O240Reef - Costal's Reef


joaocostal

Recommended Posts

Caros,

 

Inicio hoje a montagem do meu Reef de 240 Lts. Espero colocar aqui ao longo dos próximos meses (ou anos :medieval_mace: ) a evolução do mesmo.

 

Como sou novo nestas andanças (água salgada) quero colocar aqui todos os passos, não só para que sirva para os próximos iniciantes aprenderem com os erros que certamente vou cometer, mas também para poder contar com a vossa ajuda.

 

Por agora vou pintar a parede onde vai ficar o aquário ( não o vai ser novamente nos próximos anos) e espero ainda hoje colocar aqui as fotos do equipamento que vou utilizar e com sorte a montagem do aqua ainda hoje.

 

Espero que acompanhem este tópico com o mesmo entusiasmo que eu estou a entrar na água salgada.

 

Obrigado.

 

João Costal

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 69
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Boas João,

 

Vou seguir este tópico com bastante atenção ,pois daqui a 2 semanas também vou iniciar a montagem do meu 1º reef. O meu terá 200 lts.

 

Fico a aguardar o setup e umas fotos se possível.

 

Abraço

Alberto Magalhães

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Dia 1 - Depois da parede pintada, estava na hora de encher o aqua, e estava decidido que ia ser hoje.

 

Sai do trabalho, fui buscar meu irmão que também anda nestas leads mas na água doce, para me ajudar a colocar o aquário no movel.

 

Entretanto só tinha um problema: Como não queria furar o aquário (não me perguntem porquê, acho que é uma espécie de religião :fart004: ), já tinha decidido que iria fazer um overflow ... so que o DIY não estava a sair muito bem e a minha namorada já me tinha dito que tuperwares só na cozinha...

 

Funcionar funcionava...mas efectivamente não era muito bonito...

 

Feitas as pazes ficou decidido que no aquário tudo tinha de ficar o mais "estético" possível... e foi aí que recebi uma surpresa: Ao chegar a casa tinha à minha espera um overfow novinho que tinha visto numa loja com ela e que eu tinha adorado. Agora estou a dever uma...

 

Mas vamos ao que interessa, o meu setup e as fotos:

 

Aquário Principal: 120 x 40 x 60 da aquatlantis AMBIANCE 120 (é pena apenas ter 40 de profundidade mas o móvel que ia utilizar não me dava para mais, mas os acabamentos são excelentes)

 

Sump - Aqua de 45 Litros ( 45 x 30 x 50) , sem compartimentos - Vai servir apenas para esconder o equipamento nesta fase

 

 

Escumador - Boyu WG - 520 (provavelmente vai necessitar de um upgrade. Os testes que fiz com um actimel foram muito satisfatórios, mas acho que se lhe conseguir colocar uma turbina de agulhas vai melhorar ainda mais)

 

Overflow - ReefSet 1020

 

Sal - Tropic Marin

 

Bomba de Retorno - Boyu FP 48 - Para esquecer, não se aguenta com a altura do aqua em relação à Sump e o caudal está muito pequeno. Provavelmente vou utilizá-la quando tiver de fazer o reactor de kalk.

 

Areia - Instant Ocean (Areia viva)

 

Iluminação - 2 x T5 - 15000K e 6500K - Provavelmente em breve tenho de substituir a segunda...mas já vinha com o aquário...

 

Bombas de circulação - 2 sunsun 120 que ainda estou à espera que cheguem

Editado por joaocostal
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E já me esquecia das fotos:

 

Início da Montagem:

O fundo não foi pintado, mas sim forrado com um papel autocolante preto que se compra no Izzi.

 

4031061144_2590421de0_m.jpg

 

O móvel vai necessitar de uma arrumação, mas com a vontade de encher o aqua já era muita:

 

4031061382_e0ccb63cef_m.jpg

 

Meu irmão a dar uma ajuda:

 

4031061552_a8f27d906e_m.jpg

4031061958_d27766bb87_m.jpg

 

Com a areia:

 

4031062224_8fdeb3e2a7_m.jpg

4030308633_973d354397_m.jpg

 

 

O meu overflow:

 

4031063512_f1fede7821_m.jpg

 

Já com água:

 

4030309503_782afd85c7_m.jpg

 

e o resultado final:um aquário completamente branco

 

4030307077_e08a278928_m.jpg

 

