Perdeu o olho e continua com mau aspecto!


imfree

Recommended Posts

Olá todos,

 

Tenho percorrido o forum à procura de informações mas é a primeira vez que solicito ajuda. Já pesquisei mas não encontro a resposta.

 

Vou tentar explicar. Tenho um aquário de 60L com 33 Molly's e outros 6 peixes. Numa das Molly's surgiu há cerca de 2 semanas um problema no olho. Começou por inchar como se estivesse a crecer algo por baixo. Acabou por já perder o lho e está com mau aspecto.

 

Já sei que alguns são da opinião que estes peixes devem ser logo separados e colocados sanita a baixo…eu não consigo fazer isso. Temo pela saude dos outros peixes. Gostaria de conseguir identificar a doença e trata-la. Sou de Beja / Alentejo por isso a dificuldade em encontrar medicamentos e total..por isso a facilidade é nenhuma. 

Notei hoje tb que um dois outros peixes tinha na lateral uma pequena saliencia branca como que a sair por debaixo de uma escama!

 

Se alguém me poder ajuda ficava mt agradecido. tentei tirar fotos sem sucesso. Não dá pra perceber nada.

Parabéns ao forum!

 

Geraldo Oliveira

Beja

geraldo@pcsul.pt

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá todos,

 

Tenho percorrido o forum à procura de informações mas é a primeira vez que solicito ajuda. Já pesquisei mas não encontro a resposta.

 

Vou tentar explicar. Tenho um aquário de 60L com 33 Molly's e outros 6 peixes. Numa das Molly's surgiu há cerca de 2 semanas um problema no olho. Começou por inchar como se estivesse a crecer algo por baixo. Acabou por já perder o lho e está com mau aspecto.

 

Já sei que alguns são da opinião que estes peixes devem ser logo separados e colocados sanita a baixo…eu não consigo fazer isso. Temo pela saude dos outros peixes. Gostaria de conseguir identificar a doença e trata-la. Sou de Beja / Alentejo por isso a dificuldade em encontrar medicamentos e total..por isso a facilidade é nenhuma. 

Notei hoje tb que um dois outros peixes tinha na lateral uma pequena saliencia branca como que a sair por debaixo de uma escama!

 

Se alguém me poder ajuda ficava mt agradecido. tentei tirar fotos sem sucesso. Não dá pra perceber nada.

Parabéns ao forum!

 

Geraldo Oliveira

Beja

geraldo@pcsul.pt

 

 

Boas, esse peixe é para ser separado sim, mas nao deitado pela sanita abaixo, deve ser tratado e depressa. Separa o para um tupperware, alguidar, balde, qualquer coisa que leve agua (uma caixa da vodafone serve como hospital).

 

Em relacao aos sintomas, sugiro que pesquises por popeye, colocar sal costuma ajudar, ja nao me lembro da dosagem, mas penso ser uma colher de cha para 40 litros (nao pode ser sal de cosinha) costumam aconselhar sal marmoto (encontra se nas grandes superficies comerciais (continente, jumbo...) mas CONFIRMA AS DOSAGENS antes de inserires, porque eu sinceramente nao me lembro... Sal com corydoras é para esquecer apesar de alguns dizerem que por serem de cativeiro a grande maioria ja aguenta, mas nunca fiando.

 

Tens ai é um outro grave problema, que penso estar na origem da doenca, ou de doencas que possam vir a ocorrer futuramente 33 mollys em 60 litros??? Normalmente e para peixes desse tamanho aconcelha se a regra de 1 litro para 1 cm de peixe, imaginando que cada molly tenha 5 cm (nao me lembro ao certo o tamanho em adulto) 33*5=165, ou seja 165 litros para essa peixarada toda! faltam te ai 100 ;) tens que resoler isso rapidamente para bem dos peixitos... que filtragem tens?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenta colocar sal no aqua, uma colher de sopa rasa para os 60 Litro chega, como cura preventiva (1g/L no max).

 

Quanto à molly doente faz um banho de 5g por litro durante 24/48 horas. Esta concentração deve ser atingida por adição gradual. Ou seja, inicias com 1g/L passadas 4 horas, aumentas para 2g e assim sucessivamente.

 

Se a puderes mantes separada durante mais tempo melhor.

 

Quanto ao tipo de sal, podes usar sal grosso da cozinha.

 

Qualquer sal serve, contudo o mais barato que encontrares costuma ser o melhor.

O sal da máquina de lavar louça, não deve ser usado.

 

TEM ATENÇÃO que os corydoras não costumam gostar de sal.

 

PauloA ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desculpem perguntar aqui mas tem um pouco a haver com o tema.

 

Recentemente tive o meu tubarão com os olhos inchados também, e estão a dizer para por Sal, ao dizerem isso está relacionado com os valores de KH e GH?

 

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tanks...

 

Voltando à quantidade...tenho muitas Molly's...ok..mas grande parte delas são minusculas..umas 10 têm para ai 1 cm se tanto :)

Somente 2 ou 3 são de 3/4cm..

 

De toda a forma..como me posso fazer para que não consigam reproduzir? Existe algum método?

 

Não sei que lhes faça :(

Link to comment
Partilhar nas redes sociais