Recommended Posts

Publicado

Olá,

estou começando a fazer um lago(estou terminando de cavar),e tenho algumas duvidas :

*Qual a tela eu coloco no fundo(vou fazer de concreto armado)??

*Precisa mesmo colocar um plástico entre a terra e a tela ou posso colocar o concreto sobre a terra(e a tela)??

*Como tem que ser o concreto:mais forte ou normal?

*Qual a cor ficara melhor(to pensando em preto ou cinza,as outras cores acho muito artificial)??

*Qual o impermeabilizante bom e não muito caro??

 

Agradeço desde já.

  • 2 semanas depois...
Publicado:

Olá Bruno Eduardo

 

Um pedido de ajuda tanto tempo sem respostas? O pessoal por aquí anda muito distraído, ou então às compras para o Natal, e ainda não reparou no tópico.

Espero não chegar tarde e poder ainda ser útil.

Naturalmente ao fim deste tempo todo o lago já estará todo escavado.

Algumas informações adicionais seria importante, como dimensões do lago, exposição, espécies a que se destina, filtragem, etc.

No que se refere à sua construção, se for possível utilizar "concreto armado" (betão armado em portugues de PT), é a melhor solução.

Entre o concreto e a terra não é necessário colocar nenhuma tela. Bastará no interior do lago revestir o concreto com uma argamassa fina e uma pintura utilizada na impermeabilização de tanques para água potável.

Deves ter em atenção a montagem prévia das tubagens para alimentação de água para o sistema de filtragem, esgoto de descarga de fundo para uma eventual limpeza mais profunda, e passagem eventual de cabos eléctricos para bombas, iluminação, etc. Se não montares as tubagens antes do concreto, váis ter de abrir rasgos e será sempre muito mais difícil de impermeabilizar.

Para a pintura do interior não se deve utilizar uma côr muito clara por ser mais agressiva para os habitantes do lago.

Como recomendação de segurança, ter especial atenção com a eventual queda de crianças para o lago, pois o afogamento de uma criança é dramaticamente rápido e silencioso, também em águas pouco profundas.

 

Ficamos a aguardar

Um abraço

Martins de Sousa