Aquário para Betta


crush

Recommended Posts

Boas pessoal. Coloquei um tópico na secção BETTAS E OUTROS ANABANTÍDEOS, mas como lá demoram mais tempo a responder, pensei em colocar aqui a minha dúvida.

 

Estou a pensar comprar um betário (ou beteira?qual o nome mais correcto?) para oferecer à minha namorada, que ela é fascinada por bettas. Vi um na Ornimundo que é muito catita, que traz uma luz neon (penso) no fundo do aquário. No entanto, eu nunca tive uma beteira e tenho algumas dúvidas:

 

1º Já vi que neste tipo de aquas nanos para os bettas, não é preciso filtro. É mesmo assim? Então e como controlar a amónia, os nitratos e afins?

2º Sabendo que não há termostatos tão pequenos, como manter a temperatura mais ou menos controlada? A minha namorada tem neste momento um aquário maternidade que tem alevins de mollys, sem termostato também e a temperatura ronda os 21/22 graus. Os bettas aguentam essa temperatura?

3º Como se devem efectuar as TPAs? Como deve ser a água inicial? É preciso fazer o ciclo de azoto, ou colocando água e algum areão (é necessário, ou dispensa-se?é que com ele perde-se o efeito da lâmpada) já chega?

4º Para quem conhece o dito aquário, ou o estilo dele, é necessário arranjar um candeeiro ou não?

 

 

Agradecia que respondessem às minhas perguntas e que me dessem dicas para um principiante na manutenção de bettas. Não sou propriamente inexperiente em aquariofilia, mas nunca tive um betta sozinho. Queria que me dessem o máximo de conselhos, porque a minha namorada adora imenso bettas, mas é um bocado sensível. Ela teve um no aquário comunitário dela, mas não dorou uma semana e encontrou-o todo branco, o que não foi uma visão agradável e disse que não queria mais bettas, mas eu sei que foi da boca para fora. No entanto, não queria que tal cenário se repetisse...Pelo menos tão cedo, pois sei que eventualmente o betta acabaria por morrer...

 

(Eu sei que se calhar há quem vá dizer que deveria arranjar um aquário de 30 litros ou assim para o betta, mas por uma questão de espaço, não dá mesmo)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal. Coloquei um tópico na secção BETTAS E OUTROS ANABANTÍDEOS, mas como lá demoram mais tempo a responder, pensei em colocar aqui a minha dúvida.

 

Estou a pensar comprar um betário (ou beteira?qual o nome mais correcto?) para oferecer à minha namorada, que ela é fascinada por bettas. Vi um na Ornimundo que é muito catita, que traz uma luz neon (penso) no fundo do aquário. No entanto, eu nunca tive uma beteira e tenho algumas dúvidas:

 

1º Já vi que neste tipo de aquas nanos para os bettas, não é preciso filtro. É mesmo assim? Então e como controlar a amónia, os nitratos e afins?

2º Sabendo que não há termostatos tão pequenos, como manter a temperatura mais ou menos controlada? A minha namorada tem neste momento um aquário maternidade que tem alevins de mollys, sem termostato também e a temperatura ronda os 21/22 graus. Os bettas aguentam essa temperatura?

3º Como se devem efectuar as TPAs? Como deve ser a água inicial? É preciso fazer o ciclo de azoto, ou colocando água e algum areão (é necessário, ou dispensa-se?é que com ele perde-se o efeito da lâmpada) já chega?

4º Para quem conhece o dito aquário, ou o estilo dele, é necessário arranjar um candeeiro ou não?

 

 

Agradecia que respondessem às minhas perguntas e que me dessem dicas para um principiante na manutenção de bettas. Não sou propriamente inexperiente em aquariofilia, mas nunca tive um betta sozinho. Queria que me dessem o máximo de conselhos, porque a minha namorada adora imenso bettas, mas é um bocado sensível. Ela teve um no aquário comunitário dela, mas não dorou uma semana e encontrou-o todo branco, o que não foi uma visão agradável e disse que não queria mais bettas, mas eu sei que foi da boca para fora. No entanto, não queria que tal cenário se repetisse...Pelo menos tão cedo, pois sei que eventualmente o betta acabaria por morrer...

