Ajuda na escolha de peixes de agua muito fria ;)


Recommended Posts

Ora viva a todos,

Num pequeno terreno onde praticamente só existem castanheiros, tenho um

tanque muito antigo que leva uns 30/40 Cm de altura de agua.

Como o caseiro já não pode tomar conta daquilo... o tanque vai estar sempre com agua :D

Aquilo vai virar local para descontrair um pouco e fazer uns churrascos :D

Para já vão ser colocadas algumas plantas "comestives" em algumas zonas... mas gostava de lá colocar alguns peixes... é que aquilo tá cheio de girinos e não tem piada nenhuma :lol: umas barbatanas por lá ficavam muito melhor :wink:

O problema é que a agua que já é fria porque sai de uma mina, quando chega o inverno e principalmente nos dias mais frios fica ainda mais fria, até ao ponto em que se forma uma camada de gelo de uns 5mm.

 

Nestas condições penso que os peixes vendidos nas lojas (penso serem carpas e/ou pimpões) não resistam a temperaturas tao baixas (cerca de 0ºC) já me lembrei de apanhar umas quantas trutas nos nossos ribeiros, mas os ribeiros que conheço e que as têm, pertencem a reservas naturais e consequentemente não será boa ideia :lol:

 

Alguém aqui tem ideias quanto aos peixes que poderei lá colocar?

Repito que apenas tem uma altura de agua de cerca 30/40 Cm e não queria afundar mais o tanque por ser muito antigo e nem saber bem se é possivel :(

 

Já agora umas dicas de plantas também eram bem vindas. Por enquanto terá apenas uns pézinhos de agriões para umas sopinhas ;)

Estas plantas devem dar-se bem em locais com sombra, porque como devem calcular após a primavera os castanheiros começam a ganhar folhas e até ao proximo inverno não há raio de sol que chegue ao tanque.

Cumprimentos,

Cesar Dias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

é uma boa ideia.

Podes pôr carpas dentadas (os habituais peixes dourados). Elas são muito resistentes resistindo até em temperaturas muito baixas já que nessas condições hibernam durante o Inverno. O problema é que costumama fazê-lo a cerca de um metro de profundidade, pelo que os teus 40cm não serão apropriados. Já agora, se forma uma película de gelo e os peixes não vão hibernar, então morrerão já que a oxigenação e alimentação será quase inexistente.

Nessas condições talvez não consigas criar peixes, a não ser algumas espécies da América do Norte que não se encontram à venda:-)

Quanto às plantas, se ainda assim decidires continuar o projecto: uns nenufares. Para além de darem protecção aos peixes ajudam as râs.

 

Puer

___________

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Cesar

 

Em que condições se forma o gelo no lago. SE tiveres possibilidade de fazer a água do lago transbordar e correr durante os dias mais frios, gelo não se forma. Mais a mais, se não tens a possibilidade de fazer água corrente no teu lago, sempre podes vir partir o gelo de manhã. :twisted: Se tiveres electricidade ao pé do lago, sempre podes colocar uma cabeça motorizada e fazer a água circular sempre.

 

Eu sugeria carpas dentagas, por outras palavras, Koi. São resistentes e têm cores extraordinárias.

 

Após a tua resposta a estas questões, poder-te-emos ajudar melhor.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá. A maior parte dos conselhos ja te foi dada só queria acrescentar que essa película de gelo acontece em muitos lagos (exemplo: Japão) onde chega mesmo a nevar e as carpas koi não morrem pois como ja foi dito hibernam durante esse tempo.

A questão prende-se mais no facto de os peixes terem ou não resevas corporais para aguentar tanto tempo em hibernação acabando por morrer de "fome" e de não de hipotermia a qual resistem muito bem.

 

Eu arriscava em por la kois bem gordos e ja adultos e via os resultados.

 

Boa sorte com o lago :oops::lol:

 

PS: Os catanheiros vão te encher o lago de folhas no Outono :?

logoforumcartazes1.pnglogotdtonlinemagazine.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se tiveres electricidade ao pé do lago, sempre podes colocar uma cabeça motorizada e fazer a água circular sempre.

com a água a circular, nunca se irá formar gelo! O melhor peixe são as carpas como já foi dito anteriormente.

"A grandeza de uma nação pode ser julgada pelo modo como os seus animais são tratados"

Mahatma Gandhi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Olá

 

São muitas as especies que se podem pôr em tal agua. As mais coloridas são o peixe dourado (Carassius Auratus), a Carpa (Cyprinius Carpio), a (P e r c a - s o l) [b][color="#FF0000"] Espécie inserida no DL 565/99.[/color] [url="http://http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showannouncement=6"]Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal[/url][/b] (Lepomis Gibosus),o Tanichthys albonubes, o Macropodus opercularis etc.

Sem luz apreciavel não há plantas aquaticas...

"Carpas Dentadas"?! Essa designação não se aplica de modo nenhum a carpas ou a peixes dourados. No maximo a Killis, Ciprinodontideos oviparos.

Abraços

 

Paulo José

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...