:fart004:

 

Depois de ler um pouco percebi que esta areia, de ser tão fina necessita que se coloque uma rede muito fina na saída do overflow, de forma a capturar as micro particulas de areia que se encontram em suspensão. Assim espero amanhã ir comprar um saco de rede bem fina para colocar na sump e ajudar a remover as particulas da água.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aqui vão algumas imagens dos testes com o escumador:

 

4031137668_162d622a79_m.jpg

4031137284_d7b540cfa9_m.jpg

4031137016_829bdc1510_m.jpg

 

Neste momento adicionei um saco de rede na saída do escumador, por forma a evitar que as microbolhas se concentrem da sump. Isto porque ainda não decidi como vou fazer as divisórias na sump para as reter uma vez que o espaço é pequeno.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Dia 3 - A água começou a clarear mas ainda está muito turva. Não consegui arranjar o filtro de partículas e improvisei um com um pano de limpar os vidros. Está a funcionar mas o pano fica constantemente cheio de partículas e é necessário ser limpo.

 

4044492882_85be9dc919_m.jpg

Editado por joaocostal
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Dia 5 - Chegaram as minhas SunSun.

 

4043766623_39ed95e90b_m.jpg

 

Problema: Piorou a quantidade de areia na água. Felizmente consegui arranjar um saco filtragem na Aquaplante e substitui também a bomba de retorno por uma com capacidade para me enviar a água aos 2 metros de altura do áqua. No fim de semana vou reformular a Sump colando os vidros internos e colocando a nova bomba.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Dia 6 - Primeiros vivos

 

Com o filtro a funcionar a água ficou bastante mais clara. Parece que não mas é da conjugação vidro traseiro algo sujo com uma máquina fraquinha :smile2: .

 

4044533964_1746b4179e_m.jpg

 

A minha sump finalmente ficou terminada. Coloquei ainda um filtro externo que tinha para ajudar sempre que necessitar de alguma filtragem adicional. Está apenas preenchido com carvão activado e Bio Balls.

 

4043809355_4e676d46bb_m.jpg

 

O problema agora é com a bomba de retorno que tem uma capacidade maior que a que o overflow consegue retornar, o que faz com que fique com muito pouca água na secção da bomba na sump, e com a evaporação faz com que entre ar por vezes na entrada da bomba e enche o aqua de micro bolhas. A conselho do FILIPE ALMEIDA vou reduzir o caudal da bomba com um T e um retorno adicional para a sump. Depois coloco o resultado.

(http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=140157&pid=854535&mode=threaded&start=#entry854535)

 

Para tentar que o ciclo se inicie (dado que ainda estou à procura de rocha viva que quero) coloquei uns Burriés (from Pingo Doce) que ao que parece não tiveram problemas em se adaptar. Obviamente que o ciclo a sério apenas se iniciará com a rocha viva e a introdução de uns peixitos, mas já percebi que em água salgada não há que ter pressas. ;)

 

4044555656_8ae2918054_m.jpg

4044555488_8ffcd54dca_m.jpg

 

O objectivo desta semana será estabilizar o retorno de água e comprar os testes à água.

 

Felizmente conto com a ajuda da miúda que pelo menos passa a vida a olhas para o Burriés em fuga.

 

Vida actual:

 

--> 18 x Burrié (GIBBULA DIVARICATA)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

neste momento não convém meter vivos. Mete é rocha. É que o ciclo vai começar nessa altura e os animais podem se ressentir.

 

Já agora, mais para a frente deves pensar em mudar de escumador. Esse é fraquinho..

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Dia 7 - MoonLight

 

Hoje foi dia de instalação da luzes nocturnas e aqui está o resultado:

 

4051192841_09476c5851_m.jpg

 

O problema com o excesso de água da bomba retorno também ficou resolvido com a ideia colocada no último post, ou seja fazendo uma derivação controlada para a Sump. Aqui fica o resultado.

 

4051192733_0658962d0a_m.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Exacto. O meu problema consistia no facto de ter uma bomba de retorno muito potente a enviar a água de volta para o aqua, o que o meu overflow não conseguia compensar. A solução foi colocar um T que retorna parte da água de volta para a sump, em que esta quantidade de água retornada é controlada por uma torneira.

