"Tylomelania sp sponge" e as suas esponjas


Paulo Cabrita

Recommended Posts

Boas,

 

No inicio deste mês adquiri alguns exemplares de Tylomelania sp Rabbit sponge snail......

 

 

 

Os caracóis... nada a dizer, impecáveis, bastante activos e a alimentarem bastante bem.... até bem demais.....

em relação às esponjas que estavam alojadas nas conchas dos caracóis, um verde alface muito bonito, LINDAS! :-D

 

No inicio comecei a observar que as Tylomelania andavam encavalitadas umas nas outras :)

e a cada dia que passava as esponjas iam desaparecendo, até que passado +- uma semana não havia caracol com esponja, estavam completamente limpos! yikes

 

 

Infelismente não tirei nenhuma foto no inicio, mas encontrei, na net, esta de como eles eram inicialmente:

sponge_rabbit_snail.jpg

 

e esta é de como eles estavam passados 10 dias:

692352459_zdWkH-M.jpg

 

Será que a esponja morreu e depois foi comida pelas Tylo.... ou são elas as principais culpadas do desaparecimento das esponjas? ;)

 

 

O mais estranho..... é que +- no 4º e no 7º dia morreram duas Tylo, como um pouco de esponja na concha, coloquei-os num tupperware com agua,

todos os dias mudo a agua e coloco umas gotas de phytoplankton...

não sei se a esponja se encontra viva ou não, mas o que é certo é que as conchas continuam com um pouco de esponja lá agarrada!

(este fim de semana vou tentar tirar umas fotos)

 

 

 

Se alguém tem, ou já teve, desta espécie de Tylomelania.....que tal se estão a dar, ou deram, as vossas?

 

 

 

 

Cumps,

PC

Are dogs really man's best friend?

Put a dog & your wife in the trunk of the car for an hour.

When you open it, who's really happy to see you?

 

http://paulocabrita.smugmug.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

7up do aqua? nao sei, mas algo me diz que deverás manter uma temp mais baixa para manteres as esponjas, mas como ainda é um feeling, vou deixar aqui uma promessa de pesquisa sobre este assunto, ate porque é algo que me interessa

 

algo que devemos ter em atençao é que se trata de uma interacção que pode ser de parasita/hospedeiro ou uma simbiose, se for o caso de simbiose terá de se descobrir o que é que cada um ganha com isso, á partida a esponja ganha "locomoçao" o que lhe permite obter alimento numa basta area, o que nao acontecia no caso de estar fixa numa pedra, mas o que ganha com isso a tylo?

 

no caso de ser simbiose pode tambem explicar o facto das tylos morrerem, mas nao faz sentido, pois as que morreram ainda tinham uma porçao de esponja e as que estao vivas ja nao têm nem vestigios

 

outra hipotese é o facto de essas tylos existirem ou nao na natureza (nao faço ideia),l mas é possivel que tenha sido "implantada" por humanos nas cascas das tylos

 

 

 

estes sao cenarios possiveis e consideraçoes a ter em conta, nao é um campo de ser estudado por nos particulares e ainda por cima "tugas" vamos ver o que em conjunto conseguimos apurar

bannerShrimpscaping.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

7up do aqua?
Não! Não! Só agua mineral gaseificada, de preferência Agua das Pedras! :P

 

 

Material:

Aquário de 30x30x37cm - 33lt brutos, +- 25lt úteis.

Iluminação - mini PL light da BLAU, 18W 6500K (????), durante 14h

Filtro interno de esponja, com bomba da TUNZE Mini 5024.04

Aquecedor de 75 W

areão preto da Dennerle

1/2 aquario decorado com basaltos(??), dedicado aos camarões,

outra metade mais plana para os caracóis.

Tenho intenção de por um pequeno tronco mas ainda não encontrei nenhum, pequeno e fino, que me agradasse.

