1º Aquário 80*40*40 - Podem fechar


patatenra

Recommended Posts

Já à quase um mês que ando a ler o fórum e hoje decidi-me... comprei um aquário Sun Sun (HRC-1032B) com 80*40*40 (125l +/-) que vem equipado, com 2*24W T5 e com um filtro na tampa (450l/h) que funciona da seguinte forma, tem uma bomba que puxa a agua que posteriormente passa no dito filtro com 2 compartimentos com matérias filtrantes (se alguém tem um destes por favor diga-me se é bom, pela explicação que me foi dada não parece ser mau de todo...).

Eu gostava de fazer um plantado mas com plantas pouco exigentes.

O que vos peço é que me digam que substrato devo comprar (barato), que tipo de areão, quais os testes mais baratos para ver a qualidade da água, que termostato comprar e se aquele filtro é o suficiente.

 

Uma foto do aqua acabado de chegar

 

aquawi.jpg

 

Edit: para colocar foto

Editado por patatenra

### Assinatura removida por incumprimento das regras. Ass. HRS ###

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas colega, nao sou propriamente expert... mas vou dar a minha opiniao... eu ja possui um aquario de 50cm em que tinha um filtro desses...passado um tempo comprei um de 80cm igual ao teu e tive pa por otro filtro desses, mas optei por um externo e garantidamente nao ha nada melhor e mais pratico, quer em manter a qualidade da agua assim como em manunteçao. se tiveres oportunidade aposta num externo... quanto a litragem, o ideal é fazer entre 5 a 10 vezes o volume da agua... 5x125 da 625ltrs\h... e ja estou a falar 5 x no minimo... mas nao é caso para alarme...quando puderes aposta no externos...por agora nao ponhas muitos peixes para nao sobrecarregar...

Quanto ao areao, em dantes possui areao de rio grosso, e agora possuo areia de silica, posso dizer que nao ha nada melhor, pois o areao grosso a lixeira passa toda pelos intervalos das pedras e fica todo de baixo deste a apodrecer a agua... com a areia de silica(encontras no aki, bricomarche) nao so o lixo nao passa para baixo assim como o filtro apanha o lixo todo, pois os proprios peixes e em especial as corydoras levantam todo e o filtro apanha. quanto a plantar plantas em areia de silica penso que nao existe problema nenhum...

espero ter ajudado

Editado por lavareda
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Porque queres um substrato fértil? Não acho boa ideia por várias razões: Para plantas de baixa manutenção basta-te um fertilizante líquido (tropica plant nutrition ou então seachem flourish); Como é a primeira vez que montas um aqua (suponho eu), vais querer mudar as plantas e mexer muito no aqua, isso pode facilmente fazer com que o substrato fértil se solte na água, o que te traz problemas. Outra razão é que a maioria das plantas aquáticas são muito mais eficientes em absorver os nutrientes pelas folhas do que pela raíz.

 

Os testes que mais duram são sem sombra de dúvida os da api. Amónia, nitratos e ph acho que são os que precisas por agora. Já sabes... para controlares nitratos e fosfatos tpa de pelo menos 25% todos os fds. Ou o que for preciso para manter baixos os nitratos. Baixos num aqua aqua desses, para mim é até 25 ppm. Outro conselho importante é mesmo que faças bem o ciclo!! Outro conselho é que metas a temperatura nos 29º durante uma semana após a introdução de novos peixes para que não tenhas problemas com o muito comum e familiar a todos aquariofilistas...o íctio.

 

Já agora, quanto te custou o aqua e onde o compraste?

 

Fica bem

cumps

entremargens6hc1.png

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

esses testes rondam que preço ??'

 

--------------------

ajuda e opinioes para montagem do :

SeaBody: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=138788

---------

AQUA _ SeaBody - actualizaçao 19/07/2010 (fotos)

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=140635

Projecto em fase de contruçao(aquario para a escola, aceitam-se ajudas, peixes material e plantas):

blog: http://osfishesapddinis.blogspot.com/

calha de iluminaçao DIY:

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=167097

160321d.jpgv3es0w.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

se tiveres pouco espaço poe esponja grossa,ceramicas e la... eu no meu tenho por esta ordem de baixo para cima mas possuo ainda uma gaveta com bioballs, no teu caso poes as ceramicas dentro de uma meia de nylon e fica a maneira...

cump

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

O filtro parece-me razoável. O mais importante é que seja eficiente, não perca fluxo com o tempo, não seja ruidoso nem fique rapidamente constipado. A minha sugestão é que para a 1ª gaveta coloques uma esponja (própria para filtragem) e no topo da esponja, lã filtrante. A esponja faz-te uma filtragem mecânica mais grada e depois a lã filtrante faz uma filtragem mecânica mais refinada. Qualquer um deles faz uma filtragem biológica porque inevitavelmente neles se instalam bactérias benéficas. No entanto a capacidade destes materiais alojar bactérias é relativamente reduzida. Na segunda gaveta sugiro que uses esferas cerâmicas de filtragem biológica. Quando a água chega à 2ª gaveta já se encontra limpa de resíduos por isso não necessitarás de limpar esta 2ª gaveta. Limpas apenas a 1ª que servirá principalmente para filtragem mecânica e a 2ª não deverás ter que limpar com tanta frequência. Quando a lavares usa água do aqua para que não mates nenhuma das bactérias.

 

Claro.. vai depender também da porcaria que o aqua produzir.. mais peixes = mais porcaria.

 

cumps

entremargens6hc1.png

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho mais algumas duvidas estive a ler um tópico onde usam Húmus de minhoca e trufa como substrato fértil será que resulta?

A Akadama coloca-se por cima do substrato substituindo o areão ou coloca-se areão por cima da mesma?

Já li em alguns tópicos que a Akadama se desfaz, qual a durabilidade da mesma?

Estou em duvida entre colocar areão preto sobre o substrato, colocar areão de rio fino o que acham melhor ou até mesmo deixar só a Akadama como me parece que está em alguns aquários aqui do fórum.

Qual o melhor areão preto o de quartzo ou o vulcânico.

 

Desculpem todas estas perguntas mas tenho lido muitos posts aqui do forum e fiquei na mesma com estas duvidas.

### Assinatura removida por incumprimento das regras. Ass. HRS ###

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho mais algumas duvidas estive a ler um tópico onde usam Húmus de minhoca e trufa como substrato fértil será que resulta?

A Akadama coloca-se por cima do substrato substituindo o areão ou coloca-se areão por cima da mesma?

Já li em alguns tópicos que a Akadama se desfaz, qual a durabilidade da mesma?

Estou em duvida entre colocar areão preto sobre o substrato, colocar areão de rio fino o que acham melhor ou até mesmo deixar só a Akadama como me parece que está em alguns aquários aqui do fórum.

Qual o melhor areão preto o de quartzo ou o vulcânico.

 

Desculpem todas estas perguntas mas tenho lido muitos posts aqui do forum e fiquei na mesma com estas duvidas.

 

 

A escolha de substrato nem sempre é pacifica dentro da cabeça de uma aquariofilista, principalmente quando existem contradições quanto a um determinado substrato que neste caso é a Akadama e quando existem dezenas de escolhas possiveis e cada uma mais cara que a outra.

 

Existem muitas opiniões sobre a mesma, uns dizem que se desfaz (passados muitos meses) e outros não.

 

O importante é que o substrato que arranjes deverá permitir uma boa circulação da água para oxigenação das bactérias que aí se localizam.

 

E sim a akadama serve para ficar no topo com o substrato por baixo se a escolha do aquariofilista for essa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.