 

(Eu sei que se calhar há quem vá dizer que deveria arranjar um aquário de 30 litros ou assim para o betta, mas por uma questão de espaço, não dá mesmo)

 

 

 

vamos ver se te sei responder a tudo , os bettas sao bastantes resistentes e aguentam temperaturas baixas mas é aconcelhavel manter entre os 27 graus e existem termostatos assim pequenos eutenho desses no meu , para controlar a qualidade da agua custumo trocar a agua todas as semanas e colocar aquasafe e um produto rico em bacterias necessarias para o aquario. o filtro nao é preciso des que se troque de agua duas em duas semanas ou todas as semanas, areao eu tenho em todos mas a iluminaçao nao bem de baixo se sao os que estou a pensar a luz vem de baixo certo ?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Alguém sabe indicar em que lojas é que posso encontrar isso?

 

 

Já vi à venda na Portela, no Spacio Shopping nos Olivais e numa lojinha em Moscavide bem como na Gare do Oriente.

 

O ano passado encontrei numa loja em Frielas.

 

Como não sei em que parte de Lisboa andas dei algumas hipoteses das minhas rotas pelas lojas de peixes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O tal betario com termostato pequeno, filtro e luz? Mas estão a falar de que dimensões de nanos?

 

João, eu moro nos Olivais, já fui a essas lojas todas (até à de Frielas, se for a que estou a pensar) e nunca vi...Também nunca procurei especificamente isso, porque só ontem tive a ideia...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O tal betario com termostato pequeno, filtro e luz? Mas estão a falar de que dimensões de nanos?

 

João, eu moro nos Olivais, já fui a essas lojas todas (até à de Frielas, se for a que estou a pensar) e nunca vi...Também nunca procurei especificamente isso, porque só ontem tive a ideia...

 

 

off-topic:

Morei nos Olivais (velho) desde dos meus primeiros anos de vida (é claro que não me lembro) mas até aos meus 30 e poucos...

 

Quanto aos aquas têm bom aspecto (alguns custavam entre os 40 e 60€) e tinham tudo incluído.

 

Os betarios são caixinhas de plástico com umas plantas de plástico (vi alguns em azul) mas aquilo não me parece muito bonito.

 

Lembro-me que andei a ver na net e encontrei algumas fotos, vou ver se tenho o link.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aqui o problema nem é tanto o dinheiro (salvo seja...) ou assim. O problema é o espaço mesmo...Já arranjar espaço para o aquário de 20 litros dela foi o que foi...A ideia era ela colocar o betanário na mesa de cabeceira. Acho que fica catita.

 

Eu acho que sei de que aquários falas, mas esses são de 20 litros ou assim...Não dá mesmo...

 

Eu falei daqueles betanários com led por baixo, porque esteticamente são muito bonitos. Só que eu queria garantir um mínimo de qualidade...

 

[off] Então fomos quase vizinhos, pois eu moro em frente às piscinas...lol.

Editado por crush
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não encontrei o link, mas é uns aquas com uma dimensão pequena e com tudo incluído.

 

Amanhã em principio irei a uma loja aqui perto e vou ver.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mais alguma sugestão, se faz favor?

 

 

eu acho que sei de que aquários falas...

 

deve ser isto não?

 

http://img2.mlapps.com/jm/img?s=MLB&f=...677.jpg&v=I

 

da boyu...

 

mas sinceramente eu não tinha um peixe aí...isso é um cubiculo...dá me pena ver os oeixes ai na loja que frequento...

És do distrito de Aveiro? Queres vir para o nosso grupo?
Clica na imagem...

gallery_26293_1342_184.jpg
viviparos.pt.vu

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não me parece que seja bem o aquário que estou a pensar. Aqueles onde às vezes se vê os bettas nas lojas são realmente minusculos (nem meio litro devem ter). Os que eu falo já são um pouco maiores, não muito é verdade, mas ao menos parece-me que já têm um pouco mais de espaço. São uns que têm uma luz neon por baixo.

 

Mas esse é um exemplo. Eu gostaria era de saber quais as condições necessárias para um betário. Se é realmente importante um filtro (já vi pessoas a dizerem que não),um termostato e uma luz. E se alguém tem conhecimento de algum aquário pequenino (lembrem-se que a ideia é de colocar na mesa de cabeceira) que possa manter o betta feliz.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.