 

 

Flora:

Um pouco de musgo de java, +- 5x5cm,

um ramo, +- 10cm, de Ceratophyllum demersum que flutua livremente no aquário

 

 

Fauna:

6x Caridina woltereckae

7x Tylomelania sp (ex Tylomelania sp sponge :confused4:)

 

 

Parâmetros agua:

Temp.: 29º

PH: 7,64

Kh: 3,64

Gh: 4,48

Cond.: 410 uS/cm

Nh3/Nh4: 0 mg/L

No2: 0 mg/L

No3: 5 mg/L

Po4: 0,5 mg/L

 

 

Ando a fazer testes, num jerrican que em nada interfere com a agua deste aquario,

para ter um Kh=5, GH=6 e o PH perto de 8, mas qualquer produto que adicione para aumentar o KH / GH aumenta-me bastante a condutividade.

 

 

Desde que lá coloquei as Tylomelania sp sponge (não sei se as posso chamar assim... mas até alguém me dizer o contrario....)

tenho posto 1 gota de manhã e outra à noite de Salifert - Coral Food, e às vezes uma gota de Opti-Ocean,

com a esperança que contenham algum alimento que possa ser aproveitado pelas esponjas.

 

 

nao sei, mas algo me diz que deverás manter uma temp mais baixa para manteres as esponjas, mas como ainda é um feeling, vou deixar aqui uma promessa de pesquisa sobre este assunto, ate porque é algo que me interessa
O que tenho observado pode corroborar o teu feeling,

não é nenhum teste cientifico mas........ as duas conchas que ainda tem "esponja" estão num tupperware de 100ml(+-),

fora do aquário, à temperatura ambiente 23º (+-), e numa zona que não apanha luz directa das lâmpadas,

a agua deste picoaquario é substituída, cerca de 50%, todos os dias por agua do aquário original das esponjas.

(alimento este picoaquario 2x ao dia com 2 gotas de phytoplacton, numa diluição de 1/100)

 

Quando os coloquei lá, um só tinha uma mancha de +- 15% e o outro tinha pequenos "salpicos" de esponja,

nos primeiros dias a esponja ainda regredio alguma coisa, actualmente tenho no fundo um tipo de pó...... que penso que seja esponja morta(??????),

depois.... e já vai para mais de uma semana... que a esponja estabilizou...... não diminui.... mas também não se desenvolve. ;)

 

Resumindo, a diferença do picoaquario para o aquario:

- falta de predadores(os outros caracois??)

- temperatura mais baixa

- iluminação menos intensa

- uma maior concentração de alimento(??)

 

 

 

Se nós, tugas, conseguíssemos descobrir alguma informação, útil, sobre estas esponjas.... isso seria BOM! MUITO BOM!!!!!! :-D

(unidos vamos conseguir! ;) )

 

 

 

Cumps,

Paulo Cabrita

P.S.: Espero não ir contra nenhuma regra, mas estou a duplicar este post num outro fórum de aquariofilia, qualquer informação que eu ache pertinente duplicarei nos dois fóruns.

Are dogs really man's best friend?

Put a dog & your wife in the trunk of the car for an hour.

When you open it, who's really happy to see you?

 

http://paulocabrita.smugmug.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em relação à simbiose, os caracóis poderiam ganhar camuflagem, por exemplo. (é só uma hipótese)

Da minha experiência, parece-me que a principal dificuldade a manter uma esponja em aquário será a sua alimentação.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em relação à simbiose, outra hipótese......por parte da esponja ganha uma maior mobilidade, do lado do caracol ganha uma reserva de alimento para momentos de crise!

 

Egnom: Em tempos mantiveste uma esponja no teu aquário..... como é que correram as coisas?

 

 

 

Cumps,

PC

Editado por Paulo Cabrita

Are dogs really man's best friend?

Put a dog & your wife in the trunk of the car for an hour.

When you open it, who's really happy to see you?

 

http://paulocabrita.smugmug.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
Em relação à simbiose, outra hipótese......por parte da esponja ganha uma maior mobilidade, do lado do caracol ganha uma reserva de alimento para momentos de crise!

 

Egnom: Em tempos mantiveste uma esponja no teu aquário..... como é que correram as coisas?

 

 

 

Cumps,

PC

 

 

 

Não muito bem... Não sei porquê, mas algumas esponjas vão mirrando até desaparecer, outras aumentam e depois mirram, outras mirram, aumentam.....

Provavelmente isto está ligado ao sitio onde estão colocadas, ás correntes, ao alimento disponivel, etc etc etc.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais