser limpo.

 

Contudo o que me parece mais importante, além da limpeza da esponja e do processo por que passou, tem a ver também com a densidade da esponja.

 

Se a esponja for densa demais pode danificar o filtro pois vai obrigar o filtro a trabalhar mais para fazer a água circular. Se for densa de menos, não filtra convenientemente.

 

Se for um filtro de ar, passa-se o mesmo.

 

Quanto a maus cheiros, passa a esponja por água a ferver, mas testa primeiro para teres a certeza que não derrete a esponja.

No limite lava bem a esponja e depois deita-lhe algumas gotas de vinagre e mete no micro-ondas, 1 minuto a 900W. Adeus bactérias, adeus cheiro.... o resto da malta que usa o micro-ondas é que pode não achar muita piada... mas a esponja fica limpa....também podes embrulhar a esponja em papel de cozinha para não "sujares" o micro-ondas.

 

PauloA :character0050:

Editado por alfapa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

SIXO no meu trabalho tenho muito dessa esponja, nunca utilizei pq leva tratamento químico.

 

Não sei se fervendo ou deixando muito tempo em água isso resolvia algo mas eu não arriscaria.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

SIXO no meu trabalho tenho muito dessa esponja, nunca utilizei pq leva tratamento químico.

 

Não sei se fervendo ou deixando muito tempo em água isso resolvia algo mas eu não arriscaria.

 

As tais esponjas que tinha tinhão um cheiro a quimicos e dicidi não arriscar, nas minhas voltas pelos supermercados descobri umas esponjas de lavar os carros que tinhão no rotulo "esponja de coral" não libertavão cheiro nenhum... comprei laveias com agua da corrente bem lavadas, corteias a medida e pimba dentro do filtro. agora tou aqui a olhar para os peixes haver se ha algum sinal de intoxicasão....

 

ja agora, numa loja de animais querião me 15e por umas esponjas e uma embalaguem não chegava para o que queria, estas que comprei ficarão por 3e

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E como é que vês os sinais de intoxicação?Quando os peixes começarem a tossir?

 

E se tal acontecer, o que é que fazes? Mudas os peixes de aqua?

 

PauloA ;)

 

 

se houver alteração de comportamento mudo os peixes de aqua,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nas minhas pesquisas na net encontrei uma pessoa que fez um filtro de alevins com a esponja de um rolo de pintar paredes.... não teve problemas, bem se a min me correr bem acho que as vendas de esponjas para aquario vao descer

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, acho que vou desistir da minha profissão e dedicar-me à venda de esponjas para filtros.

Se correr bem, corre, senão começo a tossir...

Ou quem sabe dedicar-me a dar aulas de ortografia!

 

 

Betarato

Editado por betarato

Boa Aquariofilia para Todos!

 

Betarato

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, acho que vou desistir da minha profissão e dedicar-me à venda de esponjas para filtros.

Se correr bem, corre, senão começo a tossir...

Ou quem sabe dedicar-me a dar aulas de ortografia!

 

 

Betarato

 

Participações destas no forum são desnecesarias, acho que não fazem ca falta nenhuma mas prontos é só uma opinião

 

P.S. 12h pasadas, problemas 0

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.