 

Já agora, o colocar apenas uma torneira para regular a água que volta para o áqua não é solução, uma vez que, por estrangular o caudal da bomba, a mesma fica em esforço, vibrando mais e fazendo mais barulho.

Editado por joaocostal
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Luis,

 

Apanhámos alguma rocha da nossa costa para utilizar como suporte à rocha viva.

A rocha é bastante porosa e leve, com muitas incustrações calcáreas. A mesma foi fervida antes de ser colocada no aqua.

 

A ideia é ir substituindo aos poucos por rocha viva que espero ir adqurindo.

 

Pelo que percebi estas rochas nunca serão tão porosas como as compradas e provavelmente terei alguns problemas com fosfatos certo?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Dia 15 - Dois novos habitantes

 

Chegados ao dia 15 dois novos habitantes no aqua: 2 donzelas dominó.

 

Estão boas de saúde e já estão no aqua há dois dias. Estão a comer já granulado apesar de terem apenas 2 cms. A escolha recaiu no facto de ter percebido que são peixes bastante resistentes e que me vão ajudar no início do ciclo a aprender um pouco mais.

 

Pelo que percebi são também um pouco agressivas quando são maiores. Felizmente o tipo de peixes que mais gosto são as donzelas. :smile2:

 

Fiz também alguns testes ao parâmetros do aqua:

 

Temp= 28

Dens=1024

Ph = 8,4

KH= 7,8

NO3= 5,68

Ciclo de luz= 10h por dia

 

Até agora parece-me que está tudo sem grandes problemas.

 

4079261010_1f5da610c8_o.jpg

 

4078503601_9c95b892f7_o.jpg

 

4078503661_bc2915ef57_o.jpg

 

 

737_687.png

 

4292.gif

Editado por joaocostal
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Dia 15 - Dois novos habitantes

 

 

Até agora parece-me que está tudo sem grandes problemas.

 

Olá joaocosta

 

E estará...até que intoduzas outras donzelas ou outros peixes (aconselho-te a fazê-lo de emediato),pois a quando o fizeres...è que irás ter a percepção das feras com que iniciaste a colocação de vivos :confused4:

Um abraço

 

Cjorgene

Editado por cjorgene
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Dia 17 - Novos habitantes - Os últimos até final de Novembro

 

Depois de visitar uma nova loja a minha miuda (é uma boa desculpa) não me deixou vir sem mais uns habitantes para o meu aqua. Tirando isto até final de Novembro não deve entrar mais nada.... (se bem que a maria já diz que quer ver um ouriço no aqua :eusathink:

 

Setup Actual:

 

- 5 x Green Chromis (Chromis viridis)

- 2 x Donzelas Dominó (Dascyllus trimaculatus)

- 1 x eremita patas azuis (Calcinus elegans)

- 3 x Tubos (Trochus)

- 2 x Nassarius

- 8 x Burries (Gibbula divaricata)

 

Entretanto fiz um upgrade ao meu escumador. Nada de muito complicado, apenas uns cortes nas pás da turbina e nem parece o mesmo, a espuma é agora muito mais fina e deita bolhas que se farta. Desde que coloquei as donzelas começou a deitar fora uma pasta verde, provavelmente também de compostos orgânicos que vinham com a rocha viva.

4086580657_0e7cc91eaf_o.jpg

 

4086580229_c7b6fde780_o.jpg

 

4087337362_5d5401ac6f_o.jpg

 

4087336782_fea1d4bb91_o.jpg

 

Entretanto apareceu-me uma espécie de coral ( :character0050: ) na rocha viva que não sei identificar. O aspecto é mais ou menos este:

 

4087335946_2ed516356a_o.jpg

 

Esconde-se sempre que um peixe passa perto dele e volta a sair da pedra pouco tempo depois. Fica aqui uma foto, mas por ser tão pequeno (0,5cm de diâmetro) não o consigo fotografar melhor com esta máquina:

 

4087394894_a6932c1d01_o.jpg

 

Alguém me consegue identificar o que é?

 

Entretanto com o aumento do fotoperiódo começaram a aparecer algumas algas castanhas nas pedras e areia e nos vidros (diatomáceas?) que os meus turbos limpam em três tempos. Penso ser normal nesta altura, mas para não deixar a coisa alastrar vou fazer uma TPA de 20% assim que comprar mais sal que este já acabou.

 

Aguardo os vossos comentários.

 

Obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.