O meu primeiro


.miguel.

Recommended Posts

Vivas,

 

Agora que com os parâmetros completamente estabilizados, começa a dar menos trabalho :) ... ficam as fotos do meu primeiro projecto, venhas as criticas sff.

 

IMG_9673.jpg

 

Alguns dos felizes habitantes,

 

IMG_9663.jpg

 

IMG_9659.jpg

 

IMG_9658.jpg

 

IMG_9642.jpg

 

IMG_9640.jpg

 

IMG_9637.jpgIMG_9687.jpg

 

 

IMG_9676.jpg

Editado por .miguel.

Vai uma mordidela?

 

Bite

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
  • 1 mês depois...
Vivas ... à muito que não postava uma actualização, aqui fica o desenvolvimento recente do meu resort de escalares :P

 

fotografia.jpg

 

Boas os teus escalares são lindos, mas na minha opinião esse casal de colisas é ainda mais :?

 

cumpz

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

So falta mesmo é meteres aqui o setup do aquario....

 

 

Pois é ... cá vai

 

SETUP:

Aquário de 120L

Filtro Externo TetraTec 600l/h

Iluminação 1 Flora-Glo 20w + 1 16w (pouca luz eu sei)

A luz é ligada das 8 às 10 e das 17 à 1H

 

Acadama e areia de silica como substracto

 

Fertilizante 10ml semana

 

Co2 neste momento não uso.

 

Termostato 100w

Vai uma mordidela?

 

Bite

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas os teus escalares são lindos, mas na minha opinião esse casal de colisas é ainda mais :?

 

cumpz

 

 

Obrigado pelo comment :?, não sei ao certo se é um casal, andam sempre às turras, com os escalares acontece exactamente o mesmo, tenho mesmo dois que têm uma particularidade engraçada (não sei até que ponto normal) se um dia andam aos amores, sempre juntos e a correr atrás de outros, no dia seguinte um deles corre com o tal dos amores que é mesmo uma loucura .... que se passará entre estes dois?, são os maiores lá de casa, nas fotos o com tonalidades laranja e o outro às riscas pretas maior :P

Vai uma mordidela?

 

Bite

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois é ... cá vai

 

SETUP:

Aquário de 120L

Filtro Externo TetraTec 600l/h

Iluminação 1 Flora-Glo 20w + 1 16w (pouca luz eu sei)

A luz é ligada das 8 às 10 e das 17 à 1H

 

Acadama e areia de silica como substracto

 

Fertilizante 10ml semana

 

Co2 neste momento não uso.

 

Termostato 100w

 

Boas,

 

Hummm, estou mesmo na dúvida quanto a colisa azul porque a laranja é uma colisa macho lalia, é fácil de saber porque as fêmeas são em tons amarelos/brancos, a azul penso que seja uma colisa cobalta mas nessas não sei se as fêmeas são como as lalia, por exemplo eu tenho um casal de colisas sunset red e tanto o macho como a fêmea são da mesma cor só que a fêmea é mais clara e tem o corpo redondo em forma de gota e o macho é mais esguio, o ângulo melhor para ver as diferenças é de perfil as tuas fotos não são as melhores, mas penso que seja fêmea =)

 

Quanto aos rams balão julgo que tens aí duas fêmeas devido ao ventre rosado, são bonitos mas prefiro os rams long fin além de serem mais parecidos com os que vivem no habitat natural, ou seja não sei se sabes os rams long fin selvagens não tem um 1/3 da beleza destes pois os de aquário levam uns apuramentos de cor para ficarem com cores berrantes, os rams balão não existem na natureza são rams long fin que são sujeitos a umas experiências para ficarem assim com aspecto balão ninguém sabe ao certo como se faz os rams balão, uns dizem que vivem em cubos tipo bettas, outros através de injecções, outros através do cruzamento com outros peixes mas ninguém sabe ao certo é um segredo bem guardado o que é certo é que tenho pena imagino o que esses rams passaram para ficarem com esse aspecto =( Espécies à parte eu acho que devias arranjar um macho para essas fêmeas pois os rams são peixes que gostam de viver em casais, experimenta arranjar um macho e depois pegas num coco, furas com largura suficiente para eles entrarem lá dentro, depois pões no fundo do aqua e verás que o comportamento dos rams irá melhorar gradualmente até a desova e olha que é fantástico vê-los a defender o coco =)

 

Os escalares estão bonitos, não vejo nenhuma deformação no crescimento e parecem muito bem tratados, isso das lutas é normal os escalares são peixes muito territoriais e então quando formarem casais ai é que está o caldo entornado =)

 

Quanto à luz estas a fazer tudo mal, ligas a luz lá para as 11/12h e desligas lá para as 20/21 mais tardar. Até a 1h da manhã é muito os bichos precisam de descançar e com a luz ligada é impossível terem um descanso adequado. Os teus peixes ficam acordados das 8h até à 1h, isso dá um total de 17 horas acordados =O a longo prazo vais ver peixes stressados e isso é muito mau. Fazes assim compras 1 temporizador e programas para ligar as 12h e desligar as 20h nem te chateias e a luz liga-se e desliga-se sozinha, olha que eu tenho e não quero outra coisa =)

 

Podias dizer ai como fazes as tpas e alimentas os peixes?

 

cumpz

Editado por PauloAgra
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto à luz estas a fazer tudo mal, ligas a luz lá para as 11/12h e desligas lá para as 20/21 mais tardar até a 1h da manhã é muito os bichos precisam de descançar e com a luz ligada é impossível terem um descanso adequado, compras 1 temporizador e programas para ligar as 12h e desligar as 20h nem te chateias e a luz liga-se e desliga-se sozinha, olha que eu tenho e não quero outra coisa =)

 

Podias dizer ai como fazes as tpas e alimentas os peixes?

 

cumpz

 

Antes de mais obrigado pelo teu comentário .... fiquei a saber dos rams pele primeira vez e acredito (ou espero) que a "manipulação" tenha sido apenas genética e não que esteja de alguma forma a contribuir, mesmo que inocentemente, para mais uma atrocidade feita aos peixes.

 

Relativamente à luz, uso um temporizador automático, e apenas tem uma razão de ser ... estas horas são normalmente aquelas em que estou em casa, logo, com tempo para observar aquário, se fizer como o recomendas quando chego a casa apenas vejo um aqua escuro no canto da sala .... :P ... não seria a mesma coisa por certo.

 

O horário da luz coincide também com o horário de alimentação, 2X dia .... uma por volta das 8 e outra às 20 (coisa menos coisa claro :P) de resto são alimentados com artémia 2 / 3x por semana, um granulado JBL, flocos da tetra (comida variada separada em 4 compartimentos), ou seja tento o mais possível uma grande variação de alimentos para eles, pelo que me apercebo tem resultado muito bem e eles agradecem.

 

Quanto a tpa´s, durante os 3 primeiros meses foram semanais e cerca de 20%, neste momento faço-os quinzenalmente com pouco mais de 30% de remoção de água.

 

Abraço.

Miguel

 

P.s. Li algures, provavelmente aqui no fórum que em termos de iluminação os peixes acabam por se habituar a estes turnos, até que ponto é mesmo isso verdade, será mesmo imperativo uma iluminação constante pelo período de 8 horas e depois desligar?

Vai uma mordidela?

 

Bite

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Antes de mais obrigado pelo teu comentário .... fiquei a saber dos rams pele primeira vez e acredito (ou espero) que a "manipulação" tenha sido apenas genética e não que esteja de alguma forma a contribuir, mesmo que inocentemente, para mais uma atrocidade feita aos peixes.

