ajuda na manutençao da vida e do bem estar dos peixes (guppies molys e neons)


Zélito

Recommended Posts

boas pessoal.

desde 2000 que tenho um aquario de 100l.

neste verao tive que renovar o aquario todo e fiquei responsavel por tomar conta dele (dantes era a minha irma que estava encarregue disso ate porque o aquário era dela)

como principiante e inexperiente que era e ainda sou, comecei por aprender qual o melhor equipamento a usar e por corrigir erros que fizemos com o "aquario velho", como por exemplo, nao ter filtro no motor de agua e nao monitorizar o pH.

quanto ao equipamento usado, acho que ate tenho bom equipamento que adquiri (bomba de ar, termostato e termometro, e motor com filtro e com uma caixinha de carvao)

 

eis os valores do meu aquario

pH 7 a 7.5

temperatura 28º (apesar de ter o termostato nos 24º o termometro nao desce dos 28º, penso que seja devido a temperatura ambiente alta do verao e deste "outono" invulgar, nao tenho o aquario perto de nenhuma fonte de calor)

kH - nao sei... nunca fiz o teste.

valores de amonia - optimos! da ultima vez que fiz na loja onde compro peixes, a duas semanas atras, aparentemente nem eram detectaveis

tambem uso anti cloro e anti fungos

 

quanto aos habitantes, tenho ou tinha 10 neons, 1 casal de mollys, 4 gupies (3 femeas e 1 macho), 5 nariz de bebado/nariz vermelho, e mais uns peixes que pequenos cuja a raça nao me recordo...

ate aqui tudo bem mas tou a ter um GRANDE PROBLEMA e preciso de ajuda!!! nesta semana morreram 7 peixes. um no sabado, outro no domingo, na 3f morreu um, na 4f morreu outro e hoje (5f dia 29 de outubro de 2009) morreram 3!!! nao faço ideia do que seja e nem sei o que fazer...

o mais impressionante e que as minhas mollys tiveram 19 bebes. hoje tem quase 2 semanas de vida e ainda nem 1 morreu...

no entanto outros peixes morrem.

nao sei bem quais os peixes que morreram porque estudo fora e ainda nao fui a casa ver o aquario. sei que ja morreu um guppie femea e 1 neon

tenho quem de comida todos os dias aos peixes nao m parece que o problema seja a quantidade ou a eventual existencia de fungos, ate porque os peixes nao teem quaisquer pintas brancas.

 

bem ja escrevi demais. ajudem me se puderem :character0050:

obrigado. sou novinho no forum lol. mais tarde ponho a foto do aquario

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Será que a variação do pH que mostras não será uma das razões? as variações entre 7 e 7.5 são repentinas?

 

boas. eu acho que nao tem variado. digo 7 a 7.5 porque o teste nao indica o valor exato mas sim uma cor ao qual eu tenho que assemelhar a cores predefinidas pra determinados valores de pH. este sabado vou fazer novo teste! quando comecei o aquario o pH era cerca de 8 ou ate 8.5. tenho vindo a baixar atraves dum produto chamado minus plus acho eu duma marca conhecida cujo nao me recordo lol. os valores actuais ja os tenho a 2 semanas, data em que comprei os neon e os nariz vermelho e 3 guppies.

28º num aquario pode matar os peixes que tenho?

tenho um motor com 3 tubos que estao um pouco a cima do nivel de agua do aquario. uns teem jacto horizontal e outro esta em vertical. fazem um pouco de barulho e um corrente um pouco forte por vezes... isso pode ser prejudicial? que me aconcelham?

ADORO guppies e mollys e espero ter muitos. quais os peixes que se dao melhor com eles?

 

obrigado ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas. eu acho que nao tem variado. digo 7 a 7.5 porque o teste nao indica o valor exato mas sim uma cor ao qual eu tenho que assemelhar a cores predefinidas pra determinados valores de pH. este sabado vou fazer novo teste! quando comecei o aquario o pH era cerca de 8 ou ate 8.5. tenho vindo a baixar atraves dum produto chamado minus plus acho eu duma marca conhecida cujo nao me recordo lol. os valores actuais ja os tenho a 2 semanas, data em que comprei os neon e os nariz vermelho e 3 guppies.

