Nitritos, nitratos e amonia


jose miguel reis

Recommended Posts

Simplificando, os compostos organicos do teu aquario ( comida em composição, fezes dos peixes, etc ) seguem o seguinte ciclo num aquario maduro :

 

compostos organicos originam amonia ( NH4) ---> é processada por bacterias e transformada em nitritos ( N02 ) ----> processada novamente por outras bacterias que a libertam sobre a forma de nitratos ( N03 ) .

 

O teu objectivo será, geralmente ter 0 nitritos, 0 nitratos, 0 amonia.

 

A amonia é ultra toxica em aquariofilia salgada devido ao pH elevado dos aquario de agua salgada, em comparação a um aquario de agua doce. Deverá ser sempre 0, caso não seja, quer dizer que ou a tua fitlragem não é suficiente, ou tens peixes a mais ( ou estas a dar comida a mais, algo esta a decompor-se ( peixe morto? ) ). Deverá ser rapidamente corrigida, sendo embora normal durante o inicio do ciclo do aquario.

 

Com os nitritos passa-se mais ou menos a mesma situação , embora não são tão toxicos como a amonia e se tal ocorrerem depois do ciclo indicia os mesmos factores que a amonia - filtragem insuficiente, bla bla bla.

 

Nitratos indica que o aquario está correctamente a funcionar ( se tiveres a amonia e nitritos a 0 ) , embora não deve passar dos 20 , 30 ou 50ppms.. depende do caso .

 

A dificuldade está em manter os nitratos baixos, embora ha bastantes soluções : filtros de algas na sump, uma DSB ( deep sand bed ) de areia, introduzir tridacnas no aquario ( são conhecidas pela sua "voracidade" de nitratos ) , enfim...

 

Le bastante rapaz e se bem vindo

Gonçalo Proença

Link to comment
Partilhar nas redes sociais