 

Relativamente à luz, uso um temporizador automático, e apenas tem uma razão de ser ... estas horas são normalmente aquelas em que estou em casa, logo, com tempo para observar aquário, se fizer como o recomendas quando chego a casa apenas vejo um aqua escuro no canto da sala .... :( ... não seria a mesma coisa por certo.

 

O horário da luz coincide também com o horário de alimentação, 2X dia .... uma por volta das 8 e outra às 20 (coisa menos coisa claro :P ) de resto são alimentados com artémia 2 / 3x por semana, um granulado JBL, flocos da tetra (comida variada separada em 4 compartimentos), ou seja tento o mais possível uma grande variação de alimentos para eles, pelo que me apercebo tem resultado muito bem e eles agradecem.

 

Quanto a tpa´s, durante os 3 primeiros meses foram semanais e cerca de 20%, neste momento faço-os quinzenalmente com pouco mais de 30% de remoção de água.

 

Abraço.

Miguel

 

P.s. Li algures, provavelmente aqui no fórum que em termos de iluminação os peixes acabam por se habituar a estes turnos, até que ponto é mesmo isso verdade, será mesmo imperativo uma iluminação constante pelo período de 8 horas e depois desligar?

 

Boas,

 

Quanto aos rams, infelizmente enquanto forem vendidos nas lojas há-de continuar a serem reproduzidos, mas prontos já que existem ao menos que sejam bem tratados é o máximo que podemos fazer =|

 

Quanto à luz entendo o que dizes que à semana eu também passo o mesmo que tu, fica ligado das 12h às 21H eu só os vejo às 13h que é a hora do almoço depois à noite entro em casa perto das 9 é ver o aqua 5 minutos e a luz apaga, ao inicio pensava como tu,"eu quero ver os peixes que se habituem!" mas depois pensei "porquê que são os bichos a habituar-se e não eu a habituar-me?" Pensei e realmente faz todo o sentido, nós é que nos temos de habituar os bichos não têm culpa de serem bonitos e nós tolos por eles =)

E assim foi agora tenho a correr bem 30 minutos por dia para vê-los, infelizmente tenho de trabalhar para lhes comprar o comer =)

 

Quanto às tpas agora entendo porque que o teu aquário demorou a ficar estável, porque nos 1ºs meses de vida é quando se deve fazer menos tpas para o ciclo de bactérias se alojar no aqua e filtro depois tem de ser com mais frequência para reduzir a amónia, mas 30% de 2 em 2 semanas considerando o tamanho do aqua, está razoavelmente bem, podia ser todas as semanas mas isso sou eu que sou sisma =)

 

Eu tenho um aqua de 50 litros, dou de comer uma vez por dia à hora do almoço, 1 dia por semana ficam sem comer que é para eles não morrerem entupidos de comer e poderem digerir bem o comer que têm na barriga, podes pensar que passam fome, mas um peixe com fome é um peixe saudável...

 

Tpas 4,5L de 2 em 2 dias (considerando que tem 50L é 10% basicamente) e limpeza do filtro (eheim liberty, mochila) de 2 em 2 semanas quando tenho mais tempo é todos os domingos, limpo os vidros sempre que posso geralmente a cada tpa leva limpeza, bem como a areia o meu aqua está sempre a brilhar =), lá está, mas isso sou eu que sou sisma =)

 

Mas podes passar pelo meu tópico e vês com os teus olhos, deixo em baixo o link para o meu tópico

 

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=142207

 

Estás a vontade para criticar =)

 

O último vídeo é como está actualmente,

 

cumpz

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Reparei agora que tapas-te o akadama com areia silica, porque?

 

Na minha opinião deixavas o akadama em cima na mesma e fazias um rio com a areia silica não? Era muito melhor, agora já vais tarde separar a areia silica da akadama é a mesma coisa que encontrar uma agulha num palheiro :D

 

Só mais uma coisa essas valisnérias devias por na parte de trás do aqua quando crescerem tu não vais conseguir ver os peixes =O

 

cumpz

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.