28º num aquario pode matar os peixes que tenho?

tenho um motor com 3 tubos que estao um pouco a cima do nivel de agua do aquario. uns teem jacto horizontal e outro esta em vertical. fazem um pouco de barulho e um corrente um pouco forte por vezes... isso pode ser prejudicial? que me aconcelham?

ADORO guppies e mollys e espero ter muitos. quais os peixes que se dao melhor com eles?

 

obrigado ;)

 

O teu problema pode estar relacionado com muita coisa, pela minha experiencia o ph pode ser causa de mortes se houver uma variação repentina; por exemplo se adicionarem o tal ph minus em quantidade excessiva ou se fizerem uma tpa co água dum ph muito diferente em termos de valores da água do aquário... A temperatura é normal, tenho um aqua/maternidade com temperaturas constantes de 29º/30º e nunca me morreu nenhum peixe por causa disso.

Os outros valores da água como estão? Os nitritos e os nitratos, a amónia pode estar bem mas podes ter tido picos dos parametros que referi atrás.

Os jactos da água são benéficos se não forem em excesso, pois permitem as trocas gasosas, qual a capacidade do filtro?

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ok, entendo agora a questão do pH, eu também tenho alguns problemas "não não sou daltónico", nas cores do pH, neste momento tenho dois testes, porque o que tinha apenas me dava o valor máximo que era 7.6 depois comecei a pensar será que tenho o pH superior? então comprei outro em que a gama de medição é superior, e neste momento, tenho o valor de 7.5 estável.

 

Reparei que no primeiro post, dizes que utilizas também anti-fungos? como se chama? será mesmo necessário?

 

O anti-cloro sem dúvida que deves utilizar sempre em cada TPA, pelo menos eu utilizo, é o sera Aquatan.

721_670.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

do filtro do motor?

e um paralelipipedo com cerca de 20cm de altura e talvez 4cm de largo. e bem grande.

por cima tem uma caixinha com carvao (passei por agua antes de colocar no aquario)

mudo o carvao e 1/3 da agua do aquario de 1 mes em 1 mes. a minha proxima muda e este sabado

eu acrescento o sera ph minnus aos sabados ou domingos quando necessario (pretendo ou pretendia ter valores de pH em 7.0) e eles teem morrido a meio da semana, excepto um ou outro casos muito pontuais.

 

adicionei um colonia de bacterias no inicio de setembro e o aquario so na 3ª semana de setembro teve seus primeiros peixes.

os valores de amoniacos tavam a 0 a 2 semanas atras mas vou fazer novo teste, mas duvido que seja disso visto que o tratador da loja onde compro os peixes disse que esses valores tavam optimos.

quanto a decoraçõe uso plantas artificiais, 2 edificios comprados na loja e 3 rochas castanhas muito porosas (acho que sao mesmo rochas vulcanicas que vieram com o aquario quando foi comprado em 2000). também uso algumas conchas maritimas cuja origem desconheço. sera que isso incomoda os peixes? e melhor tirar?

nunca pus nenhum produto de limpeza nos vidros ou pra limpar qualquer objecto do aquario.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Penso que saber a origem dessas pedras é fundamental, imagem que elas são de origem calcária, fazem subir o pH, embora utilizes o pH-minus, ele volta a subir.

 

Tens forma de saber qual a origem, basta colocares uma gota de limão sobre a pedra, se criar borbulhas é de origem calcária.

 

E entretanto aproveita e ferve a mesma (se não for de origem calcária) e volta a colocar dentro do aqua (deixa arrefecer :doofywave: ) se for de origem calcária não a coloques.

 

Na minha opinião tens de começar com questões, saber se isto pode alterar, só assim vais conseguir encontrar o "termo" certo

721_670.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se tiveste pHs de 8 e 8,5, algo não está bem. Não acreditando que seja da água da torneira (mas pelo sim, pelo não, faz um teste à água da torneira - deixa repousar num recipiente durante 24 horas e depois medes). Se não for assim tão alto, então é porque tens algo calcário no aquário. E uma das coisas é de certeza: as conchas. As conchas são calcárias e fazem subir o pH. Faz o teste às pedras também (têm que estar secas para fazeres o tal teste que te falaram em cima). Se forem calcárias, retira-as também e vê o pH com que ficas na água (tens que deixar passar uns dias, para ver o efeito real. Se ainda assim, ficar com um pH alto, há um meio mais eficaz para baixar o pH, que é o uso de um tronco (não esquecer de o ferver e deixar de molho fora do aquário durante uns dias). O uso de químicos não é muito aconselhável, pois podem baixar o pH numa altura, mas depois com o passar do tempo, voltam a subir. E as subidas e descidas de pH são mais perigosas que qualquer nível de pH.

 

As variações de pH são a causa mais provavél da morte dos peixes.

 

No entanto, mede também os nitratos. Se tiveres os nitratos altos, é porque andam provavelmente a por comida a mais (peixes a mais não são e vou acreditar que tens um filtro minimamente bom).

 

Ainda não vi as fotos do aquário, mas com tantas coisas artificiais, não deve ser muito bonito, desculpa que te diga. Um aquário deve ser o mais natural quanto possível. E os peixes nem gostam de coisas de plástico. Substitui as plantas artificiais por verdadeiras, vais ficar com um aquário muito mais bonito.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tu falas de ph 7 a 7,5 e depois falam aqui de 8 a 8,5 --'

 

oh ze pq raio mudas a agua de mes a mes. fazendo isso nao deixas os microrganismos, e moleculas/ioes presentes na agua estabilizarem. estas sempre a desregular essa cena toda.

sabes, o filtro serve para alguma coisa mano. faz so a muda de agua de 6 em 6 meses ou ate de ano a ano.

talvez seja esse o teu problema.

um aquario é algo auto sustentavel. nao é preciso assim tanto cuidado. so mesmo ver temperatura. dar comer e verificar uns niveis de quando em vez.

 

es mesmo gay sua zeza ;)

ve se apareces por ca sabado ^^

 

PS- ja que eu e o zelito somos noobs que raio é fazer um TPA a agua?

 

abreijos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas a todos e desde ja obrigado pela vossa atençao e pelas dicas.

sim e mesmo isso, o pH tem tendencia a subir, o que deve causar variações e a consequente morte dos peixes.

vou remover as conchas ate porque elas acho q sao mesmo verdadeiras e, como tal, sao uma fonte de calcario!

todos os productos que uso sao geralmente da sera!

o antifungos comprei apenas pra prevençao e apenas usei 2 vezes pra garantir que fungos ali nao entravam.

de quanto em quanto tempo devo de mudar a água ao aquario e qual a quantidade de agua que devo de remover?

desculpem a pergunta mas o que e o TPA?

as dicas pras rochas foram excelentes! obrigado ;)

os nitratos devem estar bons ate porque as bacterias teem feito bem o seu serviço, mas de qualquer modo vou averiguar amnha.

sempre quis ter plantas no aquario mas o tratador nao me aconcelhou visto que eu so posso tratar do aquario pessoalmente de semana.

mas vou tentar por plantas verdadeiras. a questao é - que plantas devo por e como cuidar delas?

relembro aquario 100l brutos (cerca de 80l em uso) com um metro de comprimento

 

amanha espero trazer fotos :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ja agora. o que devo usar pra neutralizar o calcário? e como devo fazer?

amanha espero regularizar a situação ate porque ja fui informado que morreram hoje 2 neons:(

ja pedi para retirarem as conchas.

nao seria melhor mudar parte da agua do aquario visto que deve ter calcario?

ajuda urgente!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde pessoal tenho 2 perguntas que gostaria que me ajudassem, sou relativamente novato nisto, tenho um aquario de 60 cm,tenho 24 peixes, e ja nasceram mais alguns, mas a agua dos peixes está turva, como poderei resolver isso? e agora que os peixes nasceram o que faço com eles sao ainda muito pequenos?, ao olhar mais fixamente para o aquario vejo no vidro especies de ums coissinhas tipo algas transaparentes, alguem me sabe dizer kek e ixo? e como remove-las?

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde pessoal tenho 2 perguntas que gostaria que me ajudassem, sou relativamente novato nisto, tenho um aquario de 60 cm,tenho 24 peixes, e ja nasceram mais alguns, mas a agua dos peixes está turva, como poderei resolver isso? e agora que os peixes nasceram o que faço com eles sao ainda muito pequenos?, ao olhar mais fixamente para o aquario vejo no vidro especies de ums coissinhas tipo algas transaparentes, alguem me sabe dizer kek e ixo? e como remove-las?

 

Obrigado

bem tambem sou relativamente novato nisto mas ha coisas que ate sei responder.

1º lavaste bem o substrato (fundo do aquario) antes de o introduzir?

2º que filtro usas? um filtro bom de esponja e importante para manter a agua limpa

3º o filtro biologico (bacterias) está bem? isto e ha quanto tempo o aquario funciona? adicinonaste um frasco de bacterias para criar filtro mais depressa? as bacterias tambem ajudam a purificar a agua

 

quantos aos filhotes, aconcelho te vivamente e comprares uma maternidade (e tipo um paralelipepedo de plastico com ranhuras de lado). tens que os por la porque grande parte dos peixes comem os filhotes... ter plantas, especialmente superficiais, e abrigos sao muito importantes para a sobrevivencia dos filhotes caso nao tenhas maternidade.

para alimentares os filhotes podes comprar alimento especial ou entao podes esmagar ate ficar em po a comida de flocos normal. cuidado com a quantidade que das!

 

tenho 19 filhotes de molys e tao todos na maternidade. houve um que me escapou e nao consegui por na maternidade. ao fim duma semana de vida, consegui apanha lo e coloca lo na maternidade juntos dos outros e reparei que ele tava metade do tamanho dos irmaos que mal nasceram foram para a maternidade! hoje eles fazem 2 semanas de vida e todos estao vivos e bem xD

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde pessoal tenho 2 perguntas que gostaria que me ajudassem, sou relativamente novato nisto, tenho um aquario de 60 cm,tenho 24 peixes, e ja nasceram mais alguns, mas a agua dos peixes está turva, como poderei resolver isso? e agora que os peixes nasceram o que faço com eles sao ainda muito pequenos?, ao olhar mais fixamente para o aquario vejo no vidro especies de ums coissinhas tipo algas transaparentes, alguem me sabe dizer kek e ixo? e como remove-las?

 

Obrigado

 

pois mas como eu sou novato nem soube reparar que a guppy tava "gravida" e agora n sei qunatos tenho nem quantos morreram :S...eu nao adicionei bacterias nenhumas aqpenas deixei o aquario a trabalhar 3 semanas antes de por peixes...o meu filtro e interior, sim e o substrato foi bem lavado muito bem mesmo, e agora reparei que me estao a aparecer umas manchas castanhas numa decoração que tenho assim estilo grego tas a ver? kek e isso?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois mas como eu sou novato nem soube reparar que a guppy tava "gravida" e agora n sei qunatos tenho nem quantos morreram :S...eu nao adicionei bacterias nenhumas aqpenas deixei o aquario a trabalhar 3 semanas antes de por peixes...o meu filtro e interior, sim e o substrato foi bem lavado muito bem mesmo, e agora reparei que me estao a aparecer umas manchas castanhas numa decoração que tenho assim estilo grego tas a ver? kek e isso?

pronto acontece. eu sabia que a minha molly tava gravida no entanto nao a pus na maternidade porque pensava que ainda faltava... quanto vi que eles nasceram andei a "pesca los" com a rede e a po los um a um na maternidade.

as bacterias existem no ar e vao pra tua agua portanto vais ter colonias, so que o filtro biologico demora mais a crescer. apenas tem cuidado com os peixes que poes la dentro porque se forem demais os valores de amonio (resultam dos excrementos dos peixes e dos restos de comida) sobem em flecha e matam os peixes por causa da sua toxicidade.

tenho outros problemas no aquario mas nunca tive manchas... talvez sejam algas (o que duvido um pouco).

que decoração tens? nao puseste nenhuma pedra de rua ou nenhuma madeira ou etc que possa vir contaminada?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pronto acontece. eu sabia que a minha molly tava gravida no entanto nao a pus na maternidade porque pensava que ainda faltava... quanto vi que eles nasceram andei a "pesca los" com a rede e a po los um a um na maternidade.

as bacterias existem no ar e vao pra tua agua portanto vais ter colonias, so que o filtro biologico demora mais a crescer. apenas tem cuidado com os peixes que poes la dentro porque se forem demais os valores de amonio (resultam dos excrementos dos peixes e dos restos de comida) sobem em flecha e matam os peixes por causa da sua toxicidade.

tenho outros problemas no aquario mas nunca tive manchas... talvez sejam algas (o que duvido um pouco).

que decoração tens? nao puseste nenhuma pedra de rua ou nenhuma madeira ou etc que possa vir contaminada?

Brigado pla ajuda, ja agr como e k eu vejo k ela ta gravida? nao nao pus madeira nem nenhuma pedra? apena tenho um barco, um monumento reg e umaplanta arificial.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Brigado pla ajuda, ja agr como e k eu vejo k ela ta gravida? nao nao pus madeira nem nenhuma pedra? apena tenho um barco, um monumento reg e umaplanta arificial.

e facil. as guppies qd ficam mais inchadas e escuras na barriga e porque tao gravidas. assim que começares a comparar gravidas com nao gravidas notas bem a diferença xD

elas ficam gravidas de 3 em 3 meses ou de 4 em 4. no caso dos guppies ter sempre 2 ou 3 femeas por cada macho!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

e facil. as guppies qd ficam mais inchadas e escuras na barriga e porque tao gravidas. assim que começares a comparar gravidas com nao gravidas notas bem a diferença xD

elas ficam gravidas de 3 em 3 meses ou de 4 em 4. no caso dos guppies ter sempre 2 ou 3 femeas por cada macho!

 

ze, os guppys podem ter crias de mes a mes. ja me aconteceu uma delas parir e um mes depois ter filhos novamente.

essa bichas é non stop. os machos a violarem os bichos é que é muito estranho de se ver

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Penso que saber a origem dessas pedras é fundamental, imagem que elas são de origem calcária, fazem subir o pH, embora utilizes o pH-minus, ele volta a subir.

 

Tens forma de saber qual a origem, basta colocares uma gota de limão sobre a pedra, se criar borbulhas é de origem calcária.

 

E entretanto aproveita e ferve a mesma (se não for de origem calcária) e volta a colocar dentro do aqua (deixa arrefecer :) ) se for de origem calcária não a coloques.

 

Na minha opinião tens de começar com questões, saber se isto pode alterar, só assim vais conseguir encontrar o "termo" certo

karminzo bem que me salvaste! tinha pedras calcarias! varias delas que o meu pai tinha trazido ja ha muito tempo e que usava no aquario velho.

ja resolvi a situação e ja confirmei que nao tenho nenhuma pedra calcaria agora.

mudei a agua para tentar retirar agua que contem calcario. mudei cerca de metade da agua toda (40l). para a semana volto a mudar metade da agua outra vez.

mas enfrento novo problema... encontrei um peixe com manchas brancas tipo algudao. sao fungos de certeza.

ja tinha aplicado fungistop da tetra medic anteriormente mas so agora vi que de pouco valia a pena porque o carvao activado removia a substancia de tratamento.

retirei o carvao e apliquei o fungistop em dose terapeutica.

que mais devo fazer para combater esta praga? AJUDA

devo por plantas verdadeiras? devo primeiro resolver a situação dos fungos nao?

obrigado pela atençao

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

karminzo bem que me salvaste! tinha pedras calcarias! varias delas que o meu pai tinha trazido ja ha muito tempo e que usava no aquario velho.

ja resolvi a situação e ja confirmei que nao tenho nenhuma pedra calcaria agora.

mudei a agua para tentar retirar agua que contem calcario. mudei cerca de metade da agua toda (40l). para a semana volto a mudar metade da agua outra vez.

mas enfrento novo problema... encontrei um peixe com manchas brancas tipo algudao. sao fungos de certeza.

ja tinha aplicado fungistop da tetra medic anteriormente mas so agora vi que de pouco valia a pena porque o carvao activado removia a substancia de tratamento.

retirei o carvao e apliquei o fungistop em dose terapeutica.

que mais devo fazer para combater esta praga? AJUDA

devo por plantas verdadeiras? devo primeiro resolver a situação dos fungos nao?

obrigado pela atençao

 

Boas, eu nem li as últimas intervenções deste tópico; porque fiquei em estado de choque com a frase de uma pessoa que disse que só se devia mudar a água dum aquário de 6 em 6 meses, e depois vem perguntar o que é uma tpa!!!!!!!??????

Se faz favor leiam o tópico de iniciação á aquariofilia aqui do fórum, e parem de dizer disparates; ou ninguém vos vais tentar ajudar sequer se continuam a escrever baboseiras

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, eu nem li as últimas intervenções deste tópico; porque fiquei em estado de choque com a frase de uma pessoa que disse que só se devia mudar a água dum aquário de 6 em 6 meses, e depois vem perguntar o que é uma tpa!!!!!!!??????

Se faz favor leiam o tópico de iniciação á aquariofilia aqui do fórum, e parem de dizer disparates; ou ninguém vos vais tentar ajudar sequer se continuam a escrever baboseiras

 

 

meu caro por experiencia propria, sempre que mudava de agua de mes a mes os meus peixes apanhavam doenças

 

desde que deixei de o fazer ate parece milagre. nunca se voltou a instalar ca nenhuma doença, e os niveis de ph, kh e etc ta td normal.

ah e desculpa se nao conheço os termos

uma pessoa nao nasce ensinada -.-

Mas garanto-te que nao vou mudar agua de mes a mes, para ja pk se trata de um desperdicio de agua. ja ha tao pouca no planeta, agora tar a gasta-la em peixes, deve tar td doido.

tenho cuidado semanal com o filtro a ver se esta td bem, se é preciso muda-lo, se a ventoinha da bomba esta a funcionar bem.

 

limitem-se a responder a ajuda que o meu colega pediu e se nao se importarem digam qual o significado de TPA e outros termos usados em aquariofilia. nao sou obrigado a saber isse de nascença, e duvido que tu tb o soubesses.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

meu caro por experiencia propria, sempre que mudava de agua de mes a mes os meus peixes apanhavam doenças

 

desde que deixei de o fazer ate parece milagre. nunca se voltou a instalar ca nenhuma doença, e os niveis de ph, kh e etc ta td normal.

ah e desculpa se nao conheço os termos

uma pessoa nao nasce ensinada -.-

Mas garanto-te que nao vou mudar agua de mes a mes, para ja pk se trata de um desperdicio de agua. ja ha tao pouca no planeta, agora tar a gasta-la em peixes, deve tar td doido.

tenho cuidado semanal com o filtro a ver se esta td bem, se é preciso muda-lo, se a ventoinha da bomba esta a funcionar bem.

 

limitem-se a responder a ajuda que o meu colega pediu e se nao se importarem digam qual o significado de TPA e outros termos usados em aquariofilia. nao sou obrigado a saber isse de nascença, e duvido que tu tb o soubesses.

 

Boas, se mudavas a água de mes a mes e os peixes apanhavam doenças é porque haveria algo de errado na forma como fazias a muda de água. Tpa é a "sigla" para troca parcial de água. As pessoas não nascem ensinadas, mas por isso mesmo é que quando me registei neste site e como era um principiante, tratei de LER isto: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=36380, para ficar a saber alguma coisa e não fazer figura de urso, e mais importante ainda perguntar a outros e faze-los perder tempo com questões que estão respondidas no link que indiquei.

Em relação ao desperdício desse líquido precioso que é o h2o, tens razão; não se deve desperdiçar... Mas eu e outros que fazem tpa's semanais e/ou quinzenais aproveitam a água para regar as plantas (é o que faço), que também são cada vez mais escassas no planeta na sua devida proporção em relação á água... Por isso pensa primeiro no que dizes, lê o link e depois falamos.

Eu gosto de ajudar os outros, tal como fui ajudado no principio. Mas só ajudo que quer e merece ser ajudado; e que aceita as opiniões dos outros; mesmo tendo opiniões diferentes.

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bem discuções a parte.

de quanto em quanto tempo me aconcelham a mudar a agua? hoje um peixe tinha fungos.

adicionei fungistop da tetra e ja desapareceu a ferida com fungos! xD

que mais me aconcelham?

que devo fazer pra por plantas naturais? nao posso por agora durante o tratamento pois nao?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Decidi fazer um apanhado, mas vou tentar ser resumido:

 

"(bomba de ar, termostato e termómetro, e motor com filtro e com uma caixinha de carvão)"

 

- O carvão, só deve ser usado em caso de após medicação aos peixes. Ele corta o efeito da turfa/troncos/plantas no que toca a baixar o pH. Além disso, já li por aí, que é prejudicial às plantas.

 

"eis os valores do meu aquario

pH 7 a 7.5"

 

- Arranja um teste com escala de 0.2 em 0.2. A JBL tem uns excelentes. 7.5 é DEMASIADO para os neons. Não admira que estejam a morrer.

 

"tambem uso anti cloro e anti fungos"

 

- Para de usar químicos no aqua. Um aqua, quer-se o mais natural possível. Isso aí parece a Chernobyl

 

"nao sei bem quais os peixes que morreram porque estudo fora e ainda nao fui a casa ver o aquário"

 

- Se não tens tempo, para dar atenção aos peixes DIARIAMENTE, para que tens um aquário?!?! Lembra-te que é um hobby, que requer paciência, TEMPO e ATENÇÃO. Se não dispões dos mais importantes (TEMPO e ATENÇÃO) é melhor abandonares o hobby e recomeçares quando te for possível.

 

"quando comecei o aquario o pH era cerca de 8 ou ate 8.5. tenho vindo a baixar atraves dum produto chamado minus plus acho eu duma marca conhecida cujo nao me recordo"

 

- Se te começarem a nascer peixes com 3 olhos e 5 orelhas, não te admires... Retira as pedras calcárias que tens no aqua, testa a o pH da água da torneira e se precisares de baixar o pH, fazes com coisa NATURAIS (trufa, troncos). NÃO TE METAS NO CO2

 

"do filtro do motor?

e um paralelipipedo com cerca de 20cm de altura e talvez 4cm de largo. e bem grande.

por cima tem uma caixinha com carvao (passei por agua antes de colocar no aquario)"

 

- Para um aquário dessa dimensão, devias usar um filtro onde pudesses colocar cerâmica, para a filtração biológica. Mais uma vez, retira o carvão (filtração química) e se não tiveres possibilidades económicas, optar por colocar cerâmica no lugar do carvão. Usa SERA SIPORAX, pois o espaço deve ser reduzido, logo consegues uma colónia um pouco maior).

 

"mudo o carvao e 1/3 da agua do aquario de 1 mes em 1 mes. a minha proxima muda e este sabado"

 

- Imagina-te fechado num quarto, onde apenas te renovassem o ar e limpassem as tuas necessidades, de mês a mês.

"quanto a decoraçõe uso plantas artificiais"

 

- Para quê? As plantas naturais, tornam-te o aqua, 1000x mais bonito, assim como ajudam-te a baixar o pH, consomem matérias orgânicas, impedindo o aparecimento de algas, ou até mesmo prejudicando os peixes e libertam-te oxigénio na água, etc...

 

"também uso algumas conchas maritimas cuja origem desconheço"

 

- Fonte calcária

 

"adicionei um colonia de bacterias no inicio de setembro e o aquario so na 3ª semana de setembro teve seus primeiros peixes."

 

- De que te serve andares a adicionar bactérias, se não tens "casinha" para elas?

 

"desculpem a pergunta mas o que e o TPA?"

 

- Trocas Parciais de água. Imagina-te no quarto fechado novamente e vê o TPA como "Troca Parcial de Ar". Imagina-te que uma vez por semana (em vez, de uma por mês), abriam-te a porta do quarto e renovavam para retirar 20 a 30% do oxigénio do quarto e ainda te limpavam uma parte das tuas fezes (sifonar o fundo, limpar as esnjas do filtro, etc...).

 

"ja pedi para retirarem as conchas.

nao seria melhor mudar parte da agua do aquario visto que deve ter calcario?"

 

- Não seria melhor seres tu a cuidar do aqua?

 

"ajuda urgente! os meus peixes morrem e eu nao sei bem porque... "

 

- Infelizmente, os teus peixes, irão continuar a morrer, enquanto não mudares de atitude em relação à tua disponibilidade de TER OU NÃO TER um aquário em condições. Outra das coisas, são as variações de pH a que tens estado a submeter os peixes. Neons, são peixes de águas ÁCIDAS e acima de 7.0 são águas ALCALINAS. Também adorava ter neons, mas não posso, logo prefiro não tê-los que fazê-los passar pelo mesmo que tu estás a fazer passar os teus peixes.

 

"mudei a agua para tentar retirar agua que contem calcario. mudei cerca de metade da agua toda (40l)."

- Quando fazes TPA's de 50% ou mais, tens de te certificar, que a água que entra, tem mais ou menos as mesmas carcterísticas que a água que vai entrar (pH, temperatura, etc...)

 

"encontrei um peixe com manchas brancas tipo algudao. sao fungos de certeza."

- Não são fungos, são provavelmente, mutações genéticas, de tanto químico e tanta variação a que submeteste os peixes. Próximo sintoma: eles quando ficarem irritados, tornam-se verdes, ficam feios e maus e 10 vezes o seu tamanho.

Editado por inexperiente
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.