Novo no forum...Apresentação


pacoo

Recommended Posts

Boa tarde,

 

Sou novo no forum e neste universo de aquariofilia, gostava de compartir as minhas experiencias e claro ouvir as vossas para poder aumentar os meus conhecimentos.

 

Tenho um aquario com 60cm por 40cm que deve de andar nos 50 a 60 litros de agua e a minha ideia é fazer dele um aquario de agua quente!

 

Neste momento o aquario esta a funcionar, tem as pedrinhas um aquecedor para a agua, e um motor para fazer circular e filtrar. Tenho tambem alguma decoração artificial mas nada de especial. Em suma é um kit que comprei pronto a utilizar!!!

 

Coloquei a agua a dois dias e apliquei um acondicionador e um corrector, peço desculpa mas nao me recordo dos nomes pois tudo isto é novidade pra mim!

 

Que etapas se seguem?

 

Sera que devo de colocar plantas?

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Bem vindo.

 

Primeiro deves ler o máximo que possas, sobre o ciclo do azoto em primeiro lugar e depois tudo o que poderes pois vai-te dar ideias e evitar gastos desnecessários.

 

[manual]inicio Na Aquariofilia

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

antes de por peixes , informa-te bem e quando decidires por a decoração deixa o aqu´+ario com água e com a decoraçãodurante masi ou menos 3 dias e depois mete apenas 3 ou 4 peixes para irem arrancando "o motor da água " para ela ir ganhando vida , microorganismos etc.

 

depois vai metendo cerca de dois peixes por semana

 

 

 

cump. jusi :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já te deram o melhor conselho: ler aquele tópico. Garanto que se o leres com atenção, já tens 90% do caminho andado.

 

O que aconelho: compra um aquário tanto maior quanto possível. Não é só por ser mais bonito e teres mais hipóteses de teres mais peixes, mas sim porque é realmente muito mais estável.

 

O ciclo de azoto é FUNDAMENTAl, ESSENCIAL e VITAL! NUNCA, mas NUNCA mesmo menosprezes isto. O ciclo de azoto é a preparação da água para a introdução de peixes. É demorada, mas tem de ser! Durante cerca de um mês, deves colocar um pedacinho de comida no aquário, diariamente. Parece palerma, mas dessa forma vais poluir o aquário. Qual o interesse de poluir o aquário? É que dessa forma, vão-se criar bactérias no filtro que eliminam essa poluição, que é prejudicial aos peixes. Após esse mês, deves colocar os peixes de forma lenta. Um ou dois peixes, no máximo, por semana. Isto porque a introdução de peixes implica um aumento de poluição no aquário e é preciso que o aquário ganhe novas bactérias.

 

Compra peixes adequados para o teu aquário e não por serem bonitos ou aconselhados pelos lojistas. A esmagadora maioria das mortes devem-se a peixes em águas impróprias. Mas nós estaremos aqui para te ajudar no que for preciso.

 

É importante que compres testes de pH e nitratos. Estes são essenciais e deves medir regularmente. Há outros testes importantes, mas por razões monetárias, podem ser descartados, como o da amónia (a tal poluição que falei), de nitritos (intermédio entre a amónia e a água mais saudável), de gH e kH.

 

Dicas: compra um filtro com caudal por hora 4 a 5 vezes o tamanho do aquário (ou seja, um aquário de 100 litros deve ter um filtro com um caudal de 400 a 500 litros por hora), com o máximo de matérias filtrantes diferentes. Compra um termostato com 1 watt para cada litro (aquário de 100 litros, termostato de 100 watts), uma boa iluminação (caso queiras ter plantas verdadeiras, algo que recomendo vivamente) que deve variar entre 0,5 e 1 watt por cada litro de água, um substrato fértil (caso queiras plantas, se não um substrato qualquer).

 

Técnicas de manutenção: semanalmente faz uma TPA (Troca Parcial de Água) de cerca de 20% do aqua. Sempre que tiveres que limpar os materiais do filtro, utiliza APENAS a água que retirste do aqua, nunca água da torneira, se não matas as bactérias. Deves deixar a água nova que vai entrar no aqua, repousar durante 24 hroas, de forma a que o cloro evapore (para isso, o recipiente onde está a água tem que estar aberto).

 

Aconselho-te a ires a uma loja de aquariofilia e trazeres revistas das marcas que falam sobre coisas básicas de aquariofilia. Aprendes imenso! E tiras muitas dúvidas. Tem bons conselhos. Só não ligues quando eles dizem para comprares mil e um químicos...

 

Acho que já disse o principal...Mas se tiveres dúvidas, é só perguntares que o pessoal responde.

 

Deves colocar plantas sim. para além de ficar mais bonito, é útil para manter a água